Pages

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Motorista que sujar vias publica poderá ser multado em Várzea Grande


População aprova a ideia
A Câmara de Vereadores de Várzea Grande vai analisar o projeto de lei que prevê a aplicação de multa de até R$ 127 para o motorista que jogar lixo nas ruas da cidade. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV). Denominado "Cidade Limpa", o projeto tem como proposta contribuir com a limpeza pública e o bem-estar da população.

"O lixo é uma preocupação constante. Em dias de chuva, podemos notar que muitas ‘bocas de lobo’ ficam lotadas de lixo, gerando alagamentos, atrapalhando o trânsito e na maioria das vezes, afetando casas", alegou o vereador.

O projeto prevê ainda uma ampla campanha de conscientização pelo município. "Se nós não fizermos nada hoje, daqui a 15 anos teremos o reflexo disso ainda.

 Algo tem de ser feito hoje. O projeto contribui para o meio ambiente, contribui na questão do trânsito, para escoamento das águas nas galerias pluviais.

Adesão 

Além da campanha que será levada para dentro das escolas, o projeto Cidade Limpa pretende estimular a participação de empresários e comerciantes. "O projeto traz em um dos artigos a questão das empresas poderem aderir à idéia, com a instalação de lixeiras em frente ao estabelecimento comercial.
 
Apoio 

Para medir o grau de interesse da população frente ao projeto, a reportagem ouviu dezenas de várzeagrandense que, na grande maioria, afirmaram estar de acordo com a idéia. 

"Acho ótimo a criação de um projeto de lei como este. Assim a população aprenderia a preservar a natureza e o lugar onde vivemos. Por mais que se fale em conscientização, nada funciona quando não mexe no bolso da população", disse a professora Sebastiana. Para o agente de viagens Renato Soares, o projeto será benvindo. "Rua não é lixeiro e infelizmente o brasileiro só toma consciência quando afeta o bolso dele. Ainda acho que o projeto deve se estender aos pedestres" comentou. "Sem dúvida será muito benvindo e espero que realmente seja eficiente e não fique apenas no papel", disse o João Batista, líder comunitário. 

Vereadores de VG discutem catracas em escolas e "papelaria do povo"

Vereadores de VG discutem catracas em escolas e "papelaria do povo" 


Os vereadores de Várzea Grande irão analisar três projetos relativos à educação. A proposta do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV) quer identificar e controlar a freqüência às aulas dos alunos da rede municipal de ensino por meio de catracas eletrônicas. Crachás com fotos de todos os estudantes deverão ser confeccionados, permitindo a entrada e saída dos estudantes.
Outro projeto altera a redação da lei que autoriza a criação da "papelaria do povo" para venda de material escolar a preço de custo para a população de baixa renda. A proposta, do vereador Toninho estabelece que o preço de custo incluirá as despesas administrativas e financeiras geradas com a manutenção da livraria.
Telhas ecológicas
O líder da bancada do (PV) propôs projeto que estabelece que as novas construções de propriedade do Município devem utilizar telhas ecológicas. A proposta também diz que nas construções já prontas a substituição por telhas ecológicas será feita gradualmente.
Disque-saúde
Projeto do Toninho do Gloria, que será votado em primeira discussão, institui o serviço de atendimento telefônico - Disque-Saúde - para atendimento da população. Pela alteração, o serviço telefônico, além de dar informações sobre a existência de vagas e de agendamento de consultas e procedimentos, deverá fornecer os endereços das unidades de saúde e os médicos que atendem na rede.