Pages

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vice - Presidente da Associação das Primeiras Damas de MT recebeu moção de aplauso




 

Vivyane Bedin tem se destacada como a secretaria mais atuante no enfrentamento aos abusos cometidos contra a população infanto-juvenil.

 

A Secretária de Ação Social  do município de Sorriso, Vivyane  Ceni Bedin,que é vice – presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado de Mato Grosso, nasceu no dia 13 de julho de 1962, em Pato Branco (PR),  mudou –se   para Sorriso  em 1986. È designer , Bacharel em Administração de Empresas pela AIEC- Associação Internacional de Educação Continuada .


Recebeu moção de aplauso do portal Todos Contra a Pedofilia MT, presidida pelo maior expoente da luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira.

 

O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista, destacou o trabalho da secretaria de assistência social de Sorriso no atendimento às mulheres vítimas de violência, que tem sido uma referencia para outros municípios, ele destacou o curso de capacitação que foi realizado pela secretaria com tema: "Políticas Públicas para a Mulher". O curso aconteceu no auditório do Ganha Tempo e envolveu profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Mulher e Casa da Mulher.

 

De acordo com a secretária municipal de ação social, Vivyane Bedin, o objetivo da capacitação referida pelo diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT é fortalecer a rede social que cuida das mulheres vitimizadas de Sorriso. “As mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, seja ela física ou emocional, devem procurar o Centro de Referencia da Mulher, a própria Secretaria de Ação Social, ou o Creas para buscar auxílio. No caso da mulher que sofreu violência física, procure direto a Casa Abrigo da Mulher. O município hoje está preparado para atende-las. Agora temos pessoal capacitado para tal atendimento. Garantimos a assistência para a mulher desde o momento em que ela chega na casa abrigo até o momento em que ela retorna para a sociedade”, explica a secretária.

 

Atuação no Combate a Pedofilia:

 

O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, destacou que a secretaria de assistência social de Sorriso através da secretaria Vivyane  Ceni Bedin desenvolve um relevante trabalho no combate à violência, ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes conscientizando a população sobre este grave problema que atinge milhões de famílias em todo o mundo, prejudicando e traumatizando vidas inocentes.


João Batista destaca, através da moção, a importância que a denúncia tem no enfrentamento aos abusos cometidos contra a população infanto-juvenil. "O portal Todos Contra a Pedofilia MT aplaude de forma especial todos os membros dessa valiosa secretaria, ao tempo em que se coloca a disposição no sentindo de colaborar na intensificação de ações contra a pedofilia em Sorriso", ressalta o diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT.

Para a secretária de Ação Social, Vivyane Bedin, o combate à exploração sexual de criança e do adolescente envolve o trabalho de entidades que devem estar comprometidas com a causa. “A Administração Municipal deve oferecer e esta oferecendo segurança e proteção para as nossas crianças. Temos o dever de trazer de volta o brilho nos olhos dessas crianças que já foram vitimizadas e tentarmos evitar que essa luz se apague nos olhos das nossas crianças”, salientou a secretaria.

 

“Sorriso de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”:

 

A cidade de Sorriso poderá participar de uma ação pioneira no norte de MT no combate à pedofilia. O projeto “Sorriso de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, que é uma iniciativa do maior expoente da luta contra a pedofilia em MT o diretor do portal Todos Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira, vai apresentar a Secretaria Municipal de Assistência Social de Sorriso, no comando da Vivyane Bedin, o diretor destacou que apresentará o projeto a secretaria onde a mesma vai analisar e posteriormente vai nos responder sobre a parceria.

 

É notório que as crianças passam grande parte do dia na escola. Por este motivo os professores são pessoas muito próximas e conhecem bastante o cotidiano dos alunos, percebendo neles mudanças de comportamento, como: nível de socialização, rendimento, estado de humor, etc. Além disso, são detentores de grande confiança por parte de seus alunos e de toda a comunidade. Este fator é preponderante na detecção de possíveis abusos que as crianças estejam sofrendo, principalmente aqueles que se referem à pedofilia.
 Neste sentido, o projeto “Sorriso de Mãos Dadas Contra a Pedofilia” vem de encontro a este potencial inerente ao professor, de ser um dos primeiros participantes da rede social de apoio a ter conhecimento da situação pela qual esteja passando a criança que está sob os seus cuidados.
 Pretende-se com isto oferecer ao professor subsídios que o prepare ao ser surpreendido com a criança vítima da pedofilia, desde a abordagem até o acionamento de todos os membros da rede. O professor, ao perceber mudanças significativas e repentinas, poderá dispor de um preparo e poderá contar com a equipe gestora de sua instituição e, principalmente, do Serviço de Orientação Educacional.

 Além disso, o projeto se propõe a alcançar toda a comunidade escolar através da formação de multiplicadores no próprio contexto o qual a escola está inserida. Assim, cada instituição deverá promover ações internas sobre o tema tais como, palestras, seminários, concursos de cartazes, grupos de teatro entre outras, permitindo que ultrapassem o ambiente escolar e se transformem em ações práticas do meio social, inibindo as práticas de abuso e violência contra a criança.

 Com o lançamento do projeto “Sorriso de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”,Sorriso vai ganhar grande visibilidade e vai gera frutos, com a criação de fóruns de formação para os professores. O interesse pela questão tem tomado em poucos dias uma dimensão surpreendente, motivado pelo discurso do Senador Magno Malta onde destacou que o portal Todos Contra a Pedofilia MT é seu grande aliado na luta contra a pedofilia em MT, principalmente, com o esse projeto pioneiro no norte de Mato Grosso. Além das escolas, outras instituições poderá se manifestar sobre esta ação e ser parceiras no combate à pedofilia. Esta ação vai destacar que a Secretaria Municipal Assistência social de Sorriso no comando da Vivyane Bedin,escolheu o caminho certo para garantir as crianças e adolescentes, que são primeiramente cidadãos, o direito a uma infância saudável, com respeito e dignidade.