Pages

sábado, 17 de setembro de 2011

SORRISO MT:A Câmara Municipal de Sorriso – MT atrapalha ou trabalha pelo município? - Confira a coluna "A Cidade" por João Batista.


A Câmara Municipal de Sorriso atrapalha ou trabalha pelo município?

Que o leitor me desculpe pelo trocadilho, mas com certeza, alguma vez na vida você já comentou ou ouviu de alguém alguma indagação sobre a utilidade da Câmara Municipal. A esmagadora maioria da população desconhece a função do Poder Legislativo e muito menos tem alguma noção da forma de atuação do vereador. Infelizmente, é senso comum se dizer por aí que a Câmara Municipal é um estorvo para a administração municipal já que, além de não fazer nada de concreto, ainda atrapalharia a vida do prefeito. Muita das vezes, esse sentimento é alimentado pelo fato de o munícipe desconhecer o procedimento legislativo, que é pautado pelo respeito à legalidade e transparência e que, para se discutir e deliberar sobre a aprovação ou não de um projeto, existem prazos regulamentares observados dentro do que determina a lei.
Via de regra, como o Executivo tem maior visibilidade, sempre repercute mais na mídia seu ponto de vista, muitas vezes conflitante com o Legislativo. Isso passa o sentimento de que o vereador barra por conta própria o trabalho do prefeito. Provavelmente, é aí que reside um dos principais problemas que depõe contra a imagem da Câmara Municipal. Como o cidadão desconhece as atribuições do órgão, ele não dá valor à atuação do vereador, que é o seu representante direto na administração municipal. Na impossibilidade de o morador comum fiscalizar e opinar diretamente sobre a aplicação dos recursos e implementação das políticas e serviços públicos, no regime democrático ele delega essa tarefa a um representante eleito, que é o vereador. Toda essa situação, que na prática acaba levando a imagem do Legislativo a descrédito, pode ser resumida numa só questão: falta de comunicação.
Desempenho regular
Mesmo não se referindo diretamente ao caso de Sorriso - MT, um indício do que foi citado na nota acima é uma pesquisa divulgada esta semana pelo Portal  “Todos Contra a Pedofilia MT”, em parceria com o site MT 24 Horas News, que avaliou o desempenho dos atuais parlamentares da câmara de Sorriso é “regular”. A sondagem também revelou que a maioria dos entrevistados disseram saber dizer qual o melhor vereador em Sorriso.
Esse é o primeiro levantamento divulgado para Sorriso neste ano. “Por votação, projetos que não chegam ao conhecimento público, falta de divulgação de massa, e em alguns casos projetos sem interesse público levam o munícipe a ter uma imagem negativa ou de não saber avaliar as casas legislativas”, observou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, que é considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT.
Veja a classificação dos vereadores ao final da pesquisa:


1º Luís Fábio (PDT) (32,62%)

2º Jane Delalibera (PR) (17,38%)

3º Chagas Abrantes (PR) (13,18%)

4º Leocir Faccio (PDT) (7,88%)

5º Dr. João Matos (PTB) (7,66%)

6º Elias Maciel (PSB) (7,51%)

7º Marcelo Lincoln (PR) (6,92%)

8º Hilton Polesello (PTB) (3,53%)

9º Chacrinha (PR) (3,31%)

10º Paulo da Farmácia (PMDB) nenhuma porcentagem

11º Roseane Marques de Amorim (PR) nenhuma porcentagem

12º Vanzella (DEM) nenhuma porcentagem

13º Gerson Luis Frâncio - Jaburu (PSB) nenhuma porcentagem


João Batista de Oliveira
Diretor do Portal
Todos Contra a Pedofilia MT

MT:Alta Floresta:Notebooks são furtados de residência de Alta Floresta

Um jovem de 23 anos procurou a Polícia Militar para denunciar o furto de dois notebooks, ontem, na residência onde mora, no setor G. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima percebeu a falta dos aparelhos por volta das 17h e, após questionar outros moradores da casa, percebeu que havia ocorrido o furto. 

Não foi confirmado se a propriedade foi arrombada. 

ESPORTE SORRISO MT:Eliminado, basquete feminino do MT destaca atleta que interessa Ourinhos


Time profissional de São Paulo já apresentou proposta por Lohana Bordignon, que fez 69 pontos em três jogos. Estado mostra crescimento na modalidade


Lohana Bordignon, atleta da Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, de Sorriso (MT) (Foto: Wander Roberto / COB)Lohana em ação contra o Centro Educacional Santa
Mônica (RJ) (Foto: Wander Roberto / COB)
A equipe da Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, de Sorriso (MT), venceu os dois primeiros jogos que disputou no torneio feminino de basquete da divisão especial, pelas Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos. Porém, perdeu para o atual campeão, o Centro Educacional Santa Mônica, de Madureira (RJ), por 45 a 27, e ficou de fora das semifinais em João Pessoa (PB).
Apesar da derrota, o time mato-grossense, comandado pelo técnico Fernando de Souza, apresentou consistência e destacou a jovem Lohana Bordignon, de 13 anos. Na competição, a atleta marcou 30 e 28 pontos, respectivamente, nas duas primeiras partidas, mais 11 na derrota para o Rio de Janeiro. O rendimento chamou a atenção do time de Ourinhos, de São Paulo, que apresentou uma proposta pela jogadora.
- A proposta é boa, eu iria morar e estudar na cidade. Mas acho que ainda está muito cedo pra tomar uma decisão como essa - afirmou a jovem, que praticava caratê até 2008, quando começou a jogar basquete.
Conhecido como um dos pólos do handebol nacional, a cidade de Sorriso está começando a ganhar mais reconhecimento no basquete. A equipe da Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt foi a primeira da cidade a conquistar uma vaga nas Olimpíadas Escolares na categoria até 14 anos. Por sua vez, o time masculino já disputou a competição e, nesse ano, perdeu a decisão na seletiva estadual para a Escola Irene Gomes de Campos, que representou o estado em João Pessoa.
- Nosso trabalho é de longo prazo. Recebemos apoio da prefeitura e através da Associação ASB Sorriso, temos como investir no esporte. Conseguimos equipamento, material esportivo, apoio para treinos e para disputar competições fora da cidade - contou o técnico Fernando de Souza.

SINOP MT:Sinop: mulher embriagada é flagrada conduzindo moto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no início desta madrugada, uma mulher de 21 anos por conduzir uma moto CG 150, placa de Sinop, embriagada. A ocorrência aconteceu no quilômetro 833, da BR-163. De acordo com informações da PRF, ao ser feito teste do etilômetro, foi constatado 0,55 miligramas de álcool por litro de ar expelido, acima do limite de 0,10 miligramas. 

A moto foi apreendida e a mulher encaminhada para a Polícia Civil para as providências necessárias. Ela pode responder processo, pagar multa e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

MT 24 HORAS NEWS:Nortão: dono de bar é morto com tiro de espingarda

Um homem foi assassinado, ontem à noite, em seu bar, no bairro Beira Rio, em Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop). O comandante do primeiro pelotão da Polícia Militar, tenente Ademar Júnior Duarte Lima, disse, ao Só Notícias, que a primeira versão apurada, é que o suspeito chegou por volta das 19h30, armado com uma espingarda e disparou um tiro contra José Carlos de Andrade, 58 anos, atingindo o abdômem. "Ele faleceu a caminho do hospital", afirmou.

O tenente acrescentou ainda que apenas um cliente estava no local, na hora do crime, porém, não soube descrever as características do suspeito, que fugiu após a ação. Buscas foram feitas mas, até o momento, ninguém foi detido. O motivação ainda desconhecida. A Polícia Civil passa a investigar o caso.

O horário e local de sepultamento da vítima não foram confirmados.

Colíder: Santa Catarina e São Paulo decidem título do brasileiro hoje


Foto
Santa Catarina e São Paulo disputarão, hoje, às 20h, o título do Campeonato Brasileiro de Seleções juvenis femininas - 1ª divisão, que está sendo realizado em Colíder (157 km de Sinop). As equipes foram classificadas ao vencerem, ontem, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, respectivamente. Estas últimas se enfrentam às 18h para definir o terceiro lugar.
Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, perdeu para o Pará, ontem, por 3 sets 0, e acabou rebaixado para a segunda divisão, no próximo ano. Tocantins e Mato Grosso do Sul também são as duas equipes que caíram após não apresentarem bons resultados no grupo de elite.
O brasileiro começou segunda-feira, reunido seleções de 12 Estados.

SINOP:PSDB:Sinop: acadêmicos cobram melhorias na UFMT antes da implantação de Medicina


A implantação do curso de medicina em Sinop foi discutida, esta noite, em uma audiência pública, no plenário da câmara de vereadores. Várias lideranças participaram das discussões entre elas deputados federais Nilson Leitão (autor do requerimento na Câmara dos Deputados para ser feita a audiência), Roberto Dorner, Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho, vereadores, o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Neder, representantes de entidades, médicos e o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), idealizador da audiência. Alunos de escolas estaduais, particulares e de universidades também acompanharam as discussões.

O delegado do Conselho Regional de Medicina, Frederico Bussolaro, como médico, disse que é favorável a implantação do curso no município, porém, o conselho é contra a "abertura indiscriminada de escolas de medicina no Brasil. Isso porque nos últimos 15 anos aumentou em 100% o número de escolas de medicina e isso não demonstrou uma melhoria na saúde pública do país. O CRM quer que o curso venha para Sinop com a condição de excelência de estudo, de oferta de emprego, e que o município, Estado e a União possam criar condições para que essa faculdade funcione".

Frederico também acredita que o curso irá melhorar a saúde pública no município. "Irá melhorar porque vai fazer com que os médicos locais se empenhem mais em atender e esse curso abre ambulatórios para poder assistir a população carente, pois na condição que está Sinop hoje, sem condições de atendimento nos postos de saúde, gerando sobrecarga no Pronto Atendimento. A vinda da universidade faz com que abram mais leitos e que os médicos locais abram os olhos para a concorrência. Porém, é necessário que aumente a estrutura e se dê apoio aos bons médicos para que a população não fique assistida por maus profissionais, mas vamos nós como CRM e médico lutar para que as coisas sejam bem feitas".

O secretário municipal de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, disse que Sinop tem estrutura para receber o curso e que o que falta é o hospital, que é uma exigência do Ministério da Educação. O hospital será uma realidade nos próximo dias com o auxílio do secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, e do governador Silval Barbosa, que irá assumir o hospital que seria o principal instrumento para a instalação do curso no município".

Mauri também disse que o município tem ótimos profissionais de medicina e que eles necessitam passar por uma pós-graduação ou mestrado para que possam compor o corpo docente do curso e que mais profissionais também virão para Sinop com a implantação do curso.

O deputado federal, Nilson Leitão, autor do requerimento na Câmara dos Deputados, para ser feita a a audiência, disse que a grande vitória da audiência foi o anúncio da reitora da UFMT, Maria Lúcia, "que já incluiu no seu plano plurianual o aumento de pelo menos 20 cursos para Sinop e entre eles a faculdade de medicina que seria o carro chefe. Dentro disso a audiência pública já deu um salto enorme para que a gente possa efetivamente sonhar com a concretização da faculdade de medicina", declarou.

Nem todas as pessoas que acompanharam a audiência são favoráveis a implantação do curso no município, um exemplo é o acadêmico de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Luíz Mário Martinez, que disse, ao Só Notícias, não ser contra a vinda de medicina para o município, porém, acredita que a estrutura para os cursos já existentes na UFMT deve melhorar.

"Nós os acadêmicos de medicina veterianária estamos mobilizados nessa audiência não contra a vinda do curso de medicina, mas que antes de pensar em trazer qualquer outro curso para Sinop, precisamos que pensem antes no nosso campus, na nossa estrutura que não está funcionando direito. O hospital veterinário que era para ter ficado pronto há alguns anos ainda não está funcionando, os técnicos administrativos ainda não voltaram a trabalhar e o governo não articula com eles, nos deixando sem acesso a biblioteca e laboratórios", disse o acadêmico.

O campus de Sinop é formado por uma Pró-Reitoria, três institutos, oito coordenações de curso, uma Supervisão de Administração, uma Supervisão de Graduação e uma Supervisão de Pós-Graduação. Os cursos oferecidos são: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física, Química e Matemática.

AGECOPA:Barreto desconhece relatório de Wagner sobre atraso em obras


Glaucia Colognesi

Hermínio Jota Barreto      Mesmo sendo membro da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa na Assembleia, Hermínio Jota Barreto (PR) alega desconhecer o conteúdo e a existência do relatório anunciado pelo presidente da comissão, Wagner Ramos (PR), em meio às críticas do deputado Percival Muniz (PPS).
     Na última semana, o socialista reclamou que a Casa não tinha informações sobre as obras da Agecopa. Ele chegou dizer que a Assembleia tem uma “Comissão de Faz de Conta” em referência aos trabalhos do grupo presidido por Wagner. Em resposta, o republicano anunciou a existência do relatório que apontava obras não realizadas pela autarquia, mas optou por não detalhar o teor.
     Wagner disse que vai encaminhar cópia do documento ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao presidente da Agecopa, Eder Moraes, de quem promete cobrar providências em relação aos trabalhos não executados.
     Nos bastidores, questiona-se a existência do relatório. O deputado e a assessoria garantem, por outro lado, que as informações foram repassadas ao presidente da Assembleia, José Riva. Porém, as declarações de Barreto de que não viu o documento aumentam os rumores de que a Casa não estaria recebendo os dados.

PMDB:Silval anuncia até 4ª fim da Agecopa e criação de uma secretaria especial


Romilson Dourado


Governador Silval Barbosa acaba com Agecopa e cria secretaria extraordinária ou especial, a ser conduzida por Eder de Moraes
   Desde quando assumiu a cadeira de governador, há um ano e cinco meses, Silval Barbosa vem batendo cabeça sobre o modelo de gestão da Agecopa e, de tanto enfrentar embaraços nos projetos, decidiu neste sábado, a exato mil dias da Copa-2014, extinguir a autarquia e criar uma secretaria extraordinária ou especial. O blog apurou que ele deve fazer o comunicado oficial entre segunda e quarta. Com essas mudanças, o governador deve manter Eder, agora como secretário. Estuda o que fará com os seis diretores: Roberto França (Comunicação e Marketing), Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos), Jefferson de Castro (Orçamento e Finanças), Agripino Bonilha (Mobilização Social e Voluntariado), Yênes Magalhães (Planejamento e Articulação Interinstitucional) e Carlos Brito (Infraestrutura). Uma das possibilidades é empregá-los na estrutura da administração como adjuntos.
   Silval chegou a ser orientado pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR) quanto à extinção da Agecopa desde fevereiro deste ano. Na época, o parlamentar expôs os conflitos entre os diretores por causa do regime colegiado, em que todos queriam mandar e não se chegavam a um acordo, além da inércia, com ausência de obras e ações - saiba mais aqui. Um levantamento feito por Emanuel junto as outras 11 cidades-sedes do Mundial de 2014 serviu de base para o Palácio Paiaguás alterar algumas regras, dando autonomia para o governador interferir diretamente nos projetos e exonerar membros da diretoria, se assim entender.
    A briga entre o presidente Eder e o diretor de Infraestrutura Carlos Brito foi mais um motivador para Silval optar pelo fim da Agecopa. Criada na gestão Blairo Maggi, a autarquia emprega hoje cerca de 100 pessoas, incluindo aquelas em cargos comissionados e os cedidos pelo Estado, e detém orçamento anual de R$ 250 milhões. Em princípio, o governador estava resistente à mudança porque achava que os projetos encaminhados na época de Maggi às instituições financeiras, principalmente sobre o modal de transporte, dependeriam da existência da Agecopa, uma vez que esta fez parte dos acordos oficiais para obtenção de financiamento. Eis que agora, Silval, após consulta técnica e junto à Caixa Econômica e BNDES, descobre que o responsável pelos projetos é o governo estadual, ou seja, todo financiamento precisa ter necessariamente a chancela do Estado.
   Diante disso, o governador decidiu, então, acabar com a Agecopa. Vai criar uma secretaria especial ou extraordinária ligada diretamente a seu gabinete, "enxuta" e com autonomia para conduzí-la da maneira que bem entender, sem os trâmites burocráticos exigidos às autarquias especiais para destituição de seus dirigentes, que hoje têm mandatos fixos e necessitam de aprovação de dois terços da Assembleia para serem desligados da Agecopa. Isso, para o governador, é um entrave, já que o governo luta contra o tempo para efetivação das obras.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

PERSEGUIÇÃO:AGECOPA:Pediram minha cassação porque solicitei transparência, diz Brito


Laura Nabuco

Carlos Brito      Embora considere ser possível apaziguar as divergências com o presidente da Agecopa, Eder Moraes, caso os problemas sejam "despessoalizados", o diretor de Infraestrutura da autarquia, Carlos Brito, não demonstra qualquer tipo de pudor ao criticar a postura do desafeto. Brito afirma ter se sentido desrespeitado e atribui o pedido de sua demissão, encaminhado ao governador Silval Barbosa (PMDB) por Eder, a uma tentativa de censura. "Minha cassação foi pedida porque solicitei mais transparência", dispara.
     Brito destaca a postura centralizadora de Eder à frente da Agecopa e afirma que, mesmo na condição de diretor de Infraestrutura, nunca teve acesso aos dados referentes ao projeto de implantação do VLT como novo sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. "Procurei de forma verbal, em reuniões, por escrito e não tive resposta. Vi na audiência pública a oportunidade de esclarecer minhas dúvidas", ressalta, em referência ao encontro realizado no início do mês, na Assembleia, para debater o assunto.
     Na ocasião, Brito se uniu ao coro do promotor de Justiça, Domingos Sávio, e fez uma série de críticas ao sistema escolhido pelo Governo, o que resultou na ira de Eder. Nesta sexta (16), no entanto, o diretor disse que jamais defendeu ou criticou o modal e que suas declarações visavam apenas buscar mais clareza à proposta apresentada em detrimento do BRT.
     Apesar do clima pesado entre ele e Eder, desde então Brito avalia ser possível permanecer no cargo. Ele ressalta que, para isso, Eder teria que passar a respeitar a lei que regulamenta a Agecopa. "É preciso que haja empenho de ambas as partes. O caminho é cumprir o que está na regulamentação: fazer uma gestão compartilhada, em que cada qual respeita seus pares", alfineta.
     Brito também faz questão de destacar que, embora Eder tenha solicitado seu desligamento, o governador ainda não deu qualquer posicionamento sobre o assunto. O diretor ainda desmente a versão de que iria tirar férias. "Eu não pedi (férias). Estou trabalhando normalmente", enfatiza.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

SORRISO MT:Regional Norte de motocross entra na reta final


Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

O Campeonato Regional Norte (Sorriso) de Motocross está entrando na reta final e pelo menos mais quatro etapas estão programadas para ocorrerem até novembro. A oitava será no próximo final de semana, em Ipiranga do Norte que, segundo o Moto Clube Sorriso, organizadora da competição, está sem receber uma competição do regional há cerca de quatro anos. Estão previstas ainda disputas em Guarantã do Norte, Juara e Sorriso, onde haverá a final.

Até o momento, os pilotos sorrisenses estão levando a melhor na competição, mantendo a liderança com bons pontos de vantagens em quatro das sete categorias disputadas. Na importadas - uma das principais - há três sorrisenses em busca do título e, até o momento, Anderson Chupel segue líder com 163 pontos, 37 a mais do que o segundo colocado Peterson Pfeifer, o Beto. Na cola estão ainda Thiago Formehl, com 119 e, Thiago Menzel, de Sinop, com 112.
A menor diferença é na mirim, em que Klarus Lasch, de Vera, se mantém líder, com 94 pontos, 21 a mais que o sinopense Marcos Rodrigues, conhecido como Ratinho. Confira a classificação após a sétima etapa, em Sinop, dia 11: 
Mirim
Klarus Renan M. Lasch - 94 pontos - Vera
Marcos Rodrigues (Ratinho)- 73 - Sinop
Felipe Facco - 66 - Sorriso
Kadun Lasch - 52 - Vera
Eduardo Oliveira - 51 - Sorriso
Novatos
Anderson Pereira (Beronha)- 129 pontos - Sorriso
Gilberto Godói - 92 - Sinop
Adriano Bragatti - 77 - Alta Floresta
Wallison Guilherme - 75 - Nova Bandeirantes
Marco Fabris - 71 - Sorriso
Junior
Elton Diniz - 166 pontos - Alta Floresta
Julian Poletto - 141 - Sorriso
Cleiton Borges (Cletinho) - 120 - Peixoto de Azevedo
Francisco Alencar (Chiquinho) - 71 - Sorriso
Airton Sperling - 70 - Alta Floresta
Master
Peterson Pfeifer (Beto) - 167 pontos - Sorriso
Marco Ferronato - 136 - Sinop
Alex Chupel - 134 - Sorriso
João Filho (Neno) - 85 - Colider
Tober Pavan- 71 - Terra Nova
Intermediária
Patrick Zibetti - 164 pontos - Nova Ubiratã
Vanderlei Souza (Feinho) - 105 - Colíder
Rodolfo Cru - 101 - Nova Bandeirantes
Rogério Martins (Shelo)- 85 - Sinop
Ramiro Douglas Gomes - 51 - Terra Nova
Força livre
Anderson Chupel - 163 pontos - Sorriso
Patrick Zibetti - 104 - Nova Ubiratã
Thiago Formehl - 100 - Sorriso
Peterson Pfeifer (Beto) - 81 - Sorriso
Ciro José Silva (Cirinho)- 70 - Sorriso
Importadas
Anderson Chupel - 163 pontos - Sorriso
Peterson Pfeifer (Beto)- 126 - Sorriso
Thiago Formehl - 119 - Sorriso
Thiago Menzel - 112 - Sinop
Airton Sperling - 86 - Alta Floresta

ROTARY SORRISO MT:Vídeo: Sorriso sedia um dos principais festivais de pesca do Estado






POLITICA MT:Sorriso MT: grupos de Mauro Savi e José Domingos podem apoiar empresário em 2012


Fonte: A Gazeta

A sucessão eleitoral em Sorriso deverá ser consensual entre os dois grupos mais fortes do município que é um dos mais atrativos economicamente por se localizar no Médio Norte de Mato Grosso. A pedido de segmentos empresariais descontentes com a atual administração do prefeito Chicão Bedin (PMDB), que se encontra envolvida em denúncias de corrupção em relação com vereadores, os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Zé Domingos Fraga (DEM), atual secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, podem se unir para apoiar o empresário Plinio Alegrete, sem filiação partidária.

Recentemente, em uma reunião, empresários pediram a Plinio Alegrete que assumisse a condição de candidato e procurasse urgentemente um partido para se filiar, já que o prazo para quem quiser disputar as eleições de 2012 no próximo dia 7 de outubro, ou seja, um ano antes do pleito. A opção pelo nome de Plinio Alegrete é pelo fato do mesmo ter bom relacionamento com todas as correntes políticas do município de Sorriso.

O que mais preocupa os empresários é a crise que se instalou no município por causa das denuncias de corrupção que acabaram abalando a credibilidade e a economia local que tem sua vocação no agronegócio. Mesmo estando localizada numa região próspera, Sorriso começa a ser alcançada pelos vizinhos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, outras duas potencias.

"Pela cidade e sua população é possível se construir uma unidade partidária", reconheceu o deputado Mauro Savi, que teve seu nome lembrado como candidato, mas pondera que se reelegeu deputado estadual e pretende cumprir seu mandato. O parlamentar, que foi líder do governo nos últimos 5 anos, sinalizou que o momento é de se deixar vaidades políticas de lado e trabalhar pelo engrandecimento do município e valorização de sua gente.

Mais reticente, o deputado e secretário Zé Domingos (DEM) acredita que ainda é cedo para se falar em eleição, mas referendou também que já foi 3 vezes prefeito do município e sempre procurou ouvir os reclames da sociedade para conduzir sua vida pública. "É preciso se amadurecer as coisas", disse Zé Domingos, admitindo conhecer Plinio Alegrete e colocar o mesmo como empresário de sucesso e pessoa respeitada pela sociedade de Sorriso.

O problema estaria no PMDB, partido do atual prefeito e do governo do Estado que deseja manter a cidade sob seu domínio político. Os caciques do partido tentam construir um arco de alianças que permita a reeleição de Chicão Bedin que se encontra no primeiro mandato a frente do Executivo estadual.

JOSÉ RIVA:PARTIDO DE KASSAB:Mesmo desconfortável no PR, Maggi recusa convite do PSD

RENATA NEVES
Especial para o Diário

Apesar de demonstrar claro descontentamento em relação à postura adotada pela direção nacional do Partido da República, o senador Blairo Maggi garante que não deixará a sigla para ingressar no PSD.

Maggi foi procurado ontem pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, idealizador da nova sigla, que reforçou o convite feito pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual José Riva. “Recebi, sim, o convite, mas essa possibilidade está descartada”, afirma.

O senador admite o “desconforto” gerado no partido após a divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o Ministério dos Transportes, que culminaram na queda do ministro Alfredo Nascimento, do diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot e de quase 30 servidores da pasta.

Mesmo assim, defende a reestruturação interna do partido e ressalta sua intenção de contribuir com o processo. “Tenho que levar minha vida dentro do partido. Temos que nos ajustar e melhorar o que precisa ser melhorado e acredito que conseguiremos”, ressalta.

Diante da postura adotada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que, em sua visão, não deu oportunidade de defesa para os republicanos envolvidos no escândalo, Blairo Maggi tem defendido que o partido adote uma postura independente em relação ao atual governo.

“Defendo que o partido tenha uma posição mais firme”, reitera. 

CRISE NA AGECOPA:Diretores respaldam a saída de Brito

Após horas de reunião sem definição com o governador, diretoria da Agência se reúne e avaliza o pedido de demissão de Carlos Brito 


O diretor da Agecopa, Carlos Brito, conversou por várias horas com o governador, que não definiu prazo para resolver impassse
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

Mais de cinco horas de reunião não foram suficientes para amenizar a crise interna da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo 2014 (Agecopa). Ontem o governador Silval Barbosa se reuniu com o presidente da Agência, Eder Moraes, e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, em separado, mas não houve solução para o problema. O episódio se agravou ainda mais no final da tarde quando quatro diretores assinaram um documento apoiando o pedido de demissão de Brito feito por Eder Moraes.

Depois da reunião, presidente e diretor deixaram bem claras suas posições: Eder Moraes não quer mais Brito na Agência e Brito, por sua vez, se mostrou disposto a tentar uma convivência no trabalho. Porém, pontuou as duas dificuldades diante da postura do presidente.

O diretor, que até agora vinha se mantendo calado, começou a falar ontem. Depois da reunião, o diretor afirmou que as decisões da Agecopa não são compartilhadas com os diretores e que não pode ser punido com a cassação do mandato só porque pediu transparência na Agência. Também disse que Eder “se acha o dono da verdade” e afirmou que quando o modal VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) foi anunciado como novo modal de transporte, não havia projeto pronto.

A reunião entre Silval e Carlos Brito começou logo cedo, às 9h. Depois de duas horas de conversa, Silval chamou Eder ao Palácio para o encontro. Porém, o presidente se recusou a manter uma conversa entre os três ao mesmo tempo. Depois que Eder foi embora, Brito voltou a conversar com governador. O encontro se estendeu até às 15h. Os dois, inclusive, almoçaram juntos no gabinete do governador.

Silval evitou aparições em público. Ele participaria da inauguração do cronômetro que marca mil dias para início da Copa do Mundo. Porém cancelou sua ida ao evento que foi realizado em todas as cidades-sedes do evento ontem. Por meio da assessoria, Silval apenas informou que não falaria com a imprensa e que não daria um posicionamento ontem.

Tanto Eder como Brito disseram que cabe ao governador uma decisão. Eder defendendo a saída de Brito e Brito se defendendo das acusações de insubordinação e rechaçando motivos para exoneração.

À tarde, depois que Brito foi embora do Palácio, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) foi ao gabinete do governador. Para Riva, quanto mais tempo demorar em resolver essa situação, maior o desgaste. “Se o governador não resolveu ainda é porque ele deve estar com alguma ideia. Ele é o chefe do executivo e deve resolver essa situação”, disse Riva, embora tenha afirmado que não conversou sobre Agecopa com Silval, apenas levou empresários italianos para uma audiência.

A briga entre Eder e Brito foi explicitada durante audiência pública realizada na Assembleia, onde Brito acusou o presidente de ser centralizador e o presidente, por sua vez, chamou brito de “ex-secretário de segurança frustrado”.

Ontem Brito disse que só chegou ao ponto de pedir informações e público porque não tem oportunidade dentro da Agência.