Pages

sábado, 3 de setembro de 2011

SORRISO MT:Câmara Municipal de Sorriso aumenta produtividade exemplo para outros municípios, diz ativista




Joâo Batista de OliveiraA produção legislativa da Câmara Municipal de Sorriso vem aumentando neste período legislativo. Foram muitas proposições apresentadas pelos vereadores sorrisense. Entre as proposições apresentadas, foram 76 projetos de lei, 07 projetos de decreto legislativo, 177 requerimentos e 202 indicações. Também foram realizadas varias audiências públicas e sessões solenes.

O presidente da Casa, vereador Luiz Fabio Marchioro se mostrou contente com os números, e agradeceu aos colegas pelo desempenho, que resulta em uma Câmara mais atuante e em melhorias para a população de Sorriso, inclusive da zona rural. “A Câmara Municipal de Sorriso nunca foi tão atuante.

O fato das sessões estarem sendo transmitidas ao vivo pela TV aberta influenciou nesses números, mas acredito que o grande mérito é da maturidade política e do compromisso dos vereadores para com a população de Sorriso, diz João Batista diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.

O presidente Luiz Fabio destacou que foram realizadas audiências públicas para debater problemas de vital importância para a sociedade, como a insegurança, como a geração de emprego e renda através da Estrada. Além “disso, apresentamos indicações, requerimentos e projetos de lei buscando melhorias para a nossa cidade como um todo”, afirmou Luiz Fabio.

movimentocontrapedofiliamt@gmail.com

Luiz Fabio é eleito o vereador mais atuante de Sorriso


Na primeira enquete realizada pelo site MT 24 Horas News, que perguntava ‘Qual é o vereador mais atuante de Sorriso?’, que foi vencida pelo presidente da Câmara Municipal de Sorriso, vereador Luiz Fabio (PDT), que está em seu primeiro mandato como legislador em nosso município.


De acordo com Luiz Fabio o político é um funcionário público como qualquer outro, mas com a diferença de que é escolhido pelo povo e por isso deve fazer jus a esta outorga e trabalhar em prol dos interesses da população. “Quando a população vota, ela deposita sua confiança e dá o aval para que o vereador a represente de forma legal, ou seja, torna-se o seu porta-voz. Desta forma, tenho me portado dentro do legislativo, visando melhorias na qualidade de vida da população sorissense, através de reivindicações, cobrando uma saúde melhor, com mais agilidade e presteza no atendimento”, complementou.


Fazendo jus à sua política de trabalho, que coloca o povo em primeiro lugar, Luiz Fabio afirma veementemente que sempre se posicionou e votou contra projetos que julga duvidosos e não são favoráveis aos interesse da população.


O vereador anteriormente recebeu o reconhecimento do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, como o vereador mais atuante do norte do estado de MT. O portal é dirigido pelo maior expoente na luta contra a pedofilia de MT.


Ao final do bate-papo com a redação do site MT 24 Horas News Luiz Fabio deixou uma mensagem as leitores e eleitores. “Agradeço a todos os leitores do site MT 24 Horas News pelo reconhecimento, pois através do seu voto alcancei o primeiro lugar na pesquisa com 32,62% dos votos. Acredito que o resultado é fruto da postura e posicionamento que eu tenho dentro do legislativo, sendo sempre amigo e aliado do povo”, finalizou.


Veja a classificação dos vereadores ao final da pesquisa:


1º Luís Fábio (PDT) (32,62%)


2º Jane Delalibera (PR) (17,38%)


3º Chagas Abrantes (PR) (13,18%)


4º Leocir Faccio (PDT) (7,88%)


5º Dr. João Matos (PTB) (7,66%)


6º Elias Maciel (PSB) (7,51%)


7º Marcelo Lincoln (PR) (6,92%)


8º Hilton Polesello (PTB) (3,53%)


9º Chacrinha (PR) (3,31%)


10º Paulo da Farmácia (PMDB) nenhuma porcentagem


11º Roseane Marques de Amorim (PR) nenhuma porcentagem


12º Vanzella (DEM) nenhuma porcentagem


13º Gerson Luis Frâncio - Jaburu (PSB) nenhuma porcentagem

SORRISO MT:Pesquisa aponta Jane Delalibera como à segunda vereadora mais atuante


Na primeira enquete realizada pelo site MT 24 Horas News            em parceria com o Portal Todos Contra a Pedofilia MT www.todoscontraapedofiliamt.com.br, que perguntava ‘Qual é o vereador mais atuante de Sorriso?’, a vereadora Jane Delalibera (PR) apareceu em segundo lugar com 17,38%.

Para  vereadora, sem desmerecer os colegas, trata-se de um estímulo a mais para o trabalho público, "espero poder honrar essa confiança", afirmou.

Durante entrevista, a vereadora sorrisense agradeceu a população pelo reconhecimento e afirmou que os números positivos são resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido por ele em diversos setores, especialmente na área social. 

Jane Delalibera lembrou que apesar de seu nome aparecer em segundo lugar, o trabalho dos demais vereadores também merece destaque e reconhecimento e aproveitou a oportunidade para falar de suas mais recentes ações de mandato, que o Portal da Transparência que foi combatido pelo líder do prefeito que não queria a aprovação do projeto.

“Esse é o nosso trabalho, então vamos continuar buscando a cada dia melhores condições de vida aos moradores de nosso município”, finalizou a vereadora.

Veja a classificação dos vereadores ao final da pesquisa:


1º Luís Fábio (PDT) (32,62%)

2º Jane Delalibera (PR) (17,38%)

3º Chagas Abrantes (PR) (13,18%)

4º Leocir Faccio (PDT) (7,88%)

5º Dr. João Matos (PTB) (7,66%)

6º Elias Maciel (PSB) (7,51%)

7º Marcelo Lincoln (PR) (6,92%)

8º Hilton Polesello (PTB) (3,53%)

9º Chacrinha (PR) (3,31%)

10º Paulo da Farmácia (PMDB) nenhuma porcentagem

11º Roseane Marques de Amorim (PR) nenhuma porcentagem

12º Vanzella (DEM) nenhuma porcentagem

13º Gerson Luis Frâncio - Jaburu (PSB) nenhuma porcentagem

CHICÃO BEDIN:SORRISO MT:FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”



  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    Considerando a imensa demanda chinesa por alimentos e o grande potencial agrícola que o Brasil possui, um grupo de investidores chineses estuda a viabilidade para que seja construída uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém, afim de escoar a produção matogrossense pelo Pará, reduzindo custos e ampliando as opções de logística no estado. Além do apoio do Governo do Estado, a idéia também tem a adesão da Prefeitura de Sorriso, que recepcionou uma comitiva formada por representantes do consórcio chinês, secretários estaduais, deputados estaduais e federais e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.
     
    O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, diz que o projeto da Ferrovia Cuiabá – Santarém é uma iniciativa atraente para o desenvolvimento do município: “Há muito se discute a ampliação dos nossos modais de transporte, tanto em hidrovias como a Teles Pires – Tapajós como no que diz respeito às ferrovias... Ter um grupo de investidores visitando Sorriso, ao lado do governador e sua comitiva, é um sinal de que nossos sonhos podem virar realidade, e a gente fica muito feliz em saber que Sorriso faz parte disso. A Prefeitura não mede esforços para que possamos atingir esse desenvolvimento... Hoje organizamos uma recepção, mas o trabalho para que projetos assim possam beneficiar o município não é algo que se faça em apenas um dia. Estamos trabalhando constantemente para que a cidade seja cada vez melhor, cada vez mais, uma terra de oportunidades”.
     
    O encontro entre gestores matogrossenses e representantes do grupo estrangeiro aconteceu nas dependências do Lions Club de Sorriso, onde membros da comitiva falaram sobre a importância do projeto e puderam assistir a um vídeo sobre as potencialidades de Sorriso. Em sua fala, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa lembrou que a Ferronorte está avançando, a Fico (Ferrovia da Integração Centro-Oeste) é uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff e que o estado também fará a sua parte para que a malha ferroviária de Mato Grosso conte também com a ferrovia Cuiabá – Santarém.
     
    A desenvoltura da região para a produção agrícola supreendeu Wang Huaifeng, representante do consórcio chinês. Segundo ele, apesar de o foco da ferrovia ser o escoamento da produção brasileira ao longo do eixo Cuiabá – Santarém e, em seguida, rumo à China, o sentido oposto também é atrativo, já que o país asiático é um grande exportador de tecnologia. Sobre o potencial de retorno para o grupo quanto ao tamanho do investimento, ele lembra um ditado chinês: “Se você quer ser rico, existem dois caminhos, o caminho da rodovia [roadway] ou o caminho da ferrovia [railway]”.
     
    Na comitiva, que segue até Santarém de carro, estão o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o secretários estaduais José Domingos Fraga Filho, Francisco Vuolo, Arnaldo Alves e Pedro Nadaf, os deputados estaduais Ondanir Bortolini, Dilmar Dal’Bosco e Pedro Satélite e os deputados federais Wellington Fagundes e Neri Geller.


  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    *Todo e qualquer conteúdo públicado neste site está à disposição de qualquer profissional ou veículo de imprensa para livre divulgação e uso, desde que resguardadas a integridade do conteúdo, a fonte e a autoria dos textos, fotos e imagens.

    Poderá também gostar de:

    Audiência pública discute segurança na fronteira

    O trafico de drogas na faixa de fronteira, entre Mato Grosso e a Bolívia, é o principal motivo dos altos índices de violência, que atinge a cidade de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá). É o que mostra o resultado de uma audiência pública realiz

    SID CARNEIRO/Secretaria de Comunicação 

    O trafico de drogas na faixa de fronteira, entre Mato Grosso e a Bolívia, é o principal motivo dos altos índices de violência, que atinge a cidade de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá). É o que mostra o resultado de uma audiência pública realizada nessa sexta-feira (2), no município, que traçou o mapa da violência em pelos menos outros 20 municípios, que congregam a região Suldoeste do Estado.

    Demóstenes Milhomem / ALMT
    Audiência Pública para debater a segurança na região de Pontes e Lacerda
    Ao final do evento houve assinatura do Gabinete de Gestão Integrado (GGI), uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para uma ação conjunta no combate à violência na região. O evento foi uma iniciativa do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), que tem promovido os debates sobre a questão em várias cidades de Mato Grosso.
    “Saio daqui com a sensação de que os poderes vão chegar a uma conclusão sobre as questões de segurança em todo o estado de Mato Grosso”, disse Ezequiel Fonseca, ao avaliar o debate ocorrido nas dependências da Câmara de Vereadores do município.
    O deputado firmou o compromisso com as lideranças politicas e agentes da polícia civil de Pontes e Lacerda, que estavam presentes ao evento, de encaminhar as reivindicações da categoria, ao governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), principalmente, no que diz respeito, à greve dos policiais civis de Mato Grosso. A situação no setor tem provocado deficiência no atendimento à população em todo o Estado.
    “Estamos empenhados nessa questão que também faz parte dessas dificuldades de agilidade no combate à violência em todo o Estado”, afirmou Ezequiel.O Comandante do Gefron, Tenente Coronel, Antônio Mário Ibanez Filho, disse que o Estado tem feito investimentos dentro de suas possibilidades na tentativa de reduzir a violência na região.Segundo ele, neste ano, o Governo investiu R$ 14 milhões para aquisição de viaturas com equipamentos tecnológicos atualizados e a possibilidade de mais 10 policiais militares para compor o Gefron na fronteira.
    "Reconhecemos as dificuldades na guerra contra o tráfico e sabemos que ainda falta muito a ser feito”, afirmou Ibanez. De acordo com o tenente coronel, do total de 360 alunos na Academia de Polícia em Cuiabá, pelo menos, 100 devem ser destinados ao policiamento nos municípios que compõem a fronteira. Conforme o chefe de investigação da Policia Civil, Odinei Assunção, somente em Pontes e Lacerda foi constatado a existência de 2.400 usuários de drogas, num universo de 45 mil habitantes, conforme o último senso demográfico do IBGE.
    Odinei Assunção disse ainda, que as consequências do consumo de drogas mostradas na pesquisa, inclui o crescimento de homicídios, roubos a carros e arrombamento às residências e comércio local. Segundo o investigador, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 25 homicídios e 22 roubos de veículos, que são levados para a Bolívia, a 230 quilômetros de Pontes e Lacerda pela MT-473.A estatística da PM local mostra ainda, que do inicio do ano até este mês, 77 arrombamento e furtos a estabelecimentos comerciais e 178 furtos a residências.Odinei Assunção alerta para as dificuldades de combate ao narcotráfico diante das deficiências de equipamentos e de recursos humanos. O investigar afirmou ainda que a Policia Civil de Pontes e Lacerda conta com dois delegados, 18 investigadores, 3 escrivãs, dois veículos Blazer e um Gol Mil. “Mas é necessário a liberação de rastreamento dos celulares dos traficantes e equipamentos mais sofisticados”, disse o investigador.
    O sub-secretário de segurança pública, tenente coronel Wilquerson Felizardo Sandes anunciou investimentos no setor para a região. Segundo ele, a população da região pode fazer denuncias pelo 0800-647-1991, na sede do Gefron, no município de Porto Esperidião. Para o prefeito Milton Miotto (PR), o Estado deve combater as causas sociais que, na avaliação do prefeito são responsáveis pelo aumento da violência no município. Ele afirmou que, tem feito investimentos nas áreas da educação e social com o objetivo de desviar jovens e adultos do mundo do crime. “Esse é um tema que passa pela educação da nossa população.
    "Temos feito investimentos sociais e nas escolas municipais para evitar, que nossas crianças sejam desviadas para o mundo do crime”, afirmou o prefeito.Em pontes e Lacerda, os bairros mais críticos são Altos da Glória e Morada da Serra, onde a população é de baixa renda e alvo dos traficantes e usuários de drogas. De acordo com informações de lideranças comunitárias, a criminalidade tem sido uma preocupação constante da sociedade. Os deputados estaduais Antônio Azambuja (PP) e Nininho (PR), também participaram da audiência pública. Os dois são da mesma opinião de que o Estado deve agilizar ações mais eficazes sobre a redução da criminalidade no Estado.

    Mais informações:
    Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa
    (65) 3313-6310

    JOSÉ RIVA:COPA 2014:Assembleia debate implantação do transporte modal para Cuiabá

    A audiência pública, realizada nessa sexta-feira (2), no Plenário da Assembleia Legislativa, debateu o assunto com a população mato-grossense e autoridades especializadas conhecendo as vantagens e opções existentes no mercado. 

    JOSÉ LUIS LARANJA/Secretaria de Comunicação


    Fablício Rodrigues/ALMT
    Audiência pública com o objetivo de debater o sistema de transporte rápido a ser escolhido para o Planao de Mobilidade Urbana de Cuiabá- BRT/VLT
    A Assembleia Legislativa começou a discutir o meio de transporte que será implantado em Cuiabá nos próximos anos, para desafogar o trânsito caótico da capital. A audiência pública, realizada nessa sexta-feira (2), no Plenário da Assembleia Legislativa, debateu o assunto com a população mato-grossense e autoridades especializadas conhecendo as vantagens e opções existentes no mercado.
    Para isso, o presidente da Assembleia Legislativa e autor do evento, deputado José Riva, convidou especialistas nos modais: VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e BRT (Onibus Articulado) com o objetivo de debater e mostrar os dois lados da proposta e, ainda a mais vantajosa para Cuiabá.
    “Sempre defendi o VLT e vejo muitas vantagens na implantação desse modal, e a audiência pública é para mostrar para a sociedade os dois lados. Todas as propostas serão analisadas e vamos escolher o que será melhor para Cuiabá”, garantiu Riva. “Não se trata de preferência de A ou B, Cuiabá está tendo oportunidade impar, por isso precisamos aproveitar esse momento e definir a melhor solução”, pontuou o presidente da Assembleia.
    O presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos, Otaviano Vieira da Cunha, defendeu a implantação do BRT, por se tratar de um investimento mais barato do que o VLT. “O VLT suporta um fluxo maior de passageiros, mas o BRT se constrói num prazo curto com o tempo de serviço apto para a realização da Copa do Mundo de 2014”, afirmou ele.
    Outro exemplo citado por Vieira é quanto às melhorias que a cidade vai ganhar com a implantação do transporte. Segundo o presidente da Associação, a rede de transporte precisa atender o interesse da população. “A demanda será primordial com o modal, que tem no BRT a solução mais barata, mas o VLT é mais rápido, suporta o fluxo maior de pessoas e tem mais egurança e conforto”, esclareceu ele.
    De acordo com o engenheiro Massimo Giavina Bianchi, a construção do VLT vai proporcionar um avanço no transporte de Cuiabá com maior flexibilidade e rapidez no transito. “A velocidade comercial é muito mais vantajosa e acredito que com 18 meses a empresa entrega o material rodante do VLT”, disse Bianchi.
    Com base em estudos, Riva defende a implantação do VLT para a Capital. Pois, segundo ele, diferente do montante de R$ 1,1 bilhão que se propaga, o VLT o modal é infinitamente mais ágil, moderno, seguro e tem custo de R$ 696 milhões.
    Na ocasião, Massino Bianchi mostrou um perfil dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá, principalmente pela caracterização da oferta de transporte e material rodante. “A decisão política cabe aos governantes escolher o melhor para a população”, revelou ele.
    O coordenador de acessibilidade do CREA-MT, Givaldo Dias Campos se mostrou neutro quanto à escolha do modal para Cuiabá. Ele criticou o atual serviço do transporte cuiabano e lembrou que atualmente não atende as necessidades da categoria. “Apoiamos a proposta que beneficia a classe, pois o projeto precisa funcionar e atender aos interesses da população”, afirmou.


    Mais informações:
    Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa 

    (65) 3313-6310