Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura 'dá calote' em times vencedores do Peladão


Prefeitura 'dá calote' em times vencedores do Peladão
O time de futebol Guarani, de Várzea Grande, ganhou a última edição do Peladão em 10 de abril deste ano, mas ainda não viu a cor do prêmio, um carro zero quilômetros, prometido pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania (SMEC), organizadora do evento. O diretor da equipe, Fábio Figueiredo Farias, conta que há cinco meses vem fazendo uma verdadeira marcação cerrada na secretaria, mas só recebe dribles.

“No começo, eles diziam que iria demorar 20 dias para a liberação do carro”, conta Farias, “mas depois, a cada semana, eles vinham com uma nova desculpa”, completa. “É só enrolação”. De acordo com o diretor do time, a nova ‘promessa’ é de que o carro seja entregue na próxima semana.

Além do Guarani, que ficou em primeiro lugar, o Nova Fronteira de Santo Antonio de Leverger, Trevo do Parque Cuiabá e Ajax do Tijucal, respectivamente segundo, terceiro e quarto lugar, também não receberam a premiação prometida, que é um carro zero para o segundo e uma moto para o terceiro e outra para o quarto lugar.

De acordo com o novo secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, João Bosco Cruz, que assumiu a pasta na última semana, a pasta já adquiriu os veículos está com duas motos e um carro zero. “O outro carro deve estar chegando amanhã”, aposta. “Até semana que vem, já estará tudo entregue”, promete.

De acordo com Bosco, a demora se deu por conta de entraves na aquisição dos automóveis. “Não foi entregue porque nenhuma empresa apareceu no primeiro pregão, nem no segundo. Só no terceiro pregão é que a secretaria conseguiu adquirir os carros”, conta. “Agora só falta entregar os carros para coroar o sexto Peladão, que foi um sucesso”, diz.

JOSÉ RIVA:MT protocoliza projeto que inclui VLT nas obras do aeroporto


De Brasília - Marcos Coutinho
Foto: ReproduçãoMT protocoliza projeto que inclui VLT nas obras do aeroporto
O governo do Mato Grosso, através da Secretaria de Logística e Transporte, protocolizou, há pouco, na Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), os dados técnicos do anteprojeto do corredor do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que serão incorporados ao projeto básico da obra de acesso ao terminal do aeroporto Marechal Rondon.

O anteprojeto do corredor VLT “CPA – Aeroporto” contempla uma estação de transbordo com aproximadamente 100 metros de comprimento por 17 de largura (plataforma + vias do trem paralelas). A estação será, preliminarmente, posicionada no canteiro central da Avenida João Ponce de Arruda, em frente ao atual estacionamento do aeroporto.

Ao protocolizar o anteprojeto, o governo de Mato Grosso dá o primeiro passo técnico no sentido de consolidar o VLT como o modal a ser implantado em Cuiabá a fim de garantir a mobilidade urbana para a Copa de 2014.

"Com isso, o governo de Mato Grosso cumpre o prazo acordado com a Infraero para que as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande-Cuiabá) não sofram nenhum tipo de atraso", declarou o titular da Selit, Francisco Vuolo.

Valtenir Pereira diz que busca fazer uma política de 'consenso' no PSB


Valtenir Pereira diz que busca fazer uma política de 'consenso' no PSB
Presidente regional do PSB, o deputado federal Valtenir Pereira afirmou que vai sempre buscar fazer uma política de 'consenso' no sentido de acomodar o grupo liderado pelo empresário Mauro Mendes e pela deputada estadual Luciane Bezerra, que se consideravam alijados das decisões internas.

"Vou sempre conversar para que o consenso seja obtido. O diálogo estará sempre aberto, mas temos que buscar o consenso e, sobretudo, respeitar as lideranças que já vinham se articulando há mais tempo no partido, buscando seus espaços", ponderou Pereira.

Na avaliação do parlamentar, se houver maturidade "todos terão seus espaços" no âmbito interno do PSB e/ou eventuais alianças a serem formadas para disputar as eleições municipais do próximo ano.

"Um consenso interno só é obtido com muito diálogo e com muito respeito. Vamos conversar muito com todos os grupos, que é um princípio básico da política", salientou o líder socialista, que comemorou a permanência de Mauro Mendes no PSB.

"Nunca acreditei que ele (Mendes) deixaria o PSB como especularam algumas pessoas e setores da mídia", salienta Pereira.

Silval Barbosa (PMDB):Governo de MT assina acordo para retomada do gás natural boliviano


a Editoria - Marcos Coutinho/Da Redação - Julia Munhoz
Foto: Reprodução/IlustraçãoGoverno de MT assina acordo para retomada do gás natural boliviano
O governo de Mato Grosso e a Petrobrás conseguiram fechar, há pouco no Rio de Janeiro, um contrato com o governo da Bolívia cujo resultado será a retomada do gás natural daquele país para a Termelétrica Mário Covas, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. Administrada pela Pantanal Energia, a usina voltará a gerar energia no próximo dia 27, após quatro anos com problemas no fornecimento e suspensão das atividades.

O contrato foi assinado pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e representantes da Petrobrás e do governo boliviano e prevê o envio de 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural para a térmica, permitindo o retorno do empreendimento, que pode chegar a gerar até 480 megawatts (MW), ou até 70% da demanda estadual por energia.

“Já estamos totalmente preparados para a retomada das operações. Ter a térmica de Cuiabá funcionando significa garantia de confiabilidade elétrica para todo o estado e uma importante contribuição à segurança energética nacional, além de assegurar sustentabilidade ao fornecimento de gás natural para Mato Grosso”, observa o diretor presidente da Pantanal Energia, Fabio Garcia.

Desde março de 2011, a Petrobras é a titular da energia a ser gerada pela térmica de Cuiabá. Essa parceria foi necessária para viabilizar o retorno no fornecimento de gás natural boliviano para o Estado. A Pantanal Energia continua sendo a proprietária da UTE Cuiabá e seguirá à frente da operação e manutenção do empreendimento, informou a assessoria.

Entenda o caso

Em 1997, Empresa Produtora de Energia (EPE) ou Pantanal Energia (nome fantasia) ganhou uma licitação realizada pela Eletronorte para a construção de uma termelétrica no Mato Grosso, fechando um contrato de 21 anos com preços fixos e pré-determinados. Pelo acordo, a usina deveria gerar energia em sua capacidade plena a qualquer momento em que fosse solicitado pela estatal, salvo em eventos extraordinários ou em manutenção.

Em 1° de maio de 2006, Evo Morales, recém-eleito presidente boliviano, publicou o decreto supremo 28.701, repassando para a estatal YPFB propriedade, posse e comercialização do gás natural boliviano. O decreto estabeleceu que as empresas que exploravam ou exportavam gás natural na Bolívia teriam 180 dias para subscrever contratos juntos à YPFB.

As medidas de nacionalização na Bolívia obrigaram a térmica de Cuiabá a assinar contrato de fornecimento de gás junto à YPFB e em dezembro de 2006, iniciaram-se as negociações junto à empresa.

No decorrer das negociações, a Bolívia passou a ter dificuldades para suprir todos os mercados de gás natural por ela atendidos. Diante da situação, o fornecimento de gás a Cuiabá foi interrompido totalmente em 26 de agosto de 2007.

Marino Franz se licencia e Joci Piccini assume a Prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

Nos próximos 15 dias, o vice-prefeito, Joci Piccini irá comandar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A assinatura da ata de licenciamento e posse foi realizada na manhã de hoje (13) na presença dos secretários municipais, vereadores e servidores públicos.

Antes da assinatura da ata, o prefeito Marino Franz ressaltou a importância dos servidores públicos, agradeceu a todos pelo compromisso e lealdade que dedicam a prefeitura e pediu o mesmo empenho durante a permanência do vice-prefeito.

Piccini agradeceu o voto de confiança e ressaltou estar assumindo o comando da prefeitura com o compromisso de dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo poder público. Ainda hoje (13), o prefeito em exercício irá se reunir com os secretários, o objetivo é se inteirar de todas as ações da administração pública.

No dia 14, Franz fará uma palestra em Santa Cruz do Sul (RS) sobre o modelo de desenvolvimento econômico implantado em Lucas do Rio Verde.

Juarez Costa (PMDB):Sinop é o 1º município a receber verbas do PAC 2 em Mato Grosso


De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Olhar DiretoSuperintendente da Caixa em Mato Grosso destaca qualidade e rapidez na confecção dos projetosSuperintendente da Caixa em Mato Grosso destaca qualidade e rapidez na confecção dos projetos
O prefeito Juarez Costa (PMDB) assinou, nesta terça-feira, de manhã, em seu gabinete, convênio de R$ 12,1 milhões com o Ministério das Cidades para implantação do programa “Sinop 100% Água Tratada” – que levará água potável a todas as residências da cidade que ainda não são atendidas pelo sistema de abastecimento.

Os recursos chegam a “fundo perdido”, por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira, disse, em entrevista ao Olhar Direto, que o município é o primeiro do Estado a receber recursos do PAC 2.

“Destaco a agilidade da equipe técnica da prefeitura e a qualidade dos projetos apresentados, o que facilitou muito a liberação de recursos do governo federal”, comentou o superintendente da Caixa Econômica, que é o agente financeiro liberador da verba federal.

Com o montante, além de levar água para os bairros que ainda não são, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (Saaes) vai reforçar a rede existente. O projeto prevê a implantação de captação subterrânea, tratamento, reservatórios, rede e ligações até as residências. “São mais de 110 mil metros de rede a mais dez reservatórios de um milhão de litros cada”, disse o prefeito Juarez Costa.

Sinop tem aproximadamente 100 bairros e cerca de 40% ainda não é atendida pela rede de abastecimento. Em 2010, a prefeitura construiu mais quatro poços e reservatórios, aumentando a abrangência do atendimento. Porém, em determinados setores da cidade, a pressurização da água é deficiente. Com o projeto “Sinop 100% Água Tratada”, o problema deve ser resolvido.

Sinop foi contemplada também na primeira etapa do PAC, com empréstimo de R$ 36 milhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para obras de esgotamento sanitário. As obras do esgoto estão previstas para começar ainda em 2011 e cerca de 50% das edificações serão ligadas à rede de esgoto.

Pré-candidato, Maluf acredita em coerência do bloco 'MT Muito Mais'


Foto: Reprodução/IlustraçãoPré-candidato, Maluf acredita em coerência do bloco 'MT Muito Mais'
Com o nome na lista dos pré-candidatos a Prefeitura de Cuiabá, pelo movimento Mato Grosso Muito Mais nas próximas eleições, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), acredita que a formação do bloco para a disputa de 2012 deve ser feita de forma coerente, já visando o embate eleitoral de 2014.

Na visão do deputado, a definição do PSDB em continuar ‘caminhando junto’ com o movimento foi feita mediante a decisão de se construir parcerias para as próximas eleições em vários municípios, verificando a preferência de cada partido, que compõe o Mato Grosso Muito Mais.

“Queremos estender essa parceria para a candidatura a governo de 2014, então precisamos ter coerência em 2012, para colher os frutos”, explicou o tucano, durante entrevista exclusiva ao Olhar Direto, nesta terça-feira (13).

Maluf ressalta ainda que, apesar da sigla tucana oficialmente compor o movimento, não houve veto a alianças já formadas, com nenhum outro partido. “Existem situações particulares em alguns municípios que o partido está caminhando com PMDB”, explicou o deputado, ao ressaltar que a preferência é de construir candidaturas dentro do bloco, liderado pelo senador Pedro Taques (PDT).

Tucanos

Sobre a postura adotada pelo ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), que já anunciou apoio a candidatura do empresário João Dorileo Leal, Malouf pontuou que o ‘colega’ tucano deve nos próximos dias pedir um afastamento da sigla.

Quanto a ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que participou do evento de filiação dos peemedebistas, o parlamentar acredita ter sido apenas um ‘ato de cortesia’. “Tenho bom relacionamento com ela, apoiei na candidatura para deputada federal, confirmando minha candidatura, acredito que ela vai caminhar com a gente”.

Sobre o recente pedido de expulsão feito por um membro do Diretório Municipal do PSDB, Malouf afirmou que o presidente regional da sigla, deputado federal Nilson Leitão, não deve acatar o pedido.

SORRISO MT:SEBRAE encerra programa especial para empresários de Sorriso

Assessoria de Imprensa

O Sebrae Mato Grosso encerra na manhã desta quarta-feira (14) o curso Gestão de Qualidade, dentro do Programa Sebrae Gestão de Qualidade, realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES).

Participaram dos cursos cerca de 100 empresários que receberam orientações, qualificação e aprendizado para melhorarem o desempenho de suas organizações, com o seguinte conteúdo:

+ De olho na qualidade “5S para pequenos negócios”;
+ Fundamentos da excelência “O caminho para o sucesso”;
+ Parcerias eficazes “Satisfação dos clientes, fornecedores, sociedade, sócios e colaboradores”;
+ Os processos “Padronização e melhoria contínua”;
+ Visão estratégica “Do pensamento à ação, da ação ao sucesso”;

O Programa Sebrae Gestão de Qualidade teve início ainda no mês de março de 2011 e foi dividido em cinco cursos até o seu fechamento nesta quarta-feira, oportunizando aos participantes diversas soluções para empresas que buscam a evolução de seus negócios.
Para marcar o encerramento a ACES realizará um café da manhã com  empresários do município para debater os assuntos pertinentes à atividade em Sorriso e região.Este 1º ACES Bussines Café é realizado também em parceria com o SEBRAE, através de sua unidade de Sinop.

Durante todo este período do programa várias atividades extras foram realizadas em benefício da comunidade, como a festa junina que arrecadou alimentos em benefício da entidade CEDEDICA, que atende menores de idade em situação de risco, em conflito com a justiça. Também foi plantada uma árvore por cada empresário participante, afim de acompanhar o seu desenvolvimento neste período e a última ação dos participantes foi a “Caminhada Ecológica pela Excelência de Vida”, realizada no mês passado e que envolveu muitos participantes no apelo pela saúde e a conscientização ambiental.

PAUTA:

O que: Encerramento do Programa Sebrae Gestão de Qualidade e o Café com Empresários
Onde: Lanna’s Buffet
Quando: Dia 14, quarta-feira
Horário de início: 7:00 horas
Horário previsto para encerramento: 9:00 horas
Contato:
(66) 9685-2677 – Idéias Publicidades e Eventos

Sorriso MT: Vereador bate e depois quer resposta de requerimento, diz líder do prefeito

Responder requerimento não é favor do executivo e sim o seu dever,disse Luiz Fabio

Mais uma vez os ânimos ficaram exaltados entre os vereadores sorrisense. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorriso, ocorrida nesta semana, o líder do prefeito de Sorriso, vereador Vanzella levados pela presença maciça de pessoas no recinto promoveu uma verdadeira cena teatral.

 A confusão toda teve início quando o vereador Chacrinha (PR) de uma forma democrática e no cumprimento do seu dever apresentou um requerimento solicitando informação o porquê da interdição do aterro sanitário e o que levou a prefeitura receber uma multa no valor de 250 mil.

Em sua crítica aos parlamentares, Vanzella declarou que era contra o pronunciamento do autor do requerimento,pois o mesmo estava fazendo pré julgamento,dizer que 250 mil poderia ser usado na reforma de escola é pré julgamento?.

O vereador Chacrinha que sempre foi muito cordial com todos os parlamentares independente de oposição e situação teve de uma forma contundente o apoio do presidente da câmara municipal de Sorriso, vereador Luiz Fabio (PDT),que destacou que o vereador Chacrinha esta cumprindo a fundo o papel do vereador  que é a função de REPRESENTAR. O Vereador é responsável por buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas. Ele deve trazer para o debate na Câmara questões relacionadas a segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, turismo, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum.

Como representante do povo, o Vereador tem a obrigação de ser o porta-voz das minorias, dos grupos organizados, das associações, dos sindicatos e do cidadão consciente dos deveres do Poder Público e das necessidades da população. Merece também ser lembrada a mais intuitiva das atribuições do Poder Legislativo municipal: LEGISLAR.

No modelo constitucional brasileiro, a iniciativa da Lei cabe ao Vereador e também ao Prefeito. Os projetos de lei iniciados pelo Prefeito devem ser encaminhados à Câmara para aprovação. Audiências públicas devem ser realizadas na Câmara Municipal para aprimorar o projeto de lei, conhecer todas as suas implicações na sociedade, os valores envolvidos, o impacto ambiental e os resultados esperados. Todo esforço deve ser feito pelo Vereador para que a Lei em elaboração seja efetiva, aplicável, equilibrada e atenda aos desejos da coletividade.

O grande embate foi que o parlamentar quer a informação do alto de inspeção – nº 148816 – termo de embargo/interdição 103813 e notificação nº 110715 a Secretaria de Estado e Meio Ambiente – SEMA, aplica multa de R$ 250 mil – Duzentos e Cinqüenta Mil Reais contra Prefeitura Municipal de Sorriso por funcionamento de Aterro Sanitário em desconformidade com Leis Ambientais. 

Segundo Documentos o Aterro Sanitário de Sorriso localizado as margens da BR – 163 km 795 – a direita sentido Sinop – distante há 18 km de Sorriso encontra – se em desconformidade com o Código Estadual do Meio Ambiente – Anexo único do decreto estadual 7007/2005, assim como transgride a lei nº 9.605/98 do Decreto Estadual Nº 6514/2008 do Código Estadual de Meio Ambiente e infringe ARTº 70 da Lei nº 9305/98 inciso XI do Decreto Federal 6.514/2008 ARTº 84 e 89.


Conforme auto de infração datado de 08/08/2011 saliente o prazo de 20 – vinte – dias para o pagamento do valor da multa aplicada ou apresentação de defesa administrativa à SEMA.

A Multa Total pelas infrações pelas leis e artigos citados atingem a cifra de R$ 250 mil – Duzentos e cinqüenta mil reais. 
Segundo auto de inspeção a multa aplicada contra a Administração Municipal atende solicitação da Promotoria da Justiça da Comarca de Sorriso – Protocolo nº 221557 – 2011 conforme decisão interna e administrativa nº 382/SPA/SEMA/2009- e denúncia da Ouvidoria Setorial procedeu – se fiscalização no Aterro Sanitário de Sorriso e constatou – se na Área localizada onde encontra – se o aterro sanitário, depósito de lixo doméstico a céu aberto sem a adoção de nenhuma medida mitigadora dos danos ambientais. Consta ainda o auto de inspeção de que no local além do lixo doméstico em céu aberto foram encontrados sacos plásticos, caixote de madeira, papel e papelão, constata ainda de que o odor proveniente do lixo depositado sem nenhum tratamento é muito desagradável com sinais de lixo em decomposição no local onde pode se perceber a presença de muitos pássaros – urubus.

Outra observação no auto de inspeção revela que a vala destinada ao depósito de resíduos sólidos domiciliares está enterrada. A disposição final do resíduo do serviço de saúde também está sendo realizada de forma irregular encontrando – se no local seringas, copos de exames – descartex e cartelas de comprimidos dispostos a céu aberto e parte queimada. 

Finaliza o auto de inspeção de que a vala para disposição final do resíduo serviço de saúde possui manta, cobertura metálica fixa e enterramento, sendo que o local é cercado por dela de alambrado mais não possui sinalização.

SORRISO MT:POLICIA:Casal é assaltado e jovem estuprada em Sorriso


Um casal de namorados foi vítima de uma dupla de assaltantes que agiram na MT 242 - saída de Sorriso à Ipiranga do Norte. Armados com revólveres cercaram um veiculo Corsa, que estava estacionando as margens da estrada e renderam o casal. Depois disso, estupraram a jovem de 20 anos de idade. Em seguida, fugiram do local levando roupas, documentos, celulares e o aparelho de som do carro.        

O fato foi comunicado à Delegacia de Policia de Sorriso que efetua investigações, prejudicada pela falta de detalhes e informações como características dos assaltantes ou do veiculo utilizado por eles. “Estamos sim na busca de elucidar este assalto seguido de estupro, um crime bárbaro e solicitamos à população que evite estes procedimentos de estacionar seus veículos em locais ermos e ainda permanecer dentro dos mesmos, pois facilita a ação deste marginais”, comentou o delegado de Sorriso, Dr. Thiago Garcia. (com informações Rádio Sorriso)

SORRISO MT:Rapaz é encontrado morto com tiro na cabeça


Foto por: Fábio Silva
Henrique de Freitas Nunes (23) foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (12).

Na sua casa, no beco São Tomé, no bairro São Matheus. O corpo estava no sofá com uma arma ao lado, e segundo os policiais militares, com um tiro na cabeça.   

De acordo com a perícia, Henrique foi atingido no olho direito e a bala atravessou sua cabeça. Pela posição em que foi encontrado, possivelmente estaria dormindo quando levou o tiro.  

Henrique foi encontrado por uma amiga, que morava com ele

ACES Neiva Dalavalle:ACES de Sorriso promove “1º Café Bussines”


A ACES (Associação Comercial de Sorriso) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) realiza nesta quarta-feira (14) o “1º Café Bussines”. Trata-se de um café da manhã empresarial que tem o objetivo de promover a interação entre os empresários da cidade.

De acordo com a vice-presidente da ACES Neiva Dalavalle, este é o primeiro de muitos cafés que a associação pretende realizar. “Queremos unir a categoria e com isso fazer Sorriso crescer ainda mais” disse Neiva.

O Café acontece amanhã (14) no Lana’s Buffet, a partir das 07h00. A entrada é gratuita.  

SORRISO MT:Impressionante! Vereador ataca presidente da casa em cidade de São Paulo!

SORRISO MT:POLICIA:Polícia prende quadrilha que praticava roubos em Sorriso




A Polícia Militar de Sorriso prendeu na manhã desta terça-feira 3 elementos suspeitos de praticar roubos na cidade há cerca de uma semana. Trata-se de H.J.L (17), Antônio Lopes da Costa (44) e Clebson (23).  


Os suspeitos foram presos próximo ao clube Tradição, depois de fazer mais duas vítimas na Avenida Brasil esquina com Avenida Curitiba, duas mulheres que tiveram bolsa e celulares roubados.

A polícia acredita que os bandidos tenham agido em vários crimes na cidade por conta da principal característica apontada pelas vítimas que é a utilização de uma saveiro prata placa JYJ-1850 de Alta Floresta.

Os três foram conduzidos a delegacia de polícia.  






Vereador Maximino Vanzella (DEM):Vereador fica histérico

O vereador Maximino Vanzella (DEM), líder do prefeito Chicão Bedin (PMDB), na Câmara Municipal de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), resolveu "dar um piti" com reportagem do site MidiaNews, que mostra os problemas enfrentados pelo Legislativo para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, administrativamente, os vereadores presos pelo Gaeco por extorsão.

'Vereador Vanzella (DEM)perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado'

O líder do prefeito de Sorriso, vereador (DEM) perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, o motivo é o de sempre alegar que todos projeto de iniciativa dos vereadores são inconstitucional,
O diretor do site MT 24 horas News e do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, afirmou, há pouco, que o Vanzella, "perdeu a chance de ficar calado ". A afirmação do maior ativista na luta contra a pedofilia em MT foi expressa ao comentar críticas feitas pelo político durante seção onde alegou inconstitucionalidade do projeto sem nenhum conhecimento onde o mesmo foi detonado pelo parlamentar petebista,João Matos autor da mataria e apoiado pelo presidente da casa vereador Luiz Fabio (PDT),o projeto dispõe sobre a emissão em sistema de braile, de contas, extratos, boletos de pagamento e correspondências,pelos órgãos públicos municipais,concessionárias,permissionárias de serviços públicos,instituições financeiras e administradoras de cartões de credito,as pessoas com deficiência visual.

CHICÃO BEDIN PMDB:Sorriso: prefeitura convoca professores aprovados e classificados

A prefeitura de Sorriso divulgou edital convocando 20 professores aprovados e classificados para pedagogia, 40 horas, no processo seletivo simplificado 001/2011 para firmar contrato temporário. Publicação no Diário Oficial dos Municípios, que circula hoje, aponta que eles deverão comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da prefeitura.

Entre os documentos que devem apresentar, estão cópias e originais para autenticação do RG, CPF, certidão de casamento; comprovantes de nascimento dos filhos menores de 18 anos, de escolaridade, título de eleitor; carteira de reservista (se homem); carteira de trabalho, entre outros.

Conforme Só Notícias já informou, mais de 200 candidatos se inscreveram para o processo em julho, no qual eram ofertadas, inicialmente, 91 vagas. Além de pedagogia, elas eram votadas para as áreas de Ciências, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Educação Física.

CÂMARA SORRISO MT:Sorriso: comissão recebe até amanhã defesa final de vereadores investigados


Foto
A Comissão Ética e Decoro Parlamentar que investiga 3 vereadores acusados de quebra de decoro por suposto esquema de cobrança de propina do prefeito Chicão Bedin (PMDB) à Câmara de Vereadores, deve viajar hoje a Tangará da Serra.  Segundo uma fonte do Só Notícias, os vereadores devem se reunir com integrantes da Comissão Ética e Decoro Parlamentar tangaraense que conduziu as investigações sobre irregularidades na prefeitura que resultou, mês passado, na cassação do prefeito Julio Ladeia, do vice, Jose Jaconias e 4 vereadores. Os sorrisenses buscarão mais informações e embasamento jurídico. "Depois de receber a defesa por escrito dos vereadores envolvidos, o relatório deve ser iniciado", disse a fonte. O prazo para entregar a defesa é até amanhã (14).
Conforme Só Notícias já informou, a Comissão de Ética da Câmara de Sorriso já ouviu depoimentos dos vereadores Gerson Frâncio (PSB) -Jaburu-, Chagas Abrantes (PR) e Roseane Marques (PR). Os três negaram que tivessem pedido dinheiro em troca de apoio político. A comissão também ouviu testemunhas e analisa o processo judicial contra os 3, que ficaram 4 dias presos, em Cuiabá, após operação do GAECO em Sorriso. Gravações de conversas dos vereadores com o ex-secretário de Indústria e Comércio, Santinho Salerno também são analisadas. Os secretários Rondinelli Urias e Zilton Almeida também depuseram.

CHICÃO BEDIN PMDB:Sorriso: arrecadação de impostos aumenta R$ 6,5 milhões

A arrecadação de impostos da prefeitura de Sorriso aumentou cerca de R$ 6,5 milhões, de janeiro de julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Números do Tribunal do Contas do Estado apontam que foram arrecadados R$ 70,8 milhões, ante R$ 64,3 milhões, no mesmo período de 2010, representando incremento superior a 10,2%.

O secretário Finanças, Valdecir de Lima Costa, atribuiu o aumento a dois fatores, em entrevista ao Só Notícias. Primeiro, o crescimento do índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2.2 para 2.4, entre os dois anos, devido ao aumento da população, constatado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O reflexo na arrecadação, foram cerca de R$ 900 mil a mais nos repasses.

O outro fator, foi o aumento do percentual do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS. Saltou de 2.217, para mais de 3, representando incremento de quase 10,5%. "O ICMS é a nossa principal fonte de receita, e acredito que seja de qualquer município", disse.

Para o secretário, a tendência é a arrecadação continue aumentando, principalmente devido aos repasses do ICMS. Sorriso tem forte potencial agrícola e vem sendo um dos que tem recebido as maiores transferências em Mato Grosso. De janeiro a julho, somente do imposto, foram mais de R$ 5 milhões.

SORRISO MT:Sinop: presidente do Detran assina convênio para sinalização de ruas


presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Teodoro Lopes, o "Dóia", deve participar, hoje, em Sinop, da assinatura de um convênio para a sinalização (horizontal e vertical) de diversas ruas do município. A confirmação foi feita por meio da assessoria de imprensa do Executivo. No entanto, não foi informado qual o valor do convênio e quais serão as vias beneficiadas. 

Ontem, conforme Só Notícias informou, Lopes anunciou durante sessão na Câmara de Sorriso, um repasse de aproximadamente R$ 1,3 milhão para melhorias no trânsito da cidade. No projeto estão as rotatórias da avenida Natalino Bescansin além da inclusão de mais semáforos. Ele destacou, ainda, a proposta para ampliação da unidade do Ciretran sorrisense, coordenado por Hélio Silva, no próximo ano.

UMA VERGONHA:Sorriso: demora para concluir viaduto é "vexatória", diz presidente da câmara


Foto
A câmara municipal aprovou, na sessão de ontem à noite, requerimento que pede ao Ministério dos Transportes e ao DNIT a conclusão da travessia urbana em Sorriso (saída para Sinop). A cobrança também foi feita, há poucos dias,    pessoalmente, pelo presidente do legislativo, Luis Fabrio Marchioro, ao superintendente do DNIT Mato Grosso, Orlando Fanaia. "Esse é mais um dos muitos pedidos que fazemos. Cobramos deles aqui e em Brasília, quando o Ministério dos Transportes que se comprometeu em vir aqui e não apareceu", reclamou.
Durante seu pronunciamento, o presidente fez questão de frisar que não é conivente com essa situação. "Os munícipes esperam de nós uma atitude e nós estamos pedindo providências seja quem for o responsável. É nosso dever zelar pelo Município e nos falta paciência diante de algumas situações como é o caso da construção da travessia urbana de Sorriso, que está parada, nos causando vergonha", criticou.
Ele também classificou a construção como algo "vexatório" para a cidade. "Enquanto que em Sinop os viadutos bem feitos transformaram a entrada da cidade, em Sorriso as travessias causam transtornos e acidentes, transformando um sonho em pesadelo", desabafou. Segundo Marchioro, empresários e transeuntes também estão insatisfeitos com a situação caótica. "Queremos saber quem está falando a verdade: a empreiteira que alega não ter recebido para dar continuidade ou o DNIT, que justifica o atraso no repasse a uma readequação do projeto de responsabilidade do Município", questionou.
(foto:assessoria)