Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Com mudanças, Assembleia deve criar da Secopa nesta quinta-feira

Da Redação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jose Riva (PP), afirmou que que o Projeto de Lei Complementar que autoriza o Estado para criar a Secretaria Extraordinária para a Copa 2014 - Secopa - deverá ser colocado para votação em plenário na manhã desta quinta-feira. A sessão da noite de hoje foi encerrada mais cedo em decorrência do estado de saúde do deputado estadual Luiz Marinho (PTB), que sofreu um AVC e está internado em estado grave num hospital em Cuiabá.
De acordo com o parlamentar, somente após a definição das mudanças é que a proposta será colocada em Plenário para a votação. “É possível que as discussões sejam definidas ainda nesta quinta-feira. Temos que sanar alguns erros de origem e não aprovar a proposta de forma equivocada. A Secopa não pode existir até 2015, bem como a existência de 63 cargos, que pode ser reduzido”, destacou Riva. O deputado Walter Rabello (PP) afirmou que é um absurdo o governo querer transferir 30% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e mais 25% do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) para a Secopa. “Há dois anos não acontece nada. Até hoje, a população só vê a construção da Arena Pantanal. Outro erro é de o governo criar primeiro a Secopa e depois extinguir a Agecopa. Isso tem que ser feito por lei específica”, destacou Rabello.
Enquanto isso, o primeiro-secretário e deputado Sérgio Ricardo (PR) disse que o impasse em torno da votação sobre a criação da Secopa seja definido ainda esta semana. “Se for preciso fazer várias sessões extraordinárias que se faça. A Casa não pode ser responsabilizada por possíveis atrasos das obras. A Secopa tem que ser uma secretaria diferente e mais forte. Não podemos perder mais tempo e que essa mudança seja a última”, observou Sérgio Ricardo.
Já o deputado Emanuel Pinheiro (PR) sugeriu ao líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que o governo transforme a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Copa do Mundo e do PAC , sob o comando de Djalma Sabo Mendes, na Secopa. A transformação seria, de acordo com o parlamentar, por meio de decreto.
“Essa iniciativa é de competência do Executivo e está amparada pela Emenda Constitucional 32 – da Constituição Federal. Sugeri ao líder do governo apresentar a proposta ao governador Silval Barbosa para criar a Secopa, por meio de Decreto, dando com isso mais rapidez ao processo”, observou Pinheiro. 

AL/MT discute construção da Cultura da Paz em Mato Grosso

O objetivo é de assegurar a transição da cultura de guerra, violência, de imposição e de discriminação à cultura da não-violência, do diálogo, da tolerância e da solidariedade

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de mato Grosso-AL/MT, vai discutir nesta quinta-feira (29.09) a construção da Cultura da Paz em Mato Grosso. Requerida pelo presidente da Casa de Leis, deputado José Riva, o evento começa a partir das 14h30 no auditório Deputado Milton Figueiredo. O objetivo é de assegurar a transição da cultura de guerra, violência, de imposição e de discriminação à cultura da não-violência, do diálogo, da tolerância e da solidariedade.




Segundo Riva, a Cultura de Paz é um poder gerado por um triângulo interativo de paz, desenvolvimento e democracia. “A cultura de vida trata-se de tornar diferentes indivíduos capazes de viverem juntos, de criarem um novo sentido de compartilhar, ouvir e zelar uns pelos outros, e de assumir responsabilidade por sua participação numa sociedade democrática que luta contra a pobreza e a exclusão; ao mesmo tempo em que garante igualdade política, equidade social e diversidade cultural”, explica Riva.


A Cultura de Paz, que se tornou realidade em Yamoussoukro, Costa do Marfim, em 1989, foi adotada como Programa da Organização em 1995 e está a caminho de se tornar um movimento mundial. Indivíduos, instituições e estados já estão tomando parte nesse movimento. “Um grande número de parceiros, incluindo grupos de mulheres, grupos de jovens, professores, prefeitos, membros de parlamento, forças armadas, jornalistas, figuras religiosas, representantes de povos indígenas e artistas já empreenderam importantes projetos”, lembra o deputado.


Em 1997, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 o Ano Internacional da Cultura de Paz, e em 1998 declarou o período 2001-2010 a "Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo". O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência, projetado pelos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, tornou-se público em 4 de março, um evento que marcou o início de uma campanha de conscientização pública mundial para promover os objetivos do Ano Internacional da Cultura de Paz.


A Cultura de Paz está relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. “Trata-se de um esforço e dedicação para o diálogo, a negociação e a mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis, e deve ser entendida como um processo, uma prática cotidiana que exige o envolvimento de todos”, conclama Riva.


Serão convidados o governador Silval Barbosa; secretários de Estado; Sintep; Conselho Estadual de Educação; universidades; Undime; Escolas da rede estadual de ensino; Rotary, Lions Club; maçonaria; igrejas; e demais segmentos da sociedade organizada.

Autor: SANDRA COSTA-Assessoria da Presidência
Fonte: O NORTÃO

Vereador Jaburu ameaça contar tudo e levar gente com ele


VOU DIZER QUEM RECEBEU 50 MIL E QUEM RECEBEU 100 MIL

O vereador Gerson Frâncio (PSB) JABURU, que está sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorriso MT por quebra de decoro parlamentar, disse que está “engasgado com vontade de dizer a verdade”, e que vai “contar tudo” na hora certa. “Vocês não sabem o quanto eu quero falar. Mas não posso agora por orientação de meus advogados”, disse o vereador no corredor hoje pela manha da câmara onde foi presenciado pelo diretor do portal todos contra a pedofilia MT e mt24horasnews.com.br,ele estava se referindo ao episódio de sua prisão, mas pode também estar enviando mensagem cifrada para a Mesa Diretora da Câmara.

O parlamentar disse que o problema não é cassar o seu mandato e sim o que ele vai falar para imprensa depois, ele disse ainda que vai revelar quem recebeu 50 mil e quem recebeu 100 mil,a assessora jurídica da casa presente no local disse no momento que nem gosta de ouvir isso, e que ela  arrepia toda ao ouvir isso,presenciou o desabafo também a recepcionista da câmara e o diretor do site mt24horasnews,João Batista de Oliveira. "Vou falar muita coisa, só não vou antecipar se vai ser contra a Câmara de Vereadores ou contra a prefeitura. Mas vou falar tudo o que sei e defender que eu estava investigando o prefeito, mas só estou esperando a hora certa para denunciá-lo pelo crime de corrupção", afirmou, o povo vai saber quem é quem, e vou citar os nomes das pessoas que não moral para  posar de o senhor da justiça,moralidade e imparcialidade, porque quem recebeu 50 mil e 100 mil não tem moral para me criticar.

Jaburu aparece em conversas gravadas, que foram consideradas lícitas, pelo Ministério Público, negociando dinheiro em troca de voto favorável a projeto do prefeito. Também pede uma casa para a vereadora Roseane Marques e fala em apoio de outros vereadores.

Segundo fonte do mt24horasnews o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fabio Marchioro (PDT), garantiu que está tranqüilo e que não teme a verdade de Jaburu. De acordo com Luiz Fabio, não há nada que o vereador possa usar contra ele ou qualquer um dos membros da Mesa Diretora. “Eu faço questão que ele (Jaburu) fale a verdade. Não só fale como também a publique”, desafiou Luiz Fabio,segundo fonte.

Segundo fonte o presidente do Legislativo Municipal foi além e disse que conhecer Jaburu e não acredita que ele faça algo contra a Diretoria da Casa. “Ele não é homem disso e não tem nada contra a Mesa Diretora”, complementou o pedetista.

Já o presidente da Comissão de Ética, vereador Paulo da Farmácia demonstrou tranqüilidade ao tomar conhecimento das declarações do vereador Jaburu. Para Paulo da Farmácia, está mais do que na hora do vereador dizer a verdade, se é que ele não disse ainda. “Tudo isso pesará no momento em que for finalizado o parecer da Comissão”, destacou.
Fonte: MT24horasnews/Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Autor: João Batista de Oliveira

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:O problema não é cassar meu mandato, e sim o depois, diz Jaburu


VOU DIZER QUEM RECEBEU 50 MIL E QUEM RECEBEU 100 MIL

O vereador Gerson Frâncio (PSB) JABURU, que está sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorriso MT por quebra de decoro parlamentar, disse que está “engasgado com vontade de dizer a verdade”, e que vai “contar tudo” na hora certa. “Vocês não sabem o quanto eu quero falar. Mas não posso agora por orientação de meus advogados”, disse o vereador no corredor hoje pela manha da câmara onde foi presenciado pelo diretor do portal todos contra a pedofilia MT e mt24horasnews.com.br,ele estava se referindo ao episódio de sua prisão, mas pode também estar enviando mensagem cifrada para a Mesa Diretora da Câmara.

O parlamentar disse que o problema não é cassar o seu mandato e sim o que ele vai falar para imprensa depois, ele disse ainda que vai revelar quem recebeu 50 mil e quem recebeu 100 mil,a assessora jurídica da casa presente no local disse no momento que nem gosta de ouvir isso, e que ela  arrepia toda ao ouvir isso,presenciou o desabafo também a recepcionista da câmara e o diretor do site mt24horasnews,João Batista de Oliveira. "Vou falar muita coisa, só não vou antecipar se vai ser contra a Câmara de Vereadores ou contra a prefeitura. Mas vou falar tudo o que sei e defender que eu estava investigando o prefeito, mas só estou esperando a hora certa para denunciá-lo pelo crime de corrupção", afirmou, o povo vai saber quem é quem, e vou citar os nomes das pessoas que não moral para  posar de o senhor da justiça,moralidade e imparcialidade, porque quem recebeu 50 mil e 100 mil não tem moral para me criticar.

Jaburu aparece em conversas gravadas, que foram consideradas lícitas, pelo Ministério Público, negociando dinheiro em troca de voto favorável a projeto do prefeito. Também pede uma casa para a vereadora Roseane Marques e fala em apoio de outros vereadores.

Segundo fonte do mt24horasnews o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fabio Marchioro (PDT), garantiu que está tranqüilo e que não teme a verdade de Jaburu. De acordo com Luiz Fabio, não há nada que o vereador possa usar contra ele ou qualquer um dos membros da Mesa Diretora. “Eu faço questão que ele (Jaburu) fale a verdade. Não só fale como também a publique”, desafiou Luiz Fabio,segundo fonte.

Segundo fonte o presidente do Legislativo Municipal foi além e disse que conhecer Jaburu e não acredita que ele faça algo contra a Diretoria da Casa. “Ele não é homem disso e não tem nada contra a Mesa Diretora”, complementou o pedetista.

Já o presidente da Comissão de Ética, vereador Paulo da Farmácia demonstrou tranqüilidade ao tomar conhecimento das declarações do vereador Jaburu. Para Paulo da Farmácia, está mais do que na hora do vereador dizer a verdade, se é que ele não disse ainda. “Tudo isso pesará no momento em que for finalizado o parecer da Comissão”, destacou.
Fonte: MT24horasnews/Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Autor: João Batista de Oliveira

Vereador Jaburu de Sorriso ameaça "contar tudo"


VOU DIZER QUEM RECEBEU 50 MIL E QUEM RECEBEU 100 MIL

O vereador Gerson Frâncio (PSB) JABURU, que está sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorriso MT por quebra de decoro parlamentar, disse que está “engasgado com vontade de dizer a verdade”, e que vai “contar tudo” na hora certa. “Vocês não sabem o quanto eu quero falar. Mas não posso agora por orientação de meus advogados”, disse o vereador no corredor hoje pela manha da câmara onde foi presenciado pelo diretor do portal todos contra a pedofilia MT e mt24horasnews.com.br,ele estava se referindo ao episódio de sua prisão, mas pode também estar enviando mensagem cifrada para a Mesa Diretora da Câmara.

O parlamentar disse que o problema não é cassar o seu mandato e sim o que ele vai falar para imprensa depois, ele disse ainda que vai revelar quem recebeu 50 mil e quem recebeu 100 mil,a assessora jurídica da casa presente no local disse no momento que nem gosta de ouvir isso, e que ela  arrepia toda ao ouvir isso,presenciou o desabafo também a recepcionista da câmara e o diretor do site mt24horasnews,João Batista de Oliveira. "Vou falar muita coisa, só não vou antecipar se vai ser contra a Câmara de Vereadores ou contra a prefeitura. Mas vou falar tudo o que sei e defender que eu estava investigando o prefeito, mas só estou esperando a hora certa para denunciá-lo pelo crime de corrupção", afirmou, o povo vai saber quem é quem, e vou citar os nomes das pessoas que não moral para  posar de o senhor da justiça,moralidade e imparcialidade, porque quem recebeu 50 mil e 100 mil não tem moral para me criticar.

Jaburu aparece em conversas gravadas, que foram consideradas lícitas, pelo Ministério Público, negociando dinheiro em troca de voto favorável a projeto do prefeito. Também pede uma casa para a vereadora Roseane Marques e fala em apoio de outros vereadores.

Segundo fonte do mt24horasnews o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fabio Marchioro (PDT), garantiu que está tranqüilo e que não teme a verdade de Jaburu. De acordo com Luiz Fabio, não há nada que o vereador possa usar contra ele ou qualquer um dos membros da Mesa Diretora. “Eu faço questão que ele (Jaburu) fale a verdade. Não só fale como também a publique”, desafiou Luiz Fabio,segundo fonte.

Segundo fonte o presidente do Legislativo Municipal foi além e disse que conhecer Jaburu e não acredita que ele faça algo contra a Diretoria da Casa. “Ele não é homem disso e não tem nada contra a Mesa Diretora”, complementou o pedetista.

Já o presidente da Comissão de Ética, vereador Paulo da Farmácia demonstrou tranqüilidade ao tomar conhecimento das declarações do vereador Jaburu. Para Paulo da Farmácia, está mais do que na hora do vereador dizer a verdade, se é que ele não disse ainda. “Tudo isso pesará no momento em que for finalizado o parecer da Comissão”, destacou.
Fonte: MT24horasnews/Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Autor: João Batista de Oliveira

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Acuado, Jaburu reage e ameaça contar tudo e quem recebeu 50 a 100 mil


VOU DIZER QUEM RECEBEU 50 MIL E QUEM RECEBEU 100 MIL

O vereador Gerson Frâncio (PSB) JABURU, que está sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorriso MT por quebra de decoro parlamentar, disse que está “engasgado com vontade de dizer a verdade”, e que vai “contar tudo” na hora certa. “Vocês não sabem o quanto eu quero falar. Mas não posso agora por orientação de meus advogados”, disse o vereador no corredor hoje pela manha da câmara onde foi presenciado pelo diretor do portal todos contra a pedofilia MT e mt24horasnews.com.br,ele estava se referindo ao episódio de sua prisão, mas pode também estar enviando mensagem cifrada para a Mesa Diretora da Câmara.

O parlamentar disse que o problema não é cassar o seu mandato e sim o que ele vai falar para imprensa depois, ele disse ainda que vai revelar quem recebeu 50 mil e quem recebeu 100 mil,a assessora jurídica da casa presente no local disse no momento que nem gosta de ouvir isso, e que ela  arrepia toda ao ouvir isso,presenciou o desabafo também a recepcionista da câmara e o diretor do site mt24horasnews,João Batista de Oliveira. "Vou falar muita coisa, só não vou antecipar se vai ser contra a Câmara de Vereadores ou contra a prefeitura. Mas vou falar tudo o que sei e defender que eu estava investigando o prefeito, mas só estou esperando a hora certa para denunciá-lo pelo crime de corrupção", afirmou, o povo vai saber quem é quem, e vou citar os nomes das pessoas que não moral para  posar de o senhor da justiça,moralidade e imparcialidade, porque quem recebeu 50 mil e 100 mil não tem moral para me criticar.

Jaburu aparece em conversas gravadas, que foram consideradas lícitas, pelo Ministério Público, negociando dinheiro em troca de voto favorável a projeto do prefeito. Também pede uma casa para a vereadora Roseane Marques e fala em apoio de outros vereadores.

Segundo fonte do mt24horasnews o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fabio Marchioro (PDT), garantiu que está tranqüilo e que não teme a verdade de Jaburu. De acordo com Luiz Fabio, não há nada que o vereador possa usar contra ele ou qualquer um dos membros da Mesa Diretora. “Eu faço questão que ele (Jaburu) fale a verdade. Não só fale como também a publique”, desafiou Luiz Fabio,segundo fonte.

Segundo fonte o presidente do Legislativo Municipal foi além e disse que conhecer Jaburu e não acredita que ele faça algo contra a Diretoria da Casa. “Ele não é homem disso e não tem nada contra a Mesa Diretora”, complementou o pedetista.

Já o presidente da Comissão de Ética, vereador Paulo da Farmácia demonstrou tranqüilidade ao tomar conhecimento das declarações do vereador Jaburu. Para Paulo da Farmácia, está mais do que na hora do vereador dizer a verdade, se é que ele não disse ainda. “Tudo isso pesará no momento em que for finalizado o parecer da Comissão”, destacou.
Fonte: MT24horasnews/Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Autor: João Batista de Oliveira

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:MT: Ônibus escolar da prefeitura bate em carro e veículo invade casa


Dois carros colidiram em uma na Rua 304 do bairro Tijucal, em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (27). Um ônibus escolar da Prefeitura de Cuiabá teria colidido com outro veículo e congestionado o trânsito na região. 
A Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp) informou que com o choque, o carro modelo Gol, invadiu o terreno, do qual ele era vizinho. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido.
As identidades dos envolvidos não foram divulgadas.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Sorriso: Mais uma relojoaria é assaltada na cidade




Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
Por volta das 14h00 da tarde desta  terça-feira(27), aconteceu mais um assalto a mão armada, a estabelecimento comercial em Sorriso.
Desta vez o assalto foi na relojoaria Paulo Jóias, na Perimetral Nordeste 2204.
Dois elementos adentraram ao estabelecimento, rendendo o proprietário, sendo um moreno e outro de pele clara, ambos armados com  pistolas e começaram a se apossar de jóias como anéis, pulseiras e correntes, num valor aproximado de R$ 5.000,00. 
No momento do assalto chegava ao estabelecimento comercial um jovem, e que ao adentrar a loja, os bandidos lhe apontaram a arma. Este amedrontado saiu em disparada para fora, afugentando os ladrões que fugiram em seguida,  em uma moto Biz preta.
A policia fez deligências nas proximidades, mas não obteve exito em capturá-los.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Sorriso: Empresário se obriga contratar limpa-fossa para limpar vala da 163



Um empresário, proprietário de um restaurante, vendo a diminuição de seus clientes, se vê obrigado a contratar um caminhão limpa-fossa para limpar uma água de cor escura e com forte odor,  que saiu de uma antiga galeria e se alojou na vala rescem construída  para as  águas pluviais que margeiam a BR-163. A água de cor escura e mal-cheirosa ficou represada em frente ao seu estabelecimento.
Junto ao liquido de cor escura, existem resíduos de soja e milho que apodrecem e também acabam gerando o odor desagradável.
A pergunta que se fazemos  é de como ficará no período das chuvas,  se a mesma vala  que represa este liquido, represará as águas das chuvas?
De acordo com os comerciantes vizinhos, na última chuva muita água ficou represada, porém a  prefeitura retirou a mesma,  secando a vala, mas isso foi uma solução paliativa e os moradores esperam uma solução definitiva para a situação.  

MT ganha frente parlamentar em defesa da família


DivulgaçãoPensando numa aliança entre Estado e família a fim de resgatar e conquistar avanços na formação humana, social e de caráter, é que o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) propôs a criação da Frente Parlamentar em defesa da Família Mato-grossense. A criação da frente e a nomeação de seus membros foram publicadas no Diário Oficial da última segunda (26).
Segundo o deputado, as famílias estão cada vez mais reféns das drogas e da violência, “de maneira que se torna necessário realizar um movimento a fim de sensibilizar as famílias de que elas são o primeiro e mais importante núcleo social, devendo, assim, assumir um papel de liderança em defesa do bem social”, avaliou Pinheiro.

O deputado avalia ainda que não adiantam políticas públicas para a área, sem que haja o comprometimento e o engajamento dos núcleos familiares. “Agindo em conjunto, poderemos defender e complementar diversas ações em defesa das famílias, tanto nas áreas da Saúde, quanto do combate à violência, passando pelo uso de drogas, e tudo o que for em benefício dos mato-grossenses”, ressaltou o deputado.

Foram nomeados para a Frente Parlamentar em defesa da Família Mato-grossense: o coordenador-geral, Sebastião Rezende (PR); como membros os deputados estaduais Emanuel Pinheiro, Walter Rabello (PP), Luciane Bezerra (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB) e, como suplentes, os deputados Ezequiel Fonseca (PP), Baiano Filho (PP), Nilson Santos (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT).

A pedido de Sebastião Rezende, o deputado Emanuel Pinheiro ocupará o cargo de coordenador da Frente, no primeiro ano de atuação.


Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:TCE aprova, mas aplica multa á Prefeitura de Nova Mutum


Em sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram aprovadas as contas do prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager (PMDB) em sua gestão no ano de 2010.
 
De acordo com o relator do TCE, Luiz Henrique Lima, apesar da aprovação, houve algumas ressalvas no texto da Lei Orçamentária da Prefeitura de Nova Mutum, "Verifico que, de fato, o texto da Lei Orçamentária não explicita o valor destinado à seguridade social. Apenas evidencia que do total de R$ 76,2 milhões, foram destinados para a Administração Direta do Município R$ 70, 4 milhões para a Administração Indireta (SAAE e FUMESUNM) R$ 5, 8 milhões".
 
O relator ainda aconselha o prefeito Lírio, a adotar medidas que visam melhoria no sistema de controle interno da prefeitura, de acordo com ele houve a necessidade de aplicação de uma multa no valor de R$ 1 mil reais, devido á duas falhas em compras realizadas pela prefeitura, de materiais de construção e combustíveis.
 
O município obteve notas 7,5 e 7 para as políticas de Saúde e Educação respectivamente.
 
A aprovação das contas da gestão Lírio ocorrida nesta terça, é na modalidade da avaliação dos atos administrativos do gestor público.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:PSDB de Sorriso realiza reunião partidária nesta sexta


O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), de Sorriso, realiza nesta sexta-feira (30), às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião partidária, onde serão feitas novas filiações. Na oportunidade, será apresentada a nova executiva do partido e o pré-canditado a prefeito para o pleito de 2012, atual secretário de Governo, Ari Lafin.


 “O objetivo da reunião é fortalecer o partido, filiar e apresentar novos nomes para as eleições do ano que vem”, ressaltou o presidente do PSDB de Sorriso, Zilton Mariano de Almeida.


O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão também participa do encontro no Plenário, quando apresentará seus projetos em prol do município. Ele, que foi prefeito de Sinop por oito anos, e eleito em 2010 a uma cadeira no Congresso Nacional, está com a agenda cheia em Sorriso. Às 15h Leitão visitará o Prefeito, Chicão Bedin, e os secretários; às 16h, o Legislativo. Segundo ele, o objetivo dos encontros com as autoridades, é deixar à disposição seu gabinete, em Brasília. (assessoria)

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Facmat realiza workshop empresarial em Sorriso


A região norte foi a última a sediar o encontro, que aconteceu na cidade de Colíder
Após várias regiões do Estado receber o workshop “Associativismo Empresarial e Políticas Públicas”, agora é a vez da região médio norte. O evento é realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso – Facmat e conta com a parceria Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME-MT).  O Workshop  ocorre na cidade de Sorriso  nos dias 28 e 29 de setembro na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso – ACES.

A economia da região é baseada na produção de soja, milho e arroz, além do setor pecuário, que exporta carne bovina, suína e de frango para o mercado nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apenas o setor agropecuário gera cerca de 55 mil empregos diretos,  200 mil indiretos e 550 mil induzidos.

O presidente da Facmat, Jonas Alves espera que haja a participação maciça dos gestores das associações comerciais da região médio norte, que são dos municípios: Itanhangá, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop, Tabaporã, Tapurah e Sorriso. “O Workshop é uma iniciativa direcionada para os diretores e executivos das Associações. Todos terão a oportunidade de debater sobre temas relacionados ao associativismo, com o objetivo de esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões para a melhoria da gestão da associação”, diz Jonas.

As palestras previstas na programação vão abordar a importância do associativismo, assim com o perfil de cada associação.  O tema ‘Ações e Desafios de Gestão’ também está na pauta. No último dia, os debates serão sobre sustentabilidade econômica e comunicação institucional da Facmat. (assessoria)

Sorriso MT:POLITICA SORRISO: Vereadora Roseane quer depor na comissão como vítima de desacato na câmara


Vereadora promete dizer toda a verdade sobre o insulto que sofreu do vereador suplente, João Matos (PTB)

A vereadora Roseane Marques (PR) protocolou na última quinta-feira, dia 22 de setembro, uma representação na Câmara Municipal de Sorriso contra o relator da comissão de ética e decoro vereador suplente, João Matos (PTB).

A parlamentar afastada disse que estava na câmara municipal quando o vereador João Matos chegou com brutalidade e questionando de forma dura a sua presença nos recintos da casa, ele continuou falando palavras fortes e dizendo que o meu caso já esta encerrado e não a mais nada a fazer?,Como ele pode antecipar o seu voto?.Como relator da comissão de decoro ele pode expulsar uma parlamentar?Caso ele não venha me respeitar como parlamentar,então uma cidadã?a casa não é do povo eu não sou povo?e acima de tudo ele desrespeitou uma mulher na base da covardia,humilhação.  

Comentando a sua representação, a vereadora Roseane, disse que "vai depor e vai a fundo como vítima de ataques infames feitos pelo vereador suplente João Matos (PTB).

E desabafou: “Naquele local que é “casa do povo”, fui agredida covardemente pelo cidadão João Matos (PTB), que inclusive atacou a conduta no corredor da câmara, antecipando meu julgamento no corredor, eu fui já fui julgada pelo relator da CP hoje, só que não foi no plenário da casa e sim no corredor da casa. Essa foi à razão pela qual não cumprimentei aquele canalha e jamais estenderia a mão para um homem que não respeita uma mulher". Roseane disse que "está para nascer um homem que possa calar a minha voz".

A vereadora promete dizer unicamente toda a verdade diante da câmara municipal e que espera da parte da câmara que venha agir com prudência na abertura do inquérito para apurar o desacato de que eu sou vítima. 

Poderá também gostar de:

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Lançada obra para construir a Politec em Sorriso


Foram lançadas, esta tarde, as obras da unidade de Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Será construída em uma área na rua Rio de Janeiro, no bairro Benjamin Raizer. Terá 445 metros quadrados e os investimentos previsto são de R$ 416 mil em parceria com governos estadual federal e prefeitura. A previsão é que a unidade fique pronta em 120 dias.
A parceria para construir a unidade foi viabilizada pelo prefeito Chicão Bedin com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ainda falta definir o número de profissionais que trabalhará na unidade e quando deve atender a população. Quando isso acontecer, peritos de Sinop deixarão de ir a Sorriso para atender casos de homicídios, mortos em acidentes de trânsito e outros casos.
O vereador Elias Maciel, que esteve no lançamento da obra, lembra que, atualmente, as famílias acabam esperando "por até seis horas para que os corpos de seus entes sejam recolhidos do local onde estavam expostos, na maioria das vezes, no meio da rua". O presidente da câmara, Luis Fabio Marchioro lembrou que a obra era esperada desde 2009.
O vice-prefeito Wanderley Paulo esteve na solenidade de lançamento da obra.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Handebol de Sorriso conquista bronze em Brasileiro Escolar


A equipe masculina de handebol de Sorriso que representou o Mato Grosso na última semana, conquistou a medalha de bronze no campeonato brasileiro escolar de handebol que aconteceu em Brasília (DF).


Representantes de vários estados participaram da competição que reuniu as melhores equipes de handebol do país com a organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar. 

Na trajetória dos sorrisenses passaram as equipes de Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. Na decisão do Bronze, Sorriso enfrentou novamente a forte equipe do Espírito Santo e venceu por 22 a 20. Vale lembrar que a equipe capixaba se reforçou muito para este ano, trazendo atletas de vários estados para compor a seleção.


Com isso, Sorriso conquista uma medalha inédita para Mato Grosso nesta competição.