Pages

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SORRISO MT:ENQUETE: População vai a escolher o pior Vereador de Sorriso


A População de Sorriso vai poder avaliar a atuação dos vereadores do município de Sorriso, por meio de uma enquete lançada pelo portalwww.todoscontraapedofiliamt.com.br 

A enquete faz à seguinte pergunta: Qual vereador com a pior atuação na Câmara de Sorriso?”. A Enquete está localizada na lateral direita do Portal.
A população de Sorriso vai poder manifestar em relação ao desempenho dos seus vereadores.
Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões de leitores do site www.mt24horasnews.com.br, com a participação espontânea dos internautas. O resultado não tem valor científico. As pessoas que acessar o site poderão deixar a sua opinião.

O atual presidente da casa é o vereador Luiz Fabio Marchioro do PDT. Confira quem são os outros vereadores:
Luís Fábio (PDT)
Jane Delalibera (PR)
Chagas Abrantes (PR)
Leocir Faccio (PDT)
Dr. João Matos (PTB)
Elias Maciel (PSB)
Marcelo Lincoln (PR)
Hilton Polesello (PTB) 
Chacrinha (PR) 
Paulo da Farmácia (PMDB)
Roseane Marques de Amorim (PR)
Vanzella (DEM)
Gerson Luis Frâncio - Jaburu (PSB)
Funções de um Vereador
Dentre as principais funções de um vereador, incluir-se, Legislar sobre interesse local (aprovando e regulamentando as leis municipais), Fiscalizar as contas do Executivo municipal (prefeito e secretários), que podem ser convidados a prestarem esclarecimentos e responder as dúvidas acerca das contas e do dinheiro público.

O vereador também serve de porta voz entre a comunidade e o prefeito, levando os problemas trazidos pela população ao conhecimento do executivo municipal, dentre outras importantes atribuições.

Mural de Recados
A População também pode usar o mural de recados para criticas e sugestões aos nobres vereadores

SORRISO MT:A Câmara Municipal de Sorriso – MT atrapalha ou trabalha pelo município? - Confira a coluna "A Cidade" por João Batista.


A Câmara Municipal de Sorriso atrapalha ou trabalha pelo município?

Que o leitor me desculpe pelo trocadilho, mas com certeza, alguma vez na vida você já comentou ou ouviu de alguém alguma indagação sobre a utilidade da Câmara Municipal. A esmagadora maioria da população desconhece a função do Poder Legislativo e muito menos tem alguma noção da forma de atuação do vereador. Infelizmente, é senso comum se dizer por aí que a Câmara Municipal é um estorvo para a administração municipal já que, além de não fazer nada de concreto, ainda atrapalharia a vida do prefeito. Muita das vezes, esse sentimento é alimentado pelo fato de o munícipe desconhecer o procedimento legislativo, que é pautado pelo respeito à legalidade e transparência e que, para se discutir e deliberar sobre a aprovação ou não de um projeto, existem prazos regulamentares observados dentro do que determina a lei.
Via de regra, como o Executivo tem maior visibilidade, sempre repercute mais na mídia seu ponto de vista, muitas vezes conflitante com o Legislativo. Isso passa o sentimento de que o vereador barra por conta própria o trabalho do prefeito. Provavelmente, é aí que reside um dos principais problemas que depõe contra a imagem da Câmara Municipal. Como o cidadão desconhece as atribuições do órgão, ele não dá valor à atuação do vereador, que é o seu representante direto na administração municipal. Na impossibilidade de o morador comum fiscalizar e opinar diretamente sobre a aplicação dos recursos e implementação das políticas e serviços públicos, no regime democrático ele delega essa tarefa a um representante eleito, que é o vereador. Toda essa situação, que na prática acaba levando a imagem do Legislativo a descrédito, pode ser resumida numa só questão: falta de comunicação.
Desempenho regular
Mesmo não se referindo diretamente ao caso de Sorriso - MT, um indício do que foi citado na nota acima é uma pesquisa divulgada esta semana pelo Portal  “Todos Contra a Pedofilia MT”, em parceria com o site MT 24 Horas News, que avaliou o desempenho dos atuais parlamentares da câmara de Sorriso é “regular”. A sondagem também revelou que a maioria dos entrevistados disseram saber dizer qual o melhor vereador em Sorriso.
Esse é o primeiro levantamento divulgado para Sorriso neste ano. “Por votação, projetos que não chegam ao conhecimento público, falta de divulgação de massa, e em alguns casos projetos sem interesse público levam o munícipe a ter uma imagem negativa ou de não saber avaliar as casas legislativas”, observou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, que é considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT.
Veja a classificação dos vereadores ao final da pesquisa:


1º Luís Fábio (PDT) (32,62%)

2º Jane Delalibera (PR) (17,38%)

3º Chagas Abrantes (PR) (13,18%)

4º Leocir Faccio (PDT) (7,88%)

5º Dr. João Matos (PTB) (7,66%)

6º Elias Maciel (PSB) (7,51%)

7º Marcelo Lincoln (PR) (6,92%)

8º Hilton Polesello (PTB) (3,53%)

9º Chacrinha (PR) (3,31%)

10º Paulo da Farmácia (PMDB) nenhuma porcentagem

11º Roseane Marques de Amorim (PR) nenhuma porcentagem

12º Vanzella (DEM) nenhuma porcentagem

13º Gerson Luis Frâncio - Jaburu (PSB) nenhuma porcentagem


João Batista de Oliveira
Diretor do Portal
Todos Contra a Pedofilia MT

SORRISO MT:Sorriso: Cidade volta a sediar os Jogos Abertos Mato-grossenses





Dep. Roberto Dorner solicita criação de Centros de Educação Tecnológica em Colíder e Sapezal

O deputado federal Roberto Dorner (MT) apresentou duas proposições à Câmara dos Deputados solicitando a construção de Centros ou Institutos Federais de Educação Tecnológica nos municípios de Colíder e Sapezal, em Mato Grosso. Segundo o parlamentar, é necessário tomar as providências necessárias os adolescentes e adultos matogrossenses e dessas regiões possam completar seus estudos básicos e superiores e iniciar ou aprimorar sua formação profissional.

Roberto Dorner explicou que a região norte do Estado ainda não apresenta a cobertura suficiente para o desenvolvimento da educação da população no que diz respeito ao ensino técnico e tecnológico. O estado de Mato Grosso já conta com unidades desses Institutos Federais apenas nos municípios de Cárceres, dois em Cuiabá, São Vicente, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda e Rondonópolis.

“A comunidade mato-grossense, sobretudo a que vive no norte do estado, anseia há muito pela instalação, ali nas suas proximidades, de mais uma unidade educacional da rede federal de educação técnica e tecnológica. Temos de trabalhar para que isso aconteça”, afirmou Roberto Dorner.

Ainda segundo o parlamentar, além de auxiliar na educação e aperfeiçoamento profissional da população da região, as escolas poderão, ainda, oferecer oportunidade de acolhimento aos adolescentes autores de atos infracionais. “Essas escolas se tornarão instrumentos essenciais de efetivação das medidas socioeducativas para este público, com o objetivo de propiciar-lhes o desenvolvimento da capacidade de convívio social”, concluiu o deputado.

SORRISO MT:SORRISO NEWS:Sorriso: Homem apronta “quebradeira” dentro de casa por não aceitar separação






CHICÃO BEDIN:SORRISO MT:Sorriso: Reunião comitê de avaliação PAC será nas primeiras terças-feiras de cada mês


Marcados para acontecerem nas primeiras terças-feiras de cada mês, os encontros do Comitê de Avaliação e Acompanhamento do PAC Sorriso têm o objetivo de integrar a comunidade ao processo proposto pelo programa. O Programa de Aceleração do Crescimento de Sorriso é uma das maiores propostas de desenvolvimento já vistas em Mato Grosso. Com o programa, Sorriso prevê mais de meio bilhão de reais em investimentos no município, compreendendo recursos públicos e parcerias público-privadas.
  
A idéia da criação de um comitê para fiscalizar as ações propostas pelo PAC Sorriso também partiu da Prefeitura de Sorriso, que busca dar o máximo possível de transparência sobre as ações do programa. Tendo isso em vista, ainda na tarde de terça-feira (06), antes mesmo da segunda reunião do comitê, os integrantes do Comitê de Avaliação e Acompanhamento do PAC Sorriso, fizeram um city tour onde puderam verificar in loco a situação de algumas das obras do Programa de Aceleração do Crescimento de Sorriso.
  
Como sequência dos trabalhos do grupo, à noite aconteceu a reunião onde os participantes assistiram à uma apresentação com as principais obras do programa, o investimento de cada ação, imagens atuais das propostas e um percentual de desenvolvimento das obras e programas que fazem parte do PAC Sorriso.
  
“Temos um programa muito importante nas mãos e, como sempre, a Prefeitura quer que a sociedade participe desse processo. Esse comitê reúne representantes da nossa comunidade para uma tarefa muito nobre, que é a de fiscalizar onde a Prefeitura está investindo para melhorar a nossa cidade”, explica o vice-prefeito e coordenador do PAC Sorriso, Wanderley Paulo.

Secretário José Domingos visita o Consórcio Nascentes do Pantanal e distribui insumos e equipamentos para a Agricultura Familiar

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Deputado José Domingos Fraga Filho, visita nesta sexta-feira 09, a região do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal e se reunirá com os 13 prefeitos dos municípios do Consórcio, às 14:00 horas no Parque de Exposição de Mirassol D'oeste.

Na bagagem o Secretário “Zé Domingos” trás para cada um dos municípios o ‘Pacote da Agricultura Familiar’ que trata-se da distribuição de insumos e equipamentos para o fomento da produção agropecuária, como: Sementes de feijão, milho, arroz e hortaliças em geral, botijões de sêmem, alevinos, fosfato, adubo, calcário, mudas de cana forrageira, Mudas de bananas, Manivas de mandiocas e outros insumos, a serem destinados aos pequenos produtores.

A proposta da ação do Governo do Estado é atender as demandas em pequena escala formuladas pelas associações, cooperativas e agricultores familiares com aptidões para realizarem as atividades inseridas dentro das Cadeias Produtivas: Bovinocultura de Leite, Piscicultura, Hortifrutigranjeiro, Apicultura, Heveicultura, Sociobiodiversidade, Ovinocultura, as quais a SEDRAF priorizou no seu fortalecimento nas micro e pequenas propriedades rurais do Estado.

Segundo o Secretário o ‘Pacote da Agricultura Familiar’ é o maior investimento já realizado pela Secretaria voltado aos pequenos produtores. “Os agricultores familiares precisam deste incentivo para produzir mais e melhor. Vamos acompanhar todo o processo, começo, meio e fim. Daremos continuidade à capacitação continuada para fazer com que os pequenos produtores possam industrializar os seus produtos para dar valor a matéria-prima”, destacou otimista Zé Domingos.

Alem da presença dos prefeitos e prefeitas da região, deverão estar presentes, os Deputados Estaduais da região, secretários municipais de agricultura, técnicos da Empaer e dos municípios, associações rurais, sindicatos, agricultores familiares e demais produtores. Após a reuião o Secretário deverá fazer visita aos Stands e aos Expositores da 14ª Expossol.

Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, 13 municípios da região: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

SORRISO NEWS:Sorriso: Motociclista choca-se com veículo em rotatória da cidade





PMDB 'convoca' Baracat a disputar eleições do próximo ano em VG


PMDB 'convoca' Baracat a disputar eleições do próximo ano em VG
O secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat (PMDB), foi sondado pela cúpula peemedebista para disputar as eleições municipais ao cargo de prefeito na cidade de Várzea Grande.

Fontes ligadas ao partido e ao Palácio Paiaguás, afirmam que o que antes eram apenas rumores de intenção, se tornou uma ‘convocação’ para que o secretário dispute o pleito em 2012.

Em princípio Nico teria demonstrado certa ‘resistência’ ao assédio, mas na sequência, segundo as mesmas fontes, cedeu a pressão da sigla.

Nico iniciou sua carreira política em 1989, ao ser eleito vereador pelo município de Várzea Grande, onde ocupou os cargos de presidente da Câmara e presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Em 1995 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para a Legislatura de 1999 a 2002. Na Assembleia Legislativa, ocupou os cargos de presidente da Comissão de Revisão Territorial, e foi membro das Comissões de Constituição e Justiça, Execução Orçamentária, Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social.

Baracat também ocupou o cargo de secretário-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e foi eleito vice-prefeito de Várzea Grande. Depois disso disputou uma eleição contra Murilo Domingos (PR) ao cargo de prefeito, de onde saiu derrotado.

Com essa atitude o PMDB busca fortalecer o partido da cidade industrial e adquirir o comando da mesma. 

SORRISO MT:O vereador mais atuante de Sorriso Luiz Fabio é cogitado para o cargo de vice prefeito

 
O vereador e atual presidente da câmara de  Sorriso, Luis Fabio Marchioro, é um dos nomes cogitados pelo  grupo da  oposição e, vem sendo trabalhado pelo partido  PDT, para uma possível disputa a candidatura de vice-prefeito nas eleições de 2012.
Em entrevista ao MTnoticias.net, Luis Fabio assumiu que seu nome está a disposição do partido. “ O partido no qual eu faço parte com muito orgulho, tem candidatos e,  é uma exigência do nosso presidente estadual, Senador Pedro Taques,  que Sorriso tenha candidatos na eleição do ano que vem e, por isso nós nos colocamos a disposição. Acredito que não há melhores ou piores, apenas estamos colocando nosso nome para avaliação da população, pelo  trabalho que viemos realizando” Disse Luis Fabio.
Luis Fabio aposta na base forte do partido que tem três vereadores, Marchioro, Leocir  e o suplente Bruno Stellato, que segundo o mesmo, todos vem desempenhado um bom trabalho no município como vereador. “ Todos eles estão desempenhando um ótimo trabalho na minha modesta avaliação. Leocir Faccio que é o presidente do partido,  Bruno Stellato que teve quase 900 votos e não entrou pela questão de legenda e a minha pessoa, todos estamos trabalhando para tentar dar o melhor que pudemos na câmara municipal pra deixar essa marca registrada.”  
Quanto ao episódio político figurados por alguns vereadores da câmara, no qual são acusados pelo prefeito de pedir propina em troca de apoio político, tem em seu mandato de presidente o  momento mais delicado. O mesmo tem  lamentado e diz estar tentando apurar da melhor  forma possível o caso. “Tivemos esse problema, onde na nossa gestão explodiu a maior crise política da história do nosso município. Não sei qual a avaliação da população, mas nos podemos dizer com tranqüilidade que  estamos fazendo tudo o que podemos e tudo que a legislação nos permite, para que a população tenha uma resposta por conta disso.”
O presidente da câmara diz estar preparado para assumir um cargo acima de vereador (vice ou prefeito). “Na nossa gestão avançamos muito com os trabalhos do legislativo e isso é nitido, claro e evidente, dando  para a população perceber. Eu não sei o que condiciona  a pessoa a ser candidato a prefeito(...)mas temos  todas as condições sim e estamos preparados e sabemos o que Sorriso precisa hoje, sabemos as articulações necessárias para que o município consiga angariar melhores condições de vida para a população e principalmente por que amamos este município.” Disse Luis Fabio
Nos bastidores do grupo de oposição se cogita o nome de Luis Fabio para candidatura a vice-prefeito, juntamente com o empresário Claudir Bussolaro ou com ex-vice-prefeito Luis Carlos Nardi. São estes os principais nomes que  a oposição  tenta colocar a disposição da população de Sorriso, para enfrentar  a possivel candidatura do atual prefeito Clomir Bedin, que deverá buscar a sua reeleição