Pages

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

vereador Luis Marchioro (PDT):Sorriso se mobiliza na ‘luta’ para ter terminal ferroviário


O presidente da Câmara Municipal de município de Sorriso (410 km de Cuiabá) vereador Luis Marchioro (PDT),foi a Brasília, cobrar para que o terminal ferroviário para carga e descarga na Ferrovia Leste-Oeste seja construído naquele município, mais precisamente no Distrito de Primaverinha,o parlamentar esta com um estudo onde mostra que o melhor custo beneficio para a ferrovia é o município de Sorriso. Em Brasília, Luiz Fabio pretende protocolar o documento junto a vários políticos a fim de conseguir unir esforços para rediscutir o traçado e quem sabe trazer para Sorriso.  
O presidente da casas de leis de Sorriso, Luiz Fabio Marchioro, acredita que ainda possa trazer para Sorriso a ferrovia, que num primeiro momento os planos e os estudos apontavam que o terminal de embarque e desembarque seria no município de Sorriso, mais precisamente no distrito de Primaverinha, mas após articulações políticas de lideranças ligadas a Lucas do Rio Verde e alguns fortes empresários ligados ao agronegócio, conseguiram mudar o traçado e o local do terminal de cargas para aquele município. 
“Diante desta mudança sem explicação, sem respeitar os técnicos que vieram aqui analisar por onde era melhor, onde não tinha montanha. Só uma ponto sobre o rio Araguaia onde está este novo traçado vai custar horrores de valores, uma ponte rodo ferroviária. Aqui pelo nosso município estamos levando um documento assinado por varias autoridades, para voltarmos a discutir, por que é aqui que tem o caminho mais viável, é aqui que tem a produção maior e também é o local mais barato para os cofres públicos.”, disse Luiz Fabio.
Como já havia estudos de que o terminal seria em Primaverinha, os sorrisenses “lutam para não perder esta grande conquista”. A construção no distrito, que fica aproximadamente 30 quilômetros da sede de Sorriso, significaria desenvolvimento para o referido local, bem como encurtaria distância para transportar a lavoura sorrisense até os trilhos. Além disso, Primaverinha fica mais ou menos “no meio do caminho” entre Sorriso e Lucas do Rio Verde.
De acordo com o vereador Luis Fabio Marchioro, em todos os contatos eles receberam a mesma informação: o projeto dos técnicos é o terminal passando por Sorriso. “O que nós percebemos é que precisamos levantar lutar para que Sorriso seja respeitado e ao desenrolar dos fatos, vamos ficar vigilante para que a justiça seja feita, ou seja, Sorriso seja contemplado com o seu direito que é ter o terminal em seu território”, declarou Marchioro ao portal Todos Contra a Pedofilia MT onde o mesmo recebeu o reconhecimento como o parlamentar mais atuante do norte de MT.
http://www.diarionews.com.br/exibenoticia.php?id=44917J
oão Batista de Oliveira

Equipes de saúde participam de capacitação sobre aleitamento materno


  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    Profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família nas diversas unidades de saúde em todo o município participaram, na segunda-feira (08/08), de uma série de palestras tendo como tema principal o aleitamento materno.
     
    As vantagens da amamentação no vínculo entre mães e bebês, os riscos da alimentação artificial, os benefícios do aleitamento materno exclusivo, os métodos para produzir e manter a produção de leite materno, e os valores nutritivos do leite de peito estiveram entre os temas abordados na capacitação que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, auxiliares e agentes comunitários de saúde.
     
    A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, através de seu Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O Nasf é um grupo interdisciplinar de apoio às equipes que atuam nos PSFs, e conta com uma nutricionista, uma psicóloga, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga no desenvolvimento e acompanhamento de ações voltadas à saúde das famílias de Sorriso.
     
    A amamentação traz inúmeros benefícios para a saúde tanto da criança quanto das mães. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno faça parte da alimentação da criança, pelo menos até os dois anos de idade. A OMS ainda indica que até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno.

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Unidades de Saúde PSF ganham novos equipamentos


  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso recebeu novos equipamentos para serem usados pelas equipes do Programa de Saúde da Família – PSF.
     
    Entre os equipamentos estão lanternas clínicas, mesa ginecológica, aparelho de profilaxia, estetoscópios, cilindros de oxigênio, detectores de batimentos cardiofetais, balanças e nebulizadores.
     
    Os aparelhos foram adquiridos com recursos federais e estaduais e devem ser utilizados no atendimento aos usuários das Unidades de Saúde da Família em Sorriso.

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Projeto Bairro Cultural terá seletiva da escolha da Musa da Integração


  • Fotos: Dieson Guisolfi
       O projeto Bairro Cultural promovido pela Prefeitura Municipal através do departamento de Cultura vinculado a secretaria de Educação estará nesta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, no bairro Novos Campos e abrangerá ainda os bairros Vila Bela, Industrial II, Nova Prata e Nova Aliança I e II.
       O projeto que está na sua terceira etapa, traz uma novidade: a primeira seletiva da escolha da Musa da Integração 2011, que acontecerá na Praça da Integração no bairro Novos Campos.
       A proposta do Bairro Cultural é que toda a comunidade apresente seus talentos, através de atividades de entretenimento e interação.

       Os eventos serão abrilhantados com apresentações artísticas dos bairros, bem como apresentação da Banpermus – Fanfarra Municipal, Big Band Juvenil, Grupo de Dança ADR CREW, Coral Municipal. Na seqüência, o Grupo de Pagode Samba Maneiro estará fazendo o encerramento da noite cultural.



  • Autor: Amália Fernandes - Decom

    Secretaria Municipal de Educação e Cultura participa da Conapee


  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e das escolas e Cemeis da rede municipal de ensino estão envolvidos, desde ontem (09/08), nas atividades da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee). O encontro reúne educadores e representantes de instituições de ensino públicas e privadas de Sorriso, da educação infantil ao ensino superior, representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de sindicatos que abrangem a classe docente.
     
    O objetivo é discutir as políticas públicas estaduais voltadas à educação. As propostas, elaboradas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) refletem os principais pontos a serem trabalhados no setor até o ano de 2017. As diretrizes apresentadas serão analisadas e discutidas até o dia 26 deste mês entre os participantes, que elegerão um grupo de delegados para representarem Sorriso na conferência regional, prevista para acontecer em Sinop no mês de setembro.
     
    Antes disso, nos dias 15 e 16 deste mês, membros da comunidade escolar promoverão discussões pontuais em cada unidade de ensino, municipal ou estadual, a fim de apurarem as expectativas de cada escola quanto à atuação dos governos na promoção de um sistema de educação cada vez melhor. O desdobramento dessas discussões será apresentado na conferência regional e, posteriormente, na conferência estadual, esta última prevista para acontecer no mês de novembro.
     
    “É importante a participação de Sorriso nesse processo, pois, dessa forma, tanto as nossas necessidades quanto a nossa experiência serão levadas em consideração na elaboração dessas diretrizes. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não medem esforços para que continuemos aprimorando constantemente nossa rede de educação e conferências como essa são etapas importantes nesse processo”, conclui a secretária municipal de Educação e Cultura, Avanice Lourenço Zanatta.

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Licitações para obras do PAC Sorriso tem início hoje


  •  
    A Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria de Administração, informa que se encontra a disposição dos interessados os referidos editais de licitação para:
     - Contratação de Empresa para Execução de Obras para Pavimentação e Sinalização do Aeroporto Municipal;
    - Contratação de Empresa para Execução de Pavimentação na Avenida Blumenau e Rua dos Ipês;
    - Contratação de Empresa para Execução de Obra de Construção da Unidade da POLITEC;
    - Contratação de Empresa para execução de Obra de Construção do CRAS São Domingos;

    De acordo com o secretário Rondinelli Urias, todas as obras que estão sendo licitadas, fazem parte do PAC Sorriso, e seus editais encontram-se devidamente publicados, cumprindo o princípio da publicidade.

    As licitações citadas serão realizadas entre os dias 10 e 18 deste, e as condições estão descritas nos editais. Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Licitação da Prefeitura Municipal de Sorriso.

    O secretário informa, ainda, que todas as sessões são abertas ao público.

  • Autor: Bianca Arruda - DECOM

    Prefeitura repassa verba para Igreja Católica realizar show de encerramento da Semana da Família



  •  
    Esta manhã o prefeito Chicão Bedin assinou um convênio de repasse financeiro à Mitra Diocesana de Sinop, que em Sorriso é representada pela Paróquia São Pedro Apóstolo. O repasse, no valor de R$ 30 mil, visa a realização de uma Missa Show em comemoração a Semana da Família.

             “Essa preocupação da Prefeitura de Sorriso em trabalhar o tema da semana da família em várias esferas e ainda colaborar financeiramente com a igreja é de suma importância. Esse recurso servirá para pagar a infra-estrutura, som, palco, iluminação entre outros gastos. O show marcará o encerramento das ações da Semana da Família”, explica o padre Marciano José.

    De acordo com o padre, a Igreja Católica tradicionalmente realiza a comemoração da Semana da Família, e neste ano, tem a finalidade de abrilhantar ainda mais este importante evento promovendo uma Missa Show com o Padre Joãozinho, no próximo dia 21, na Praça das Fontes, e será aberto à sociedade.

  • Autor: Bianca Arruda -DECOM
    Prefeitura repassa verba para Igreja Católica realizar show de encerramento da Semana da Família
    Prefeitura repassa verba para Igreja Católica realizar show de encerramento da Semana da Família
    *Todo e qualquer conteúdo públicado neste site está à disposição de qualquer profissional ou veículo de imprensa para livre divulgação e uso, desde que resguardadas a integridade do conteúdo, a fonte e a autoria dos textos, fotos e imagens.