Pages

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VEREADOR MAIS ATUANTE DO NORTE DE MT:PDT 'poderá convocar' Luiz Fabio a disputar eleições do próximo ano em Sorriso

O presidente da câmara municipal de Sorriso, vereador Luiz Fabio Marchioro (PDT), poderá ser sondado pela cúpula pedetista para disputar as eleições municipais ao cargo de prefeito na cidade de Sorriso.

Em Sorriso, os bastidores políticos ecoam vários nomes para disputar as eleições de prefeito em 2012. O próprio prefeito Chicão Bedin integra a lista numa possível reeleição. E, recentemente, comentários dão conta de que poderá surgir uma terceira via em Sorriso com Luiz Fabio que é considerado o vereador mais atuante do norte de Mato Grosso, esse reconhecimento vem do Portal Todos Contra a Pedofilia MT na pessoa do maior ativista na luta contra a pedofilia no estado.

Em entrevista ao Portal Todos Contra a Pedofilia MT, o vereador mais atuante do norte de Mato Grosso assumiu que seu nome está a disposição do partido. “ O partido no qual eu faço parte com muito orgulho, tem candidatos e,  é uma exigência do nosso presidente estadual, Senador Pedro Taques,  que Sorriso tenha candidatos na eleição do ano que vem e, por isso nós nos colocamos a disposição. Acredito que não há melhores ou piores, apenas estamos colocando nosso nome para avaliação da população, pelo  trabalho que viemos realizando” Disse Luiz Fabio.

Luis Fabio aposta na base forte do partido que tem três vereadores, Marchioro, Leocir  e o suplente Bruno Stellato, que segundo o mesmo, todos vem desempenhado um bom trabalho no município como vereador. “ Todos eles estão desempenhando um ótimo trabalho na minha modesta avaliação. Leocir Faccio que é o presidente do partido,  Bruno Stellato que teve quase 900 votos e não entrou pela questão de legenda e a minha pessoa, todos estamos trabalhando para tentar dar o melhor que pudemos na câmara municipal pra deixar essa marca registrada.”  

Quanto ao episódio político figurados por alguns vereadores da câmara, no qual são acusados pelo prefeito de pedir propina em troca de apoio político, tem em seu mandato de presidente o  momento mais delicado. O mesmo tem  lamentado e diz estar tentando apurar da melhor  forma possível o caso. “Tivemos esse problema, onde na nossa gestão explodiu a maior crise política da história do nosso município. Não sei qual a avaliação da população, mas nos podemos dizer com tranqüilidade que  estamos fazendo tudo o que podemos e tudo que a legislação nos permite, para que a população tenha uma resposta por conta disso.”

O presidente da câmara diz estar preparado para assumir um cargo acima de vereador (vice ou prefeito). “Na nossa gestão avançamos muito com os trabalhos do legislativo e isso é nitido, claro e evidente, dando  para a população perceber. Eu não sei o que condiciona  a pessoa a ser candidato a prefeito(...)mas temos  todas as condições sim e estamos preparados e sabemos o que Sorriso precisa hoje, sabemos as articulações necessárias para que o município consiga angariar melhores condições de vida para a população e principalmente por que amamos este município.” Disse Luis Fabio

Nos bastidores do grupo de oposição se cogita o nome de Luis Fabio para candidatura a vice-prefeito, juntamente com o empresário Claudir Bussolaro ou com ex-vice-prefeito Luis Carlos Nardi. São estes os principais nomes que  a oposição  tenta colocar a disposição da população de Sorriso, para enfrentar  a possível candidatura do atual prefeito Clomir Bedin, que deverá buscar a sua reeleição.



movimentocontrapedofiliamt@gmail.com

DEPUTADO FEDERAL SINOP MT:Construção de acostamentos na BR 174 é pleito defendido pelo dep. Roberto Dorner

O deputado federal Roberto Dorner (MT) apresentou à Câmara dos Deputados solicitação para que o Ministério dos Transportes realize a construção de acostamentos na BR-174, em um trecho de aproximadamente vinte quilômetros, entre o rio Guaporé e a Serra da Borda, no Município de Pontes de Lacerda, em Mato Grosso. Segundo o parlamentar, a necessidade dos acostamentos é urgente, devido ao perigo que os cidadãos correm ao passar pelos conflitos de trânsito constantes entre veículos, pedestres, bicicletas, motocicletas e carroceiros.

“Em toda a extensão desse trecho são frequentes as ocorrências de acidentes porque essa rodovia se torna praticamente uma via urbana, mas não possui as condições de segurança necessárias para assumir tal papel”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, o trecho é o principal acesso a várias estradas, bairros e sítios particulares, o que o torna bastante movimentado durante a semana, por ser o caminho para a cidade, e também nos finais de semana, em razão de por ali se poder chegar ao Córrego Barreiro, procurado por banhistas.

Nesse trecho também se localiza a empresa de onde sai o transporte coletivo que faz a linha Pontes de Lacerda – Vila Bela da Santíssima Trindade. Os ônibus costumam estacionar na própria rodovia, dificultando o tráfego. Essa prática é também costumeira até por parte do transporte escolar. “Contamos com o empenho do Ministério dos Transportes para a elaboração dos estudos necessários à viabilização dessa proposta para que a população não corra mais esse risco ao ir trabalhar, estudar e realizar suas atividades diárias”, concluiu Roberto Dorner.

NÃO AO DITADOR DA AGECOPA:JOSÉ RIVA:VLT:José Riva defende que Silval não seja 'truculento' com Carlos Brito


José Riva defende que Silval não seja 'truculento' com Carlos Brito
Ponderado quanto à crise instalada entre o presidente e o diretor de infraestrutura da Agecopa, Éder Moraes e Carlos Brito respectivamente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), que passou a manhã reunido com o governador Silval Barbosa (PMDB), defendeu que o chefe do Executivo Estadual não tome atitudes precipitadas e nem truculentas com relação ao pedido de demissão do diretor, já anunciado pelo presidente da autarquia.

“Eu não defendo a truculência, defendo o diálogo e acho que a melhor forma de resolver essa situação é uma conversa do governador com os dois. Eu particularmente não acho que essa discussão seja motivo pra demissão do Carlos Brito. Não vejo Necessidade em demiti-lo. As pessoas estão esperando pelas obras da copa. Não temos que perder tempo com essas brigas de ego”, disparou.

As declarações de Riva foram dadas logo após sua saída do gabinete do governador. Segundo o presidente sua reunião com Silval não foi para tratar deste assunto. “Esta reunião estava marcada há semanas. Fizemos uma avaliação dos trabalhos da Sema e tratamos de outros assuntos”, disse ele ao ressaltar que eles ( Brito e Éder) não estão sabendo tirar proveito da situação. "Tem momento que a divergência é importante, pois a partir daí um passa a policiar o outro para que os dois produzam melhor", explicou.

Riva é declaradamente um dos únicos deputados que se mostraram contra a substituição de Carlos Brito na Agecopa. A crise instalada na Agência Executora das Obras da Copa (Agecopa) se deu por conta de uma discussão ‘infantil’ entre o presidente e o diretor de infraestrutura da autarquia, Eder Moraes Dias e Carlos Brito, respectivamente, ocorrida publicamente durante audiência na Assembléia Legislativa para discutir o modal a ser implantado na região metropolitana.

Porém a briga entre os dois não é recente. Desde que Eder assumiu a presidência da Agecopa, em maio deste ano, o clima pesado entre os dois é conhecido. Ambos já até fizeram as pazes em público depois da notícia de uma discussão.

Brito, que está na diretoria de Infraestrutura da Agecopa desde a criação da autarquia, em 2009, defendia o BRT como novo sistema de transporte a ser adotado em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa. Esse modelo foi escolhido quando o senador Blairo Maggi (PR) ainda era governador. Mas no começo deste ano o governador resolveu mudar para um sistema mais moderno, o VLT.

O fato é que Éder deve encaminhar ainda hoje o pedido de exoneração de Brito ao governador. Caso Silval acate o pedido irá encaminhá-lo para Assembleia Legislativa, onde precisará do aval de pelo menos 2/3 dos deputados estaduais para ser válido.

"O Éder tem o direito de fazer o pedido, mas ta errada a truculência. A AL vai defender o diálogo. Não conversei com o governador sobre o assunto. Mas, se o Éder disse que a relação está insustentável, o governador precisa chamar os dois para uma conversa", finalizou Riva.

AMIGO DO DITADOR VLT:Líder do governo na assembleia apoia expulsão de Carlos Brito


Da Redação - Laura Petraglia
Líder do governo na assembleia apoia expulsão de Carlos Brito
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Romoaldo Júnior, defendeu na manhã desta sexta-feira (9) que a melhor solução para crise na Agecopa, é mesmo a demissão do diretor de Infraestrutura Carlos Brito.

“Ele foi inconveniente, insubordinado e indisciplinado. Acho mesmo que o governador tem que pedir sua substituição à Assembleia. Se trabalhasse pra mim, eu já o teria demitido. Ele afrontou o governo e a situação ficou insustentável. Quando o clima é quebrado, tem que separar, senão vai atrapalhar o trabalho do grupo”, disse.

Segundo Romoaldo a regra é clara quanto ao regime presidencialista aprovado pela Assembleia, com relação à gestão da Agecopa. “Ele sabe que existe um presidente e que é subordinado a ele, e mesmo assim tem desrespeitado e afrontado o Éder”, pondera.

O líder negou que haja qualquer tipo de articulação prévia com relação a arrebanhar os dois terços de votos dos parlamentares necessários, para uma possível expulsão de Brito. “Eu não recebi o start do governador para isso, mas caso receba vou fazê-lo. Nos bastidores, apesar do Brito ser ter sido indicado pela AL, somente dois deputados se posicionaram contra sua demissão até agora, que foi o José Riva (PP), e o Wallace Guimarães (PMDB)”, finalizou. 

Saída estratégica de Zé do Pátio não reaproxima cúpula do PSDB


De Rondonópolis - Débora Siqueira
Foto: Matusalém Teixeira/AssessoriaPrefeita em exercício, Marília Salles, diz que apenas cumpre seu papel constitucional, projeto do PSDB está mantidoPrefeita em exercício, Marília Salles, diz que apenas cumpre seu papel constitucional, projeto do PSDB está mantido
O diretório municipal do PSDB mantém pré-candidatura do ex-governador Rogério Salles, mesmo com os sinais de tentativa de reaproximação do prefeito licenciado Zé Carlos do Pátio (PMDB) com os tucanos com a licença de 14 dias, abrindo espaço para que a vice-prefeita, Marília Salles, esposa de Rogério, ser a primeira mulher a assumir o município, mesmo por um período tão curto.

“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Fui eleita para ser vice-prefeita. Meu dever termina em 2012. O PSDB não vai mudar o projeto. Rogério Sales é pré-candidato pelo partido e eu tenho um papel constitucional de assumir a prefeitura”, explicou a prefeita em exercício Marília Salles.

Com os constantes anúncios de que pode não vir a ser candidato à reeleição porque se preocupa apenas com o final da gestão, Zé Carlos do Pátio pode vir a ser um nome importante para o palanque de Rogério Salles. “Se ele não for candidato, é claro que gostaria de ter o apoio dele e não ser oposição. Respeitamos o partido do tamanho do PMDB, contudo, é natural que eles saiam com candidato próprio”.

Caso Zé do Pátio assuma a postura de candidato a mais um mandato frente ao município, Salles deve vir a futuramente a ser candidato da oposição ao governo que o seu partido, mesmo de forma tímida, ajudou a comandar.

DITADURA AGECOPA?:Dia D na Agecopa

DA REDAÇÃO

Esta sexta-feira (9) pode ser o "Dia D" para o diretor de Infraestrutura da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Carlos Brito. Segundo fontes do Palácio Paiguás, o presidente Eder Moraes deve oficializar hoje ao governador Silval Barbosa a necessidade de desligamento de Brito da agência.

O fato de Brito contestar a decisão do próprio Silval - avalizada, por sinal, por figura de peso, como o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) -, de implantar o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, gerou toda a polêmica. Brito é um dos indicados da Assembléia que ocupam cargos na agência (o outro é Roberto França, diretor de Comunicação). Apesar disso, com atitudes intempestiva, ele praticamente selou seu destino no cargo. 

JOSÉ RIVA VLT:Depois do VLT, Riva quer Energia Solar em Mato Grosso

Clic para ampliar a foto
Após da defesa  do VLT (veículo Leve sobre Trilhos), polêmico projeto que deve ser implementado em Cuiabá,  o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva   quer  agora inserir  a  Energia Solar em Mato Grosso.
 
Segundo ele, “é preciso que o Estado entre  num processo tecnológico moderno, eficiente e economicamente sustentável”. Por isso o parlamentar solicitou ao Governo do Estado estudos técnicos sobre o assunto.
 
O resultado da pesquisa deverá resultar num projeto de lei que institua a Política Estadual de Incentivo à Energia Solar, dando suporte adequado à instalação e manutenção de usinas e empresas produtoras de equipamentos solares, destinados à produção desse tipo de energia, que é renovável e considerada limpa por não agredir o meio ambiente.
 
Riva destaca que embora seja nova no mercado, a energia solar é uma forte tendência no Brasil, pelo clima tropical, com sol praticamente o ano inteiro, especialmente, em Mato Grosso onde é comum os termômetros marcarem 40 graus. E cita que, mesmo sem a intensidade do clima brasileiro, países europeus e asiáticos já adotaram essa prática. A Alemanha é considerada o país com o mais bem sucedido mecanismo de incentivo às fontes renováveis de energia.
 
“A indicação mostra a necessidade de o Governo enviar ao Poder Legislativo uma mensagem com projeto de lei elaborado por uma comissão especial para instituirmos em Mato Grosso normas que incentivem o uso da energia solar aumentando a sua capacidade de competitividade”, esclarece o presidente.
 
Dessa forma, a iniciativa poderá colocar o estado na vanguarda dessa tecnologia, pois, apesar das vantagens que oferece apenas Fortaleza já investiu nessa área com a implantação da primeira usina de energia solar do Brasil. Além disso, com a instituição de um fundo será possível incentivar o desenvolvimento do consumo e geração de energia solar. Um atrativo a mais para os investidores interessados nesse mercado promissor.

JOSÉ RIVA VLT:Projeto básico do VLT está quase pronto, garante deputado Riva

CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE
Presidente da Assembleia diz que nunca teve dúvidas sobre aprovação do modal de transporte por parte da presidente Dilma Rousseff que, em contrapartida, exigiu a conclusão das obras antes da Copa do Mundo


PAULO COELHO 


Mauricio Barbant
Rpesidente da Assembleia Legislativa aposta que VLT será implantado sem nenhum problema

O projeto básico para a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Grande Cuiabá “está praticamente pronto e acredito que dá perfeitamente de ser entregue dentro do prazo”. Esta é a convicção do deputado José Riva (PP), presidente da Assembleia Legislativa e principal defensor deste modal de transporte coletivo em Mato Grosso.

Em entrevista por telefone ao Hipernotícias, Riva alegou nunca ter tido dúvidas sobre a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff quanto à mudança da proposta do modal de BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT, que conforme anúncio do ministro dos Esportes, Orlando Silva, também deverá ser implantado em Salvador, na Bahia.

O governo de Mato Grosso, pelo calendário de execução das obras para a Copa de 2014, tem, em princípio, até o fim de setembro para apresentar o projeto definitivo do VLT.

“Eu vi o projeto, a projeção sobre desapropriações está bem definida, o que facilita também definir o traçado, agora só não podemos perder mais tempo e começar a trabalhar imediatamente, temos que acreditar”, avaliou o deputado.

Porém, José Riva fez questão de enfatizar que a implantação do VLT em Cuiabá e Váezea Grande “não é somente para a copa do mundo”, mas sim para o futuro de Mato Grosso, que terá esse transporte considero moderno e eficiente por muitas décadas, conforme ele.

“Tempo dá sim, mas não podemos pensar só no Copa e sim numa obra que vai ficar aí por 40, 50 anos beneficiando a população de Cuiabá e Várzea Grande”.

AGECOPA 
O presidente da Assembleia também opinou que o governo do Estado não pode perder tempo resolvendo questões internas como a troca de farpas em público protagonizada na última sexta (2) por Eder Moraes e Carlos Brito, presidente e diretor da Agência, respectivamente.

“Temos que pensar é no coletivo, se tiver que trocar toda a diretoria da Agecopa, que se troque, se tiver que trocar um ou dois dirigentes que se troque também, o que não podemos é correr risco”, completou Riva.

JÁ SABIA

O governador Silval Barbosa (PMDB), em entrevista exclusiva ao Hipernotícias, confirmou por telefone que recebeu a notícia da presidente da república no início desta semana e que desde então tem se preocupado em acelerar as providências para cumprir o prazo.

“A presidente Dilma (Roussef) me ligou na segunda-feira dando a notícia. Agora estamos trabalhando no projeto para entregar no prazo”, confirmou o governador Silval ao Hipernotícias.

Entretanto a autorização do Governo Federal para substituição de BRT para VLT, de acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, estaria condicionada ao compromisso de Mato Grosso e Bahia de concluírem as obras até a Copa do Mundo. Um documento nesse sentido deverá assinado pelos governadores dos dois estados. 

Cidades/Geral MT


Sexta-Feira, 09 de Setembro de 2011


Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2011

DITADURA NÃO VLT:José Riva avisa que na AL não haverá truculência

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), não concorda com a demissão do diretor Carlos Brito da Agecopa e disse que, enquanto ele for presidente, não haverá “truculência” na Assembleia.

A afirmação confronta com a declaração do deputado Romoaldo Júnior (PMDB), líder do governo no Legislativo, de que já teria assinatura de 19 deputados para aprovar a saída de Brito da Agecopa, caso o pedido chegue até o Parlameto.

Para que Brito seja desligado da Agência é preciso a aprovação de 2/3 dos deputados, ou seja, voto de 16 parlamentares. Romoaldo Júnior disse que, caso seja necessário, já tem o apoio da maioria para que a proposição seja colocada em votação. Para ele, Brito confrontou determinações do governo ao criticar o VLT e que por isso não há mais condições do diretor continuar no cargo.

Mais ponderado, o presidente afirma não concordar com a forma como as amarrações estão sendo feitas. “Eu não concordo com essa forma de combinar votos, o governador é que deve resolver isso antes. Enquanto eu for presidente não haverá isso, truculência zero”, disse Riva.

Ele também questionou ontem a discussão entre o presidente de Agecopa, Eder Moraes e Carlos Brito. “Os dois têm culpa. Eles não podiam discutir assim na frente de todo mundo. Eu acho que o governador deve sentar com os dois antes de tomar qualquer medida e antes dos deputados articularem votos para saída de alguém”, disse Riva. 

Politica MT


09/09/2011 | 15h02m

Presidente Marchioro realiza atendimento no escritório da Câmara no distrito de Primavera

Os moradores do distrito de Primavera, distante 35 quilômetros da sede de Sorriso, tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações ao presidente da Câmara de Sorriso, vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), que realizou ontem (08.09) atendimentos no escritório da Câmara instalado no Distrito de Primavera.

Sexta-Feira, 09 de Setembro de 2011


Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2011


Quarta-Feira, 07 de Setembro de 2011


Terça-Feira, 06 de Setembro de 2011


Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2011