Pages

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Secretaria de Educação de VG vai lançar projeto “A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”


Escolas públicas da cidade de Várzea Grande, MT, poderão participar de uma ação pioneira no centro oeste no combate à pedofilia. O projeto “A escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, é uma iniciativa do maior expoente da luta contra a pedofilia em MT o diretor do portal Todos Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira,por meio da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, no comando da professora e ex deputada estadual, Zilda Pereira Leite de Campos, o diretor destacou que apresentou o projeto a secretaria onde a mesma vai analisar e posteriormente vai nos responder sobre a parceria.

É notório que as crianças passam grande parte do dia na escola. Por este motivo os professores são pessoas muito próximas e conhecem bastante o cotidiano dos alunos, percebendo neles mudanças de comportamento, como: nível de socialização, rendimento, estado de humor, etc. Além disso, são detentores de grande confiança por parte de seus alunos e de toda a comunidade. Este fator é preponderante na detecção de possíveis abusos que as crianças estejam sofrendo, principalmente aqueles que se referem à pedofilia.

Neste sentido, o projeto “A escola de mãos dadas contra a pedofilia” vem de encontro a este potencial inerente ao professor, de ser um dos primeiros participantes da rede social de apoio a ter conhecimento da situação pela qual esteja passando a criança que está sob os seus cuidados. Pretende-se com isto oferecer ao professor subsídios que o prepare ao ser surpreendido com a criança vítima da pedofilia, desde a abordagem até o acionamento de todos os membros da rede. O professor, ao perceber mudanças significativas e repentinas, poderá dispor de um preparo e poderá contar com a equipe gestora de sua instituição e, principalmente, do Serviço de Orientação Educacional.

Além disso, o projeto se propõe a alcançar toda a comunidade escolar através da formação de multiplicadores no próprio contexto o qual a escola está inserida. Assim, cada instituição deverá promover ações internas sobre o tema tais como, palestras, seminários, concursos de cartazes, grupos de teatro entre outras, permitindo que ultrapassem o ambiente escolar e se transformem em ações práticas do meio social, inibindo as práticas de abuso e violência contra a criança.

Com o lançamento do projeto “A escola de mãos dadas contra a pedofilia”,a educação de Várzea Grande vai ganhar grande visibilidade e vai gera frutos, com a criação de fóruns de formação para os professores. O interesse pela questão tem tomado em poucos dias uma dimensão surpreendente, motivado pelo discurso do Senador Magno Malta que destacou que o portal Todos Contra a Pedofilia MT é seu grande aliado na luta contra a pedofilia, principalmente, com o esse projeto pioneiro no centro oeste. Além das escolas, outras instituições poderá se manifestar sobre esta ação e ser parceiras das instituições de ensino no combate à pedofilia. Esta ação destaca que a Secretaria Municipal de Várzea Grande no comando da professora Zilda Pereira Leite de Campos escolheu o caminho certo para garantir aos seus alunos, que são primeiramente cidadãos, o direito a uma infância saudável, com respeito e dignidade.
Assessoria de Imprensa