Pages

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Sorriso: prefeito garante a moradores do União que rua será asfaltada


O prefeito Chicão Bedin, o vice-prefeito, Wanderley Paulo, e secretários receberam os moradores do Bairro União para tratar da pavimentação asfáltica da rua das Helicônias, que dá acesso ao bairro, e foi trancada, semana passada, como forma de protesto devido a mora em asfaltá-la. Chicão reafirmou que a obra será feita no próximo ano, após o término das chuvas e apresentou para a comissão de moradores o projeto técnico, feito em junho deste ano.

O prefeito disse que uma parte da verba será enviada pelo Estado, com contrapartida da prefeitura. Não foram informados os valores. Alguns chacareiros também participaram da reunião e confirmaram o apoio com recursos.

"Eu estarei em Cuiabá, nesta semana, onde devo assinar o termo de cooperação com o Governo do Estado para que seja feita a liberação de recursos. A prefeitura tem o compromisso com o União e vamos cumpri-lo", declarou Chicão.
O União é um dos primeiros bairros de Sorrso e, a rua das Helicônias, uma das mais movimentadas. Devido a demora na obra, moradores interromperam o tráfego por mais de um dia cobrando solução.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO:Sorriso sedia encontro da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos

Com o apoio da prefeitura, Sorriso sedia hoje, durante todo o dia, o Encontro Técnico da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) regional Mato Grosso. Durante a manhã, foi eleita a nova diretora da Abraves para o biênio 2012/2013. O professor Marcos de Almeida Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi escolhido como presidente da associação e o vice será Marco Antônio da Silva.

O encontro oficializou ainda a candidatura para o Congresso Brasileiro 2013 da Abraves – MT. Agora à tarde, os participantes acompanham palestras sobre a segurança alimentar da carne suína e o uso de antibióticos na suinocultura.

O veterinário e também membro da diretoria da Abraves, Jonas Stefanello, disse que o mercado da suinocultura está passando por um período positivo. “O mercado passou por um período de crise, mas já se recuperou. Apesar do custo alto do milho, a atividade continua rentável, declarou o veterinário que afirmou ainda que o mercado está crescendo consideravelmente em Sorriso. “ O município já contabiliza a produção de 15 mil matrizes através de produtores independentes que abastecem o Mato Grosso e comercializam também para outros estados”. 

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Sorriso: prefeitura inicia procedimento da compra de 2,3 mil computadores

O Programa Um Computador por Aluno (ProUCA) chegou em uma etapa decisiva para sua efetiva implantação no município. Agora a documentação necessária para a liberação de recursos está sob a análise de um banco.
O programa federal, que a Prefeitura de Sorriso busca implantar, pretende disponibilizar para alunos da rede pública municipal de ensino computadores portáteis (laptops) que serão importantes ferramentas no processo educacional dos estudantes sorrisenses.

No primeiro momento, a prefeitura pretende comprar 2.350 computadores novos, em um investimento de R$ 808.8 mil que está previsto no PAC Sorriso, o Programa de Aceleração do Crescimento de Sorriso.

Entre os meses de março e maio deste ano a proposta foi discutida com a sociedade em reuniões que envolveram pais e educadores, que reconheceram o potencial que o ProUCA tem de melhorar ainda mais a educação oferecida pelo poder público municipal.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: MT: Morte de homossexual têm repercussão nacional



O assassinato violento do vendedor de perfumes Umbelino Silva Nascimento, o "Belo", 50, na quarta-feira (21), em Cuiabá, ganhou repercussão nacional, após a declaração da delegada Sílvia Pauluzi, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de que a hipótese de crime de homofobia estava descartada das investigações. O vendedor, que era homossexual, foi encontrado morto, em seu apartamento, no Residencial Santa Inês.

Decano do Movimento Homossexual Brasileiro, o antropólogo e professor Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contestou a afirmação da delegada e afirmou que o homicídio apresenta traços de violência típicos de um crime de homofobia.

"Crime homofóbico faz parte de crimes de ódio, cometidos contra indivíduos por causa de sua orientação sexual, religião, raça, entre outros, com requintes de crueldade: por grande número de golpes ou tiros, uso de vários instrumentos, tortura", explicou Mott, por telefone.

"Belo" foi assassinado com 40 facadas, segundo agentes da DHPP que estiveram no local. Sua orientação sexual também não era segredo. Os amigos declararam que o vendedor era homossexual, morava há 20 anos no mesmo prédio e era síndico do condomínio, no condomínio.

Apesar da brutalidade registrada no crime, a delegada Sílvia Pauluzi disse que crimes de homofobia são praticados, geralmente, por pessoas que têm aversão a homossexuais, não os aceitam e os repudiam. "Neste caso, não vislumbro essa situação (de crime homofóbico). As investigações apontam para um único autor e conhecido da vítima", disse.

No entanto, Mott acredita que, apesar de ter sido cometido por uma única pessoa e que ela não seria uma desconhecida, não significa que a hipótese de homofobia possa ser rapidamente descartada. "O conceito de crime homofóbico não está restrito à quantidade de autores que praticaram o crime", explicou.

Nada foi roubado do apartamento da vítima - o que configuraria crime de latrocínio - e não há declarações que "Belo" fosse odiado por alguém. Por essa razão, o antropólogo, que também é autor de livros que exploram a homossexualidade e os crimes cometidos contra essa minoria, apresentou uma versão alternativa para o caso.

"A maioria dos crimes contra gays é cometida por uma pessoa só. Uma hipótese é de que o autor do crime não tenha aceitado o assédio moral ou sexual e tenha reagido de maneira violenta. Isso indica que ele tinha um ódio reprimido muito grande", argumentou.

Visão distorcidaA delegadaPauluzi afirmou que as investigações realizadas pela DHPP apontam para um "acerto de contas" entre a vítima e uma pessoa conhecida, que entrou no apartamento junto com "Belo". 

A delegada ressaltou que o fato de a vítima ter sido encontrada nua e não haver sinais de arrombamento na porta do apartamento reforçam essa linha de investigação.

Para Luiz Mott, "a opinião da delegada está totalmente equivocada" e "o fato de ele ter sido encontrado morto nu sugere um ato homoerótico". Ele afirmou ainda esperar que o professor Clovis Arantes, do Grupo Livre Mente em Mato Grosso, envie à delegada o livro "Manual de Coleta de informações - Sistematização e Mobilização Política Contra Crimes Homofóbicos (2000)", de sua autoria, "como uma atitude de esclarecimento".

O professor Arantes, aliás, já havia ressaltado que são vários os crimes envolvendo homossexuais e sempre da mesma forma, motivados pela falta de atenção a pontos básicos de segurança por parte das vítimas. "Infelizmente, são vários casos e não é por falta de aviso", disse.

Ainda defendendo a hipótese de crime homofóbico, Luiz Mott ressaltou que "o sujeito que fez isso é extremamente perigoso para Cuiabá" e pode acabar fomentando a prática desse tipo
de crime na cidade, caso não haja a atenção necessária por parte das autoridades.
Fonte: Redação - MT

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Sorriso: PM encontra mine laboratório de droga



Policia Militar encontrou mais um mine laboratório de drogas no município de Sorriso, desta vez no beco  São Tomé, no bairro São Matheus, sendo que a polícia fazia patrulhamento pela rua Passo Fundo quando viu um individuo entrando uma residencia do  beco em atitude suspeita,  a policia foi até o local onde  encontrou, José Eloi Gomes da Silva, 25 anos, que estava no banheiro e no quarto em anexo foi encontrado  o entorpecente, no bolso do suspeito foi encontrado uma certa quanta em dinheiro o qual o mesmo não saia dizer quanto era (R$ 81,00). O Local é conhecido da policia  por ser um ponto de venda de entorpecente. No local além  de 11 trouxinha de Pasta Base, foi encontrado uma quantia de maconha e uma grande porção de acido bórico, utilizado para misturar na droga, com a finalidade de batizar a mesma para render mais, além de vários pedaços de plásticos semelhantes ao utilizado para enrolar as  trouxinhas de pasta base.
Também foi aprendido um veiculo Kadet que segundo José é de sua propriedade

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO:Câmara de Sorriso convoca secretário para explicar descarte de remédios


Foi aprovado na câmara o requerimento, apresentado pelos vereadores Maximino Vanzella (DEM) e Paulo da Farmácia (PMDB), convocando o secretário municipal de Saúde, Ednilson de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre o descarte de remédios em aterro sanitário. O caso foi abordado no legislativo, na última sessão, e gerou críticas à prefeitura. A secretaria informou que foram descartados medicamentos que acabaram vencendo.
Ednilson também deverá responder aos requerimentos que cobram a relação das cirurgias realizadas em 2011 e quais motivos levaram a Sema a embargar o Aterro Sanitário de Sorriso. Conforme os autores do pedido, os moradores cobram esses esclarecimentos por parte do secretário. "Com as constantes reclamações sobre a saúde pública no Município, bem como a demora nas consultas em algumas especialidades médicas, queremos saber o que está acontecendo, quais ações foram realizadas até o momento e qual é o planejamento de melhorias para essa área", explicam.
A data para o secretário se pronunciar ainda não foi marcada.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO:Câmara de Sorriso quer explicações de engenheiros sobre obra inacaba de viaduto


O requerimento de autoria dos vereadores Maximino Vanzella (DEM) e Paulo da Farmácia (PMDB) que pede para a câmara convidar a engenheira Silveth Xavier e os engenheiros fiscalizadora contratada pelo DNIT para prestarem esclarecimentos a respeito das obras de construção das travessias urbanas de Sorriso foi aprovado,por unanimidade. A equipe de engenharia deverá falar sobre custos e fiscalização da obra, que liga a Avenida Ademar Raiter à rua Palmares, que está parada há meses.
Segundo Vanzella, é necessário saber em que situações se encontram os fatos relacionados a essa obra e quais ações que o Poder Executivo e o DNIT estão desenvolvendo para que os vereadores possam analisar, buscando esclarecer os cidadãos quando inquiridos. "Queremos ficar cientes do que está havendo, pois a adequação da travessia urbana de Sorriso, importante polo da região norte, contribuirá para aumentar a segurança e fluidez do tráfego, tanto do centro da cidade, quanto do fluxo de passagem pela BR-163", explicou.
No início deste mês, o presidente da Câmara, Luis Fabio Marchioro (PDT) conversou com o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia, cobrando a conclusão do viaduto, que começou a ser feito em maio.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO:Polícia prende suspeito de pedofilia procurado por três países


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira um rapaz de 22 anos suspeito de disponibilizar vídeos e fotos com pornografia infantil pela internet. Procurado pela Polícia do Reino Unido e investigado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) em 2010 sem ter sido identificado, o homem que usava o apelido de Preeteenrio foi preso no quarto no qual vivia de aluguel, em uma casa no Jardim Campos Elíseos, periferia de Campinas.
Segundo informou o delegado da Polícia Federal em Campinas, Jessé Coelho de Almeida, o suspeito estava dormindo quando a polícia chegou, às 6h30. O computador no qual estavam 500 arquivos entre fotos e vídeos estava ligado. "Ele não negou a posse. Ao contrário, confirmou que tem e transmite as imagens. Disse que não fazia isso todos os dias e que deixava o computador ligado cinco noites por mês, para download dos arquivos", disse Almeida.
As imagens eram disponibilizadas por meio de um aplicativo (Gigatribe). Em 78 Mb de fotos e 5 Gb de vídeos a polícia encontrou imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, a maioria meninos e crianças estrangeiras.
De acordo com o delegado, embora a PF tenha encontrado imagens de crianças brasileiras não foram achados indícios de produção de imagens pelo rapaz. Segundo informações da PF, o apelido Preteenrio é comumente associado a arquivos ou pessoas que se interessam por pornografia infanto-juvenil. A tradução seria Pré-Adolescente Rio.
A fotografia do usuário do perfil era, de acordo com a PF, a de duas crianças fazendo sexo anal. O quarto alugado pelo investigado ficava nos fundos de uma casa na qual mora uma criança. O delegado informou que a família moradora da casa da frente não tem envolvimento na atividade do rapaz e que a criança não chegou a ser abordada pelo suspeito.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Homem suspeito de pedofilia é preso no RS


A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (23), um homem de 35 anos por suspeita de posse de imagens de pornografia infantil, no bairro Floresta, em Porto Alegre (RS). Segundo o órgão, uma investigação iniciada há um mês levou ao cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência.

Leia mais notícias do R7

O suspeito foi preso em flagrante com o material e por posse irregular de arma de fogo. Ele será indiciado pela produção dos vídeos e por estupro de vulnerável, pois algumas imagens mostravam o suspeito abusando de crianças e adolescentes.

Ao todo, foram apreendidas duas câmeras filmadoras, sete fitas de vídeo, dois notebooks, dez disquetes, pendrive, um revólver calibre 38 sem registro e munições. O preso será ouvido na Polícia Federal e encaminhado ao sistema prisional.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO:Sorriso: (Atualizado) Advogado de Jaburu entra com mais dois mandados de segurança




Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O advogado Rogério Ferreira, em defesa ao seu cliente, o vereador afastado Gerson Frâncio(Jaburu) entrou ontem, quinta-feira(22) com mais dois mandados de segurança contra  o presidente da comissão de ética e decoro, vereador Paulo da Fármacia e contra o presidente da câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro. Paulo da Fármacia é o presidente da comissão esta que foi instaurada para apurar a conduta de três Vereadores(Jaburu, Roseana e Chagas)
Segundo Rogério Ferreira, este afirma   que houve quebra de decoro parlamentar do relator João Matos.
“ Aconteceu algumas fatos que nos levou a entrar com um mandado de segurança. Houve uma denúncia contra o relator( João Matos), que nos levou a entrar com o mandado de segurança,  por exemplo de uma amizade intima com o senhor Zilton (uma das pessoas que fez as gravações). Inclusive de antes dos fatos,  de até freqüentar a casa e, em momento algum ele(João Matos) relatou isso. A gente também descobriu que ele procurou testemunhas aroladas por nós antes mesmos da oitivas, e ele queria saber o que elas iriam falar, esse não é o procedimento  correto. As testemunhas passaram isso agoraa nós  e isso são coisas graves.” Argumenta do Advogado.
“Outra coisa é a secretaria que era da comissão. Nós descobrimos  que a mesma era secretaria do senhor Santinho Salermo, outro acusador, o próprio  relator contratou ela para trabalhar, que inclusive foi afastada de uma hora pra  outra da comissão. “
De acordo com o advogado Fereira, após ter entrado com o mandado de segurança o qual foi indeferido no inicio desta semana, o seu cliente havia decidido  não  mais entrar com nenhum, mas após receber essas denúncias e  apurar alguns fatos, o mesmo decidiu entrar novamente,   dividindo o mandado anterior em dois e acrescentar os fatos apurados nesta semana.
 O Advogado de Jaburu afirma ainda que todas as denúncias foram relatadas a comissão e caso o presidente Paulo da Fármacia não venha afastar o relator( João Matos), Fereira irá entrar com mais um mandado de segurança, ainda na data de hoje, sexta-feira(23).
 O MTnoticias.net tentou entrar em contato na manhã desta sexta-feira(23),com o relator da comissão de Decoro (João Matos), bem como com o presidente (Paulo da Farmácia), porém ambos os celulares se encontram fora de área ou desligados.
Uma entrevista coletiva  esta marcado para as 10h15 de hoje, sexta, pelo presidente da Câmara Luis Fabio Marchioro,  onde segundo a sua assessoria, o assunto será o relatório final da comissão Decoro

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Sorriso: Luiz Fábio espera sessão de dois dias para o julgamento dos vereadores


 vereador Luiz Fabio Marchioro, presidente da Câmara de vereadores de Sorriso,disse aoExpressoMT que espera pelo menos dois dias de sessão para o julgamento dos três vereadores presos na operação de Decoro, realizada pelo GAECO (Grupo de Operações Especiais Contra o Crime Organizado) no mês de junho deste ano.
"São mais de mil páginas de documentos só enviados pelo GAECO. Aí teremos também todo o trabalho realizado pela Comissão. Vai ser muito trabalho", disse ele.
De acordo com pesquisa realizada por um jornal da cidade 85% da população sorrisense espera a cassação dos três vereadores para moralizar os poder legislativo da cidade.

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Vereadores participam das discussões para implantação do Sistema Municipal de Educação

O presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT) e o vereador licenciado Leocir Faccio (PDT) participaram nesta terça-feira (20.09) da abertura do II Encontro sobre Sistema Municipal de Educação, promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Sorriso (CME) e a Secretaria Municipal de Educação de Sorriso.

O evento, que prossegue hoje no plenário da Câmara de Vereadores, tem o objetivo de apresentar e debater um importante assunto que diz respeito a toda a sociedade: a possível implantação de um sistema próprio de educação para o Município.

A proposta, discutida e avaliada pela população em um primeiro encontro que aconteceu no início do mês de março, voltou a ser debatida por toda a comunidade, através de sua representatividade junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público e de toda a sociedade civil organizada. A intenção é tornar pública esta nova proposta e debater sobre o seu papel no contexto da educação do Município.

Para o presidente do Legislativo, o município de Sorriso conta com pessoas capazes de elaborar seu próprio sistema educacional sem copiar modelos adotados por outras cidades. “Além de se sentir orgulhosa por ser o palco desse debate, a Câmara também está à disposição para colaborar com as discussões”, disse.

Conforme o presidente do CME de Sorriso, Prof°. Natal da Silva Rêgo, o debate está sendo retomado a fim de informar e envolver a população. “A sociedade precisa se envolver para discutir este sistema e fazer valer seu direito de uma decisão democrática acerca das políticas públicas de nosso Município”, destacou, acrescentando que há uma manifestação pública dos poderes constituídos a favor deste sistema. 

SORRISO MT:MT24HORAS É SORRISO: Mandado de segurança pode impedir cassação de vereadores de Sorriso


Caso seja concedido o mandado, o relatório da comissão para a cassação do mandato de Jaburu, Chagas e Roseane corre o risco de não ser apresentado  

Gerson Luiz Francio, o Jaburu
Gerson Luiz Francio, o Jaburu
Corre na 6 ª Vara do Forúm de Sorriso o pedido de Mandado de Segurança pedido pelo Vereador afastado Gerson Luiz Francio, o Jaburu, contra os vereadores Luiz fabio Marchioro que é presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso e o vereador Paulo da Farmácia que é presidente da comissão de decoro que investiga a quebra de decoro de Jaburu e outros dois vereadores afastados, Chagas Abrantes e Roseane Marques.

Caso seja concedido o mandado de segurança, o relatório da comissão que pode ser apresentado hoje a noite na sessão da câmara, corre o risco de não ser apresentado. Uma fonte do ExpressoMT do fórum, informou que o juiz ainda não concedeu parecer mas que isso pode acontecer ainda hoje.

 
Fonte: Ivan marcos de Oliveira/ExpressoMT

OAB lamenta morte de advogada de Várzea Grande


Da Redação - JM
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) enviou comunicado na tarde desta sexta-feira (23) sobre a morte da advogada Catarina Fátima Ojeda de Araujo.

A advogada fazia parte da Subseção de Várzea Grande e a causa da morte não foi informada.

O velório está ocorrendo na Capela Santo Antonio, situada na Av. Alzira Santana, 501, bairro Água Limpa. O enterro ocorrerá no Cemitério Primavera.

Até 2015, ferrovia que liga Cuiabá a Rondonópolis deve ficar pronta


a Redação - PV
Foto: Guilherme FilhoAté 2015, ferrovia que liga Cuiabá a Rondonópolis deve ficar pronta
As primeiras reuniões para elaboração do estudo para a construção da Ferrovia que ligará Cuiabá a Rondonópolis, já apontaram que o projeto deve ficar pronto até 2015. A construção da ferrovia faz parte de um projeto para a criação de uma malha viária que interligue o centro-oeste, que dará acesso a países vizinhos e a Ferrovia Norte-Sul.

O estudo no geral deve ficar pronto até 2012, três anos antes do período de implantação na capital mato-grossense. As medidas e acertos foram divulgados no Palácio Paiaguás, aonde o secretário-extraordinário de Logística e Transporte Intermodal, Francisco Vuolo destacou que a construção da rodovia é essencial para dar a continuidade às obras da malha viária em Mato Grosso.

“Em outubro deste ano o Terminal de Intermodal de Itiquira começa a operar e no segundo semestre de 2012 a ferrovia chega a Rondonópolis. Até lá, é importante criarmos instrumentos para dar continuidade a esse processo (execução do trecho Rondonópolis –Cuiabá)”.

O superintendente de serviços de transporte de cargas da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Noburu Ofugi, explicou que a partir de agora, especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começam os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental; o estudo e o relatório de impacto ambiental da obra (EIA-RIMA); bem como o projeto básico da ferrovia.

Ofugi ressalta que e demanda para transporte de passageiros também será estudado durante a elaboração do projeto relativo à Ferrovia “Senador Vicente Vuolo”. Além disso, a equipe também deverá realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia no trecho Cuiabá-Santarém.

O engenheiro civil e professor Luiz Miguel de Miranda, do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte (Nelt), da UFMT, faz parte da equipe que vai elaborar o projeto da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá. Segundo ele, desde 1996 são realizadas pesquisas sobre esse trecho. Até o momento, o núcleo possui o georreferenciamento de uma linha, mas outras duas serão estudadas.

Miranda explica que o núcleo já realiza estudos de contagem do tráfego de veículos de carga entre Rondonópolis e Cuiabá. A partir de uma pesquisa como essa é possível saber quanto dessa carga poderá migrar para a ferrovia. Análise semelhante já foi realizada com passageiros que utilizam o trecho, mas agora é preciso descobrir por meio de pesquisa se esse público utilizaria o trem, completa o pesquisador. 

De alma lavada Taques diz que decisão do CNJ sobre Julier foi certa


De alma lavada Taques diz que decisão do CNJ sobre Julier foi certa
Depois de ser acusado de ter sido favorecido politicamente na Operação Jurupari (deflagrada para combater crimes ambientais no Estado) e  que culminou na prisão de vários políticos, o senador Pedro Taques (PDT), decidiu quebrar o silêncio e comentar sobre a absolvição do juiz Federal Julier Sebastião, com relação às acusações de abuso de autoridade e exercício de atividade político partidária.

“Eu acho que foi uma decisão acertada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em inocentá-lo. Isso mostra que aquelas pessoas que assinaram aquele requerimento estavam mal intencionadas. Elas é que estavam tentando usar aquela operação contra minha eleição, mas o Conselho Nacional de Justiça não entendeu desta forma, portanto quem assinou é que estava muito mal intencionado”, disse.

De alma lavada Taques afirma que tão importante quanto o CNJ ter chegado a essa conclusão, é a população do estado de Mato Grosso também ter chegado. “Tanto é que me elegeram para o senado e o candidato do lado de lá perdeu a eleição”, declarou.

Desde a realização da Jurupari, dezenas de advogados e até políticos ingressaram com representações contra Julier  pedindo a anulação do processo. A Polícia Federal indiciou 93 pessoas por envolvimento com extração, transporte e comércio ilegal de madeira em Mato Grosso.

Entre os principais crimes estão o de formação de quadrilha, corrupção de servidores públicos, desmatamento ilegal, falsificação e uso de documentos públicos, falsidade ideológica, furto de madeiras no interior de áreas protegidas; invasão de terras públicas, advocacia administrativa, corte de árvores e destruição de florestas em áreas protegidas.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Espancamento de estudante durou 15 minutos, diz Polícia


  • Empresário e policiais militares são autuados em flagrante por homicídio


  • MidiaNews 

    O africano Toni Bernardo (destaque) foi morto por espancamento na pizzaria, na noite de quinta-feira

    DA REDAÇÃO

    Os três envolvidos na morte do estudante universitário Toni Bernardo da Silva, 27, foram autuados em flagrante por homicídio, na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O rapaz foi morto na noite de quinta-feira (22), na Pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

    Ele é natural de Guiné Bissau, país na costa ocidental da África, e fazia intercâmbio no Brasil. Cursava Letras na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

    Havia a hipótese do entendimento de se tratar de lesão corporal seguida de morte, quando não há intenção de matar. Uma testemunha relatou à Polícia que foram mais de 15 minutos de espancamento. 

    Toni foi espancado e morreu em conseqüência de pancadas provocadas por objeto contuso – no caso, as mãos e pés dos acusados -, que causaram traumatismo craniano.

    Foram presos o empresário Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27, e os policiais militares Higor Macell Mendes Montenegro, 24, e Wesley Fagundes Pereira, 24. Os três foram interrogados na presença de um representante da Corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (23).

    Ao delegado Antônio Esperândio, os três acusados disseram que apenas imobilizaram a vítima, contrariando o relato de testemunhas, que informaram  que o estudante foi segurado pelos PMs e espancado pelo empresário.

    Segundo o delegado, os dois policiais militares, que estavam em trajes civis e sentados numa mesa, se identificaram como PMs e imobilizaram o estudante.

    Em seguida, os três passaram a desferir socos e pontapés, para o espanto dos demais clientes.

    De acordo com a DHPP, o estudante universitário teria abordado um casal no restaurante para pedir R$ 10,00. Depois, sentou-se na cadeira ao lado e teria tentado se aproximar da namorada do rapaz.

    Em seguida, teria tentado agarrar a moça, sendo contido pelo companheiro, que teria entrado em luta corporal com o rapaz, no que foi ajudado pelos dois militares.

    O delegado acrescentou que a vítima aparentava estar sob efeito de drogas ou embriagada. Exames de toxicologia, alcoolemia e necropsia foram requisitados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Taques diz que ação contra Julier era manobra de Henry


  • Senador do PDT também foi citado em reclamação disciplinar proposta por grupo de políticos


  • Agência Senado/MidiaNews 

    Citado em reclamação arquivada pelo CNJ, Taques dispara críticas a Pedro Henry

    RAFAEL COSTA
    DA REDAÇÃO
    O senador Pedro Taques (PDT) disse, nesta sexta-feira (23), que a Reclamação Disciplinar assinada pelo deputado federal licenciado Pedro Henry (PP) e por outras figuras políticas do Estado, reivindicando a saída de Mato Grosso do juiz federal Julier Sebastião da Silval e do procurador da República, Mário Lúcio Avelar, foi "uma manobra" visando a prejudicar sua campanha ao Senado, em 2010.

    O magistrado determinou, a pedido do procurador, a prisão de suspeitos de crimes ambientais em Mato Grosso que envolviam servidores públicos, advogados e políticos.

    Na Operação Jurupari, da Polícia Federal, foram presos o ex-secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, e Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP).

    Para Taques, foi "coerente" a decisão da Corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, de arquivar, por falta de provas, a reclamação disciplinar, impedindo assim a abertura de qualquer procedimento em relação ao magistrado.

    O argumento de Henry era de que a Operação Jurupari, criada para desmantelar crimes ambientais, teria servido para desqualificar políticos e favorecer a candidatura de Taques ao Senado.

    "Foi uma decisão acertada e mostra que os assinantes daquela representação estavam mal intencionados", declarou o senador.

    Taques ainda completou afirmando que a representação simbolizava uma união para prejudicar sua candidatura ao Senado. Ele criticou diretamente o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry.

    "Essas pessoas estavam querendo usar aquela operação da PF contra minha eleição. Mas, o CNJ não entendeu dessa forma. Pelo contrário, entendeu que quem assinou [a ação] estava mal intencionado. A essa conclusão também chegou a população de Mato Grosso, que me elegeu ao Senado", disse o líder pedetista.

    O pedido para remover o juiz Julier e o procurador Avelar, no contexto da operação, foi liderado por Henry e apoiado por parte da classe política do Estado.

    Na época, Henry alegava que havia conluio do Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal para prejudicar a classe política e favorecer a candidatura de Taques, que pregava o discurso de moralidade e criticava parte dos políticos.

    O parlamentar prometeu recorrer, até mesmo, ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que havia atuação política partidária dos órgãos federais para favorecer Taques. 

    O documento ainda foi assinado pelos deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira, ambos do PR, senador Blairo Maggi (PR), presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), deputado federal Carlos Bezerra e  governador Silval Barbosa, ambos do PMDB, além do ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT).

    Ataque
    Taques ainda aproveitou o episódio para criticar seu adversário político Pedro Henry, ao elogiar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de mantê-lo como réu no processo do mensalão, esquema de recebimento de propina pelos deputados federais para votar em projetos de interesse do Governo Lula.

    "Pelos autos, se percebe que havia ali uma quadrilha organizada e o Supremo Tribunal Federal agiu corretamente", afirmou.

    Na onda de ataques, também defendeu o fim da participação da Organização Social de Saúde (OSS), na gestão de hospitais regionais de Mato Grosso, conforme decisão da Justiça Federal. A terceirização da saúde é uma das bandeiras de Henry para justificar a tentativa de melhorar o setor.

    "Sempre defendi que a Saúde Pública de qualidade tem que ser patrocinada pelo Estado, e não gerar um caos para promover uma privatização escamoteada. A Justiça Federal de Mato Grosso está de parabéns porque provou que está ao lado da Constituição Federal e ao lado da lei", completou o senador.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:União "pressiona" Prefeitura de Sinop a liberar leilão de hidrelétrica


De Sinop - Alexandre Alves
A Casa Civil da Presidência da República está “dando um aperto” no prefeito Juarez Costa (PMDB), para que a Prefeitura de Sinop "libere" logo a documentação que possibilita, ao governo federal, incluir a Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop no leilão que acontece no mês de dezembro.

A informação foi confirmada hoje, ao Olhar Direto, pelo secretário de Meio Ambiente do município, Rogério Rodrigues. “A Casa Civil tem insistido veemente para que Sinop assine o termo autorizando alagamento das áreas que serão atingidas pela barragem. Só falta a assinatura deste documento para a emissão da Licença Prévia”, informa Rodrigues.

Porém, o secretário ‘põe freio’ na celeridade pretendida pela União, até que seja firmado o acordo feito verbalmente para garantir os R$ 200 milhões de compensações sociais e ambientais que a construção da obra vai causar em Sinop. “A Casa Civil garantiu ao prefeito que vai bancar cerca de R$ 84 milhões dessas compensações, mas ainda está só na palavra, queremos o compromisso no papel”, diz.

A UHE será feita no rio Teles Pires, a 70 km da cidade. Segundo Rodrigues, as compensações são necessárias porque haverá aumento repentino de população, já que as obras demandam grande volume de trabalhadores – cerca de dez mil. “Muita gente vai migrar para Sinop e vai impactar os serviços públicos, como saúde e educação. O município não pode bancar isso sozinho”.

Conforme Rogério Rodrigues, uma das soluções encontradas para que as compensações da UHE sejam cumpridas no futuro, é “bater o pé” agora, antes da liberação do município. “Queremos que esteja tudo firmado na Licença Prévia. Assim, a empresa que vencer o leilão vai estar ciente que tem compromisso com o município”, relata.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já dá como certa a inclusão da UHE Sinop e a UHE São Manoel (também no Teles Pires, na divisa com o Pará) para o leilão do final do ano. No entanto, o secretário de Meio Ambiente sustenta que não assina nenhum documento autorizando alagamento de áreas enquanto as compensações não estiveram firmadas, ‘preto no branco’. “Só promessa verbal não garante nada, queremos assinado”, finaliza.

O empreendimento terá capacidade instalada de 460 megawatts (MW) de energia, com expectativa de gerar 300 MW. O parque de turbinas ficará no município de Cláudia (80 km de Sinop), mas a represa vai impactar as áreas rurais de Sinop (o mais atingido com 5% do município), Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte.