Pages

terça-feira, 26 de abril de 2011

"3º Seminário de Violência contra a Mulher" tem início nesta terça-feira

"3º Seminário de Violência contra a Mulher" tem início nesta terça-feira
26/04/2011 - 14h40  
Da Redação
A promotora de Justiça do município de Várzea Grande, Sasenazy Soares Rocha Daufenbach apresentará, hoje (26.04), às 21h, a palestra A Lei Maria da Penha: como instrumento de pacificação dos conflitos familiar e social, durante o 3º Seminário de Violência contra a Mulher em Cuiabá. O evento, que é promovido pela Polícia Judiciária Civil, em parceria com a OAB-MT e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, tem como objetivo discutir os direitos da mulher com profissionais que atuam na área. O seminário tem início nesta terça-feira, às 19h, e ocorrerá até o dia 28 (quinta-feira).
A delegada Sílvia Virgínia Biagi Ferrari, diretora metropolitana adjunta e organizadora do evento, destaca que que o seminário visa levar conhecimento a todas as pessoas interessadas no tema que trata a violência contra a mulher. “O que se busca é uma conscientização maior sobre os direitos da mulher como cidadã e a capacitação dos profissionais que lidam com esse assunto”, afirma.
Segundo ela, a discussão é importante para a construção de um caminho de paz. “A família é a maior prejudicada com esse tipo de violência, pois, normalmente os filhos reproduzem a violência em suas relações. A Lei Maria da Penha não protege só a mulher, mas visa a proteção da família", ressalta.
Além de representantes de Mato Grosso, o evento também contará com participantes de outros Estados. Entre as presenças confirmadas, estão duas delegadas da Polícia Civil dos Estados do Ceará e Maranhão.
O "3º Seminário de Violência contra a Mulher em Cuiabá" integra as comemorações de aniversário de 169 anos da Polícia Civil no Estado de Mato Grosso.

Vereador denuncia suposto superfaturamento e cobra investimentos para Cuiabá

Vereador denuncia suposto superfaturamento e cobra investimentos para Cuiabá
26/04/2011 - 15h40  
Da Assessoria
O vereador Tiago Nunes (PSDB) cobrou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/04), na Câmara de Cuiabá, maiores investimentos no município de Cuiabá e denunciou possível superfaturamento em obras públicas. O parlamentar tucano argumentou que o dinheiro público está sendo desviado descaradamente e, por conseqüência, indo pelo ‘ralo’.
“É triste vermos as empresas privadas que ganham as licitações do governo ficando cada vez mais ricas, do dia para a noite, sem honrar o contrato da obra. O pior é que não presenciamos melhora na infra-estrutura da Capital; vivenciamos a cada momento problemas em todos setores, como saúde, segurança, ruas esburacas, entre outros”, reclamou.
Durante a explanação na tribuna, Tiago Nunes mostrou diversos recortes de jornais, com notícias de superfaturamento de obras, em Cuiabá e Mato Grosso. “Diariamente os jornais apresentam notícias de roubo do erário público e nada é feito”, lamentou ele. “Onde vamos parar com essa roubalheira?”, questionou o vereador do PSDB.
Indignado com a situação, Tiago Nunes protestou contra o novo presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Éder Moraes Dias, a quem considera suspeito de participar do suposto desvio, mais de R$ 40 milhões do Estado na compra das 705 máquinas para o programa “Mato Grosso 100% Equipado”.
“Como uma pessoa que está sendo investigada, por superfaturamento milionário, pode ficar à frente de uma das mais importantes missões do Estado; de gerenciar as obras para a Copa do Mundo em Mato Grosso. Será que é por que ele sabe como agenciar melhor as falcatruas?”, detonou Tiago Nunes.
“Temos que agir rapidamente, porque a população precisa ser beneficiada e não os poderosos de plantão”, completou Tiago Nunes.

Plantão de Várzea Grande é transferido para prédio na Filinto Muller

Plantão de Várzea Grande é transferido para prédio na Filinto Muller
26/04/2011 - 15h03  
Da Redação
O plantão da Polícia Civil, instalado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) do Parque do Lago, foi transferido para um novo prédio, na Avenida Filinto Muller, 147, centro de Várzea Grande. O atendimento na nova unidade começa a ser realizado na tarde desta terça-feira (26.04).
As instalações dispõem de melhores condições de trabalho, espaço e está mais centralizada, facilitando o acesso das pessoas. No local, também funcionam a Delegacia Municipal de Várzea Grande e a diretoria metropolitana adjunta, antiga Delegacia Regional.
Provisoriamente para contato, o telefone disponível é o 3682-3563.

Quatro suspeitos de matar Capitão em VG já estão detidos

Quatro suspeitos de matar Capitão em VG já estão detidos
Publicado em :26/04/2011 às 15:29
TAMANHO DA LETRAA A A
Foto: VG Notícias
O Capitão da reserva da Polícia Militar, identificado como Sampaio, foi assassinado ao tentar reagir a um assalto em VG.
 
Por volta de meio dia desta terça-feira (26.04), um capitão da reserva da Polícia Militar, identificado como Sampaio, foi assassinado ao tentar reagir a um assalto no bairro Mapim em Várzea Grande. Ele foi alvejado com um tiro na nuca.
De acordo com informações obtidas na Delegacia de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP), Sampaio foi vítima de uma "saidinha de banco". Ele havia sacado R$ 10 mil na agencia do centro do banco Bradesco e sem perceber que estava sendo seguido, foi rendido por dois assaltantes ao chegar em sua casa. Os bandidos estavam em uma motocicleta.
 
Segundo o Major Valnito, quatro suspeitos foram detidos, um na avenida Júlio Campos, dois no bairro Cidade de Deus e outro no bairro Mapim. “O suspeito detido na Júlio Campos tem fortes indícios de ter participação ou saber alguma coisa. Agora eles estão sendo encaminhados para a criminalística, a fim de fazer o exame de residuografia, para saber se usaram arma de fogo”.
 
O Major informou ainda, que junto aos suspeitos detidos no bairro Cidade de Deus foi apreendida uma motocicleta que havia sido roubada. “O que indica que eles já vinham praticando outros delitos pelo município”. 
 
Mais informações em instantes

por Rojane Marta & Gabriela Galvão/VG Notícias

Taques e Henry voltam a trocar acusações por polêmica da OSS

Taques e Henry voltam a trocar acusações por polêmica da OSS
26/04/2011 - 10h15  
Da Redação
O deputado licenciado e secretário de Saúde, Pedro Henry (PP), e o senador Pedro Taques (PDT) revivem polêmica de troca de acusações via imprensa. Desta vez, o centro da discussão entre ambos é o novo modelo de gerenciamento da Saúde Pública em Mato Grosso, por meio de Organizações Sociais da Saúde (OSS), implantado na gestão de Henry.
Taques, ao se mostrar contrário ao sistema, insinuou suspeitar de corrupção no setor. "Privatizar a Saúde Pública cheira picaretagem", disparou ontem em entrevista a Rádio CBN.
O senador destacou setores básicos, como Saúde, Saneamento Básico, Educação e Segurança, não devem serem terceirizados, como está sendo proposto pelo Estado.
Irritado com as declarações do senador, Pedro Henry rebateu a ideia de privatização da Saúde. Segundo ele, está havendo o processo de parcerias para melhorar e modernizar a gestão na Saúde. "Este senhor está usando os meios de comunicação para distorcer os fatos. O grande picareta desta história chama-se Pedro TAques", assinalou o secretário na Rádio CBN.
Henry disse ainda que Taques faz suas observações de forma irresponsável e anti-democrática. "Ele não respeita o povo que o elegeu. Lamentavelmente, ele fará um mandato do tamanho de sua estatura", disparou.
Em tréplica, Taques voltou a criticar e acusar o secretário, lembrando dos processos que ele responde. "O Pedro Henry era para estar preso", colocou.
Briga Antiga
Esta não é a primeira vez que Henry e Taques trocam acusações pela imprensa. Na pré-campanha eleitoral do ano passado, eles protagonizaram embates via imprensa. Hnery acusou o então candidato a senador a agir nos bastidores do Poder Judiciário Federal para determinar a prisão de políticos na Operação Jurupari.
Na ocasião, Taques negou as acusações e citou o histórico de acusações contra o deputado federal. Ele citou o envolvimento de Hnery nos casos de mensalão e sanguessuga.

Vice-governador pede participação ativa da sociedade para as ações da Copa 2014

Vice-governador pede participação ativa da sociedade para as ações da Copa 2014
26/04/2011 - 11h55  
da Redação
O vice-governador Francisco Daltro participou na manhã desta terça-feira (26.04), no auditório da Promotoria de Justiça do Ministério Público (MPE), de uma audiência pública para debater o legado das obras da Copa de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande. Realizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o evento tem como objetivo acompanhar as iniciativas dos governos Estaduais, Municipais e Federal, além da iniciativa privada, que vão viabilizar a infraestrutura necessária para a realização do mundial de futebol.
A audiência é aberta à toda sociedade e conta com vários painéis que debaterão a realidade do período pré-campeonato, o futuro das cidades sede e outros assuntos relativos às ações de infraestrutura. O ciclo de seminários e audiências será realizado em todas as 12 sedes, para apresentar e discutir os projetos e obras para a Copa. O evento também apresentará aos participantes os resultados das ações de fiscalização realizados pelo Crea.
Durante o evento, Chico Daltro, representando o governador Silval Barbosa, elogiou a iniciativa e destacou a importância do acompanhamento massivo da sociedade em todas as ações de Estado referentes à Copa do Mundo. “Temos uma visão de otimismo e confiança na realização deste evento em Cuiabá. Para o êxito dessa empreitada, precisamos da participação de toda a sociedade, fiscalizando e dando apoio às ações do Governo do Estado. A realização deste evento mostra o comprometimento do Crea e o grau de responsabilidade técnica deste órgão. Mato Grosso vai entrar na história entregando um evento de qualidade em 2014”.
O presidente do Crea de Mato Grosso, Tarcísio Bassan, afirmou que a audiência pública é um instrumento essencial para que a população opine sobre o futuro da cidade. “Precisamos discutir a nossa herança após este evento, o que será deixado para Cuiabá após 2014. Queremos também destacar a importância da participação da sociedade neste processo”, ressaltou.
O presidente do Confe, Marcos Túlio de Melo, falou sobre a importância do evento. “Queremos mobilizar e trazer conhecimento da sociedade a todas as obras realizadas no país. Mais do que isso, queremos discutir a transparência dessas ações”, finalizou.

Silval contesta relatório entregue a Dilma e garante que obras do Verdão estão no prazo

Silval contesta relatório entregue a Dilma e garante que obras do Verdão estão no prazo
26/04/2011 - 12h34  
Da Redação
"Esse é o marco que dá a garantia que as obras da Arena estão dentro do cronograma". A afirmação é do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que acaba de presenciar a colocação das primeiras colunas da superestrutura da Arena Pantanal, o estádio cuiabano que receberá os jogos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
As declarações do governador vão de encontro ao relatório apresentado ontem por ministros a presidente Dilmna Roussef (PT) em reunião na noite de ontem - Veja Aqui. Na ocasião, o Jornal da Band, revelou que os estádios de Cuiabá e São Paulo são os que mais preocupam para a Copa 2014.
Neste momento Silval visita a fábrica de pilares e pré-moldados, situada no canteiro dentro da área da Arena Pantanal. O número de funcionários que trabalha na construção da Arena ultrapassa os 350. O ritmo foi acelerado nos últimos dias aproveitando o início do período de estiagem. Trinta e dois caminhões estão fazendo movimentação de terra e finalizando a terraplenagem.

Aplicação dos recursos do IPTU terá consulta popular em Várzea Grande



       Projeto de lei pretende instituir a participação da população na aplicação dos recursos das receitas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A proposta é do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV) e prevê a consulta popular anual sobre as áreas em que o contribuinte gostaria de ver aplicadas as verbas. A consulta, de acordo com Toninho, poderá ser feita por meio do próprio talão do IPTU, encaminhado anualmente. A segunda opção seria em audiência ou levantamento nas administrações regionais da cidade.  O vereador adiantou que a forma como os contribuintes farão a consulta e os procedimentos para participação serão regulamentados pela prefeitura. 

O projeto de lei de Toninho, “defende o orçamento participativo em toda a sua plenitude, a professora Sebastiana Santos destacou “o alcance democrático da matéria” e ressaltou “a importância das ações democráticas em favor do desenvolvimento da comunidade.” O líder comunitário João Batista destacou “a visão macro do autor sobre as prioridades de cada bairro”. Ele acha que, desta forma, será “mais fácil administrar Várzea Grande que vive um caos”.

       
Democratização

        O principal objetivo, conforme Toninho do Gloria é democratizar a aplicação dos recursos, priorizando as benfeitorias pela necessidade de cada bairro. “Da forma como estamos propondo, o cidadão poderá fazer sua opção direta sobre a benfeitoria que deseja nas áreas da educação, saúde, esporte e lazer, ou outras, garantindo maior abrangência.” 

Governo publica decreto para regularização de glebas no Nortão

Governo publica decreto para regularização de glebas no Nortão
Redação 24 Horas News

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), promoverá a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras públicas inseridas nos perímetros das Glebas Maiká, Cristalino/Divisa e Jarinã 1, 2 e 3, todas localizadas no extremo Norte do Estado. A medida vai trazer mais segurança aos pequenos e médios produtores da região. O decreto 293, de 20 de abril de 2011, com as informações de como os trabalhos serão desenvolvidos, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta terça-feira (26.04).
A Gleba Maiká abrange 1,2 milhão de hectares nos municípios de União do Sul, Peixoto de Azevedo e Marcelândia, onde aproximadamente 800 mil hectares já tiveram ação do Estado, por meio do projeto Varredura. “Foram detectados cerca de 500 mil hectares de área devoluta, que já possuem peças técnicas devidamente reconhecidas pelo Intermat. Diversas áreas já foram vistoriadas e as próximas ações serão a arrecadação e abertura de matrícula em nome do Estado”, explica o presidente do Intermat, Afonso Dalberto.
Na Gleba Cristalino/Divisa, o Intermat já está providenciando o processo licitatório para o georreferenciamento do total do perímetro.“Na Gleba Jarinã, tudo o que o Estado tinha que fazer já foi feito, agora depende apenas e tão somente da vontade e determinação dos atuais ocupantes em buscar o Estado para a regularização fundiária”, orienta o presidente.
Serão regularizadas pelo Estado as ocupações das áreas até o limite de 2.500 hectares. Acima disso, somente com a prévia autorização do Congresso Nacional, conforme os termos do artigo 188 da Constituição Federal, respeitada a fração mínima de parcelamento. Nas ocupações de áreas contínuas de até 100 hectares, a alienação será de forma gratuita e sem licitação. De 100 hectares até 1.500 hectares, a alienação será onerosa e sem licitação. Acima de 1.500 hectares até o limite de 2.500 hectares, a regularização será onerosa mediante processo licitatório, modalidade concorrência pública. O valor atribuído à terra nua obedecerá a pauta aplicada pelo Intermat.
Conforme o decreto, não serão objetos de regularização fundiária as terras indígenas; as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; às que estejam destinadas ou em processo de destinação pela União a projetos de assentamentos; unidades de conservação; às afetadas para uso público comum e especial; e objetos de títulos expedidos pela União e que não tenham sido extintos por descumprimento de cláusula resolutória. O Governo também não promoverá a regularização fundiária nas ocupações que incidam sobre áreas objeto de demanda judicial em que seja parte a União.
Os ocupantes, seu cônjuge ou companheiro, devem preencher requisitos para serem alvos da regularização fundiária. É necessário ser brasileiro nato ou naturalizado; não ser proprietário de imóvel rural em qualquer parte do território nacional; a terra deve estar produzindo algum tipo de cultura; comprovar a ocupação e exploração direta de forma mansa e pacífica por si ou seus antecessores; não ter sido beneficiado por programa de reforma agrária ou de regularização fundiária junto ao Intermat e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Fica vedada ainda a regularização de ocupações em que o ocupante ou seu cônjuge exerçam cargo ou emprego público no Intermat, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Banca do jogo do bicho que funcionava há 25 anos é fechada em Várzea Grande

Banca do jogo do bicho que funcionava há 25 anos é fechada em Várzea Grande 
Redação 24 Horas News

Mais uma banca do jogo do bicho foi desativada pela Polícia Civil. Depois de fechar um ponto de aposta em Cuiabá, policiais do núcleo de inteligência do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) do Coxipó, em continuidade às investigações, chegaram, nesta terça-feira (26.04), até uma lanchonete no centro de Várzea Grande, que realizava a jogatina há mais de duas décadas.
As apostas eram comandadas por L.C.B, de 80 anos, que disse aos policiais atuar no jogo do bicho há pelo menos 25 anos. Ele foi detido junto com o motoqueiro J.L.S., 43, responsável pelo recolhimento das apostas feitas em vários pontos da cidade. Os dois responderam termo circunstanciado de ocorrência (TCO), no Plantão de Várzea Grande. O motoqueiro já foi detido antes pela mesma contravenção em ações da Polícia Civil.
No estabelecimento, os policiais recolheram diversos bilhetes de apostas, 13 talões em branco e uma motocicleta XBR azul, além de R$ 106,00, em espécie, e 38 em moedas, encontrados no bolso da calça do motoqueiro.
Em atendimento a determinação do coordenador do CISC Sul, Pedro Antunes Frederico, investigadores da núcleo de inteligência monitoraram o motoqueiro que acabou os levando até ao bar, onde era mantida a jogatina. Conforme o policial Edson Leite, assim como na apreensão realizada no começo de abril, os bilhetes não continham a marca Colibri e nem a inscrição JAR, mas na casa foi encontrada uma pequena bolsa com o nome Colibri.

Estado pode “bancar” o VLT com renegociação; tese do BRT prossegue

Estado pode “bancar” o VLT com renegociação; tese do BRT prossegue
Edilson Almeida e Valdemir Roberto
Redação 24 Horas News


O diretor de Comunicação da Agencia Executora de Projetos da Copa do Pantanal, Roberto França, confirmou que o Governo de Mato Grosso está decidido a levar adiante o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, como principal obra de mobilidade urbana em Cuiabá para a Copa de 2014. O uso do Bus Rapid Transport deverá ser estudado para ser usados nas chamadas linhas alimentadoras. A decisão sobre o VLT, segundo ele, ficou evidenciado na primeira reunião realizada pelo novo presidente da agência, Eder Moraes, com todos os diretores da autarquia.
França explicou que o Estado deverá “bancar” o restante do dinheiro que falta para o empreendimento. Até aqui, o Governo havia conseguido autorização para financiar até R$ 485 milhões para implantação dos corredores do BRT – que sofreu dura resistência por parte da classe política e também da população, por se constituir em um sistema velho e ultrapassado. França disse em seu programa “Resumo do Dia”, na TV Rondon (Canal 5), que os R$ 800 milhões deverão também ser financiados.
O diretor da Agecopa frisou que essa diferença deverá ser assegurada a partir da renegociação da divida do Estado. Calcula-se que o Governo terá ampliada sua capacidade de endividamento, permitindo, dessa forma, assegurar via operações financeiras junto a Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o dinheiro que falta.
Na quinta-feira, o governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa, juntamente com o deputado José Riva (PP), presidente da Assembléia Legislativa, estarão em Londres, na Inglaterra, e depois em Porto, em Portugal, para conhecer detalhes do VLT. Além disso, se reúnem para discutir com empresários interessados em investirem no empreendimento em troca da concessão de uso.
Apesar de todas as indicações, a Agecopa não arquivou o projeto do BRT como principal sistema de mobilidade urbana. Prova disso é que os estudos para tratar das desapropriações necessárias, em torno de 1.200, deverão começar a ser feitas pelas empresas vencedoras da concorrência pública, na qual serão gastos em torno de R$ 3,5 milhões. Segundo o diretor de Infraestrutura da agência, Carlos Brito, o cronograma de trabalho deve prosseguir para evitar possíveis atrasos. Na hipótese de mudar para o VLT, um novo estudo terá que ser realizado, já que o sistema de trilhos ocupa uma faixa bem menor que do BRT: 7 metros contra 15.

Serys vai ao Oriente Médio para ampliar participação parlamentar na Rio+20

Serys vai ao Oriente Médio para ampliar participação parlamentar na Rio+20
Redação 24 Horas News

A ex-senadora Serys Slhessarenko, articuladora da Conferência Internacional Rio+20 viaja nesta terça-feira, a convite da Autoridade Palestina para uma visita de três dias a Hamallah, capital da Palestina. Ela também era a Jerusalém, Belém e Calquilha. Depois, a autoridade brasileira vai até Israel. “Do sucesso da Rio+20 dependerá a saúde do planeta no próximo decênio”, afirma Serys, cujo trabalho é convencer os países a participarem do evento para que possam firmar acordos de redução de emissão de gases.
 Empenhada na preparação da Rio+20, conferência de suma importância para o meio ambiente  do planeta, já que deve produzir o protocolo que sucederá o de Kyoto, Serys destaca que a participação do maior número possível de países, notadamente daqueles mais resistentes em adotar medidas mais radicais de proteção ambiental é meta a ser obstinadamente perseguida nesta etapa preparatória.
Serys será recepcionada pelo presidente e primeiro ministro da Autoridade Palestina e cumprirá extensa programação. Ela se reúne com o ministro das Cidades e o ministro do Meio Ambiente em visita aos muros e assentamentos. Se reúne ainda com parlamentares palestinos, que deverão estar no Rio de Janeiro em 2012 para o evento mundial.
Em Telaviv, Serys será recepcionada pelo embaixador palestino no Brasil e pelo embaixador brasileiro em Israel. Ali, participa do encontro de parlamentares judeus que lutam pela paz, onde também discutirá as mudanças climáticas e a realização da Rio + 20.
 

Com apoio da Câmara, Prefeitura em MT compra chácara para Multinacional

Com apoio da Câmara, Prefeitura em MT compra chácara para Multinacional 
Redação 24 Horas News

A Prefeitura de Porto Alegre do Norte, na região do Vale do Araguaia, em Mato Grosso, foi autorizada pela Câmara Municipal,  a fazer a aquisição de uma chácara para a instalação da empresa Primavera Máquinas, representante dos tratores e implementos agrícolas da multinacional John Deere. Valor a ser gasto: R$ 125 mil. A propriedade escolhida localiza-se às margens da BR 158.
Em troca, a empresa irá gerar mais de 100 empregos diretos e indiretos e promete  aumentar a arrecadação do município, segundo o presidente do Legislativo, o vereador Joel Gunther. Para ele, comprar uma área para uma multinacional "é muito importante".
O vereador considera que o momento que Porto Alegre do Norte vem passando como fator fundamental para o desembolso. "A instalação de novas empresas na cidade vai aumentar ainda mais o potencial econômico da cidade" - ele diz.
“Já recebemos importantes empresas, e agora está vindo mais, isso é bom para o crescimento do nosso município, que a cada dia que passa está mais próspera”, disse Joel Gunther, feliz com a decisão.
Instalado entre dois grandes rios, Araguaia e Xingu, à margem esquerda do rio Xavantino afluente do rio Araguaia e no fundo, à margem do rio Fontoura afluente do rio Xingu, a cidade a cidade tem 10.754 habitantes, sendo que 5.179 residem na zona urbana e 5.575 pessoas moram na zona rural. A economia se baseia na pecuária, agricultura e comércio.
Os indicadores de Porto Alegre do Norte são mediados. O Índice de Desenvolvimento Humano é de  0,709, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas. A renda per capita da população é de R$ 79.8 mil ano e o PIB per capita de apenas 8 mil.

Urgência e emergência do Pronto Socorro é “depósito nojento” de seres

Urgência e emergência do Pronto Socorro é “depósito nojento” de seres
Thais Tomie e Izabela Andrade
Redação 24 Horas News



Pelo amor de Deus, alguém faça alguma coisa. Entra ano e sai ano, o Pronto Socorro de Cuiabá segue sob o caos e cada vez pior. Considerada principal referência para urgência e emergência do Estado, a unidade  enfrenta problemas que vão desde estrutura inadequada, passando por falta de higiene e até problemas de organização e gestão. Alvo constante de críticas, o PSM mantém suas portas abertas sem nunca recusar pacientes, mesmo não tendo mais espaço para um atendimento de qualidade. E para complicar ainda mais, as chuvas revelam um cenário assombroso.
Um vídeo produzido pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed) traduz com realidade ímpar a situação caótica que vive os pacientes e funcionários do hospital. De acordo com a descrição de um dos cinco vídeos a chuva do último dia 2 de abril inundou os corredores e a “enfermaria mista”, onde homens e mulheres são internados no mesmo ambiente do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.  Um verdadeiro nojo, típico depósito de seres humanos.
A produção do sindicato deixa claro que as reformas não foram suficientes para impedir que água e o esgoto transbordassem exalando mau cheiro dentro do Pronto Socorro. A situação tornou-se ainda mais caótica ao ponto de que os acompanhantes foram obrigados a dividir espaço da maca com os doentes para fugirem da água contaminada.
Conforme consta nas imagens os pacientes relatam que o ralo no meio da enfermaria refluiu material fétido, além do vaso sanitário também ter refluído excrementos humanos e contaminado a água no chão.
“Na borda do vaso se vê muita sujeira e uma barata! Os pacientes se referem a jacaré e lombrigas, mas na verdade querem é dizer que havia fezes boiando na água por debaixo das camas" -  narrou o  profissional da saúde que captou as imagens  e postou na rede social YouTube. Independente de greves, salários e debates institucional,  o cenário do Pronto Socorro é de um local cujas autoridades responsáveis – eleitas e não eleitas -  parecem não terem o mínimo de compaixão com o próximo.
Outra situação preocupante foi flagrada na área de repouso da UTI neonatal, onde uma verdadeira “cachoeira” escorria pela parede da sala correndo para debaixo da cama, também, é possível observar as infiltrações. “Toda vez que chove acontece esses problemas, é difícil trabalhar nessa situação”, reclama uma funcionária.
Na ocasião a diretoria do PSMC tentou minimizar o caos e divulgou esclarecimento sustentando apenas que a sala vermelha do setor de Urgência e Emergência ficou alagada por causa da chuva, mas que nenhum leito foi atingido pela água.  O curioso é que na mesma ala da UTI pediátrica em que houve o desabamento, o Sindmed, constatou no vídeo o vazamento do esgoto pela pia de higienização dos médicos e enfermeiras. O esgoto borbulhava exalando um cheiro forte que preocupou os pais das crianças internadas.
Parece mentira, mas, as imagens catastróficas que refletem o episódio ocorrido no início do mês de abril, não é um fato isolado. Em fevereiro deste ano, parte do teto do prédio recém-reformado do Pronto-Socorro também desabou durante uma forte chuva. Dois ambientes, na recepção e num corredor entre o box de emergência e as salas de cirurgia, o forro despencou.
Nas duas situações em que houve desabamento o atendimento não foi interrompido já que a Defesa Civil apontou que o local não apresentava riscos aos pacientes e funcionários. “É uma calamidade que tem de ser resolvida, não é a primeira vez que acontece e parece que não vai ser a última. Para uma capital que quer ser sede de copa do mundo, a saúde devia ser exemplo de eficácia! Não é isso que vemos por aqui” - finalizou o médico após nove minutos de gravações pelos corredores do Pronto Socorro.
Ano passado o Pronto Socorro passou por oito meses de reforma e custou R$ 6 milhões aos cofres públicos, sendo R$ 3 milhões destinado às obras estruturais e outros R$ 3 milhões, para a aquisição de novos equipamentos.

Veja os vídeos
Pia UTI Pediátrica - Pacientes internados no chão - UTI Neonatal - Repouso da UTI Neonatal
 
Comentários:
Maria - 26/04/2011 13:48:00
Gostaria de perguntar aos Gestores Públicos se eles teriam coragem de levar seus familiares para fazer algum tipo de tratamento no PSM .O que está faltando para Cuiabá e Mato Grosso é a governabilidade! Gostaria ainda de aproveitar para solicitar aos cidadãos postura e participação diante dos acontecimentos sociais e político.
TATIANE PENHA LEITE - 26/04/2011 13:04:00
É uma vergonha isso, bonito por fora e uma humilhação por dentro, Como pode o governo gastar tanto com novos estadios e esquecer da saude publica a qual meu povo pagamos para ter no minimo um atendimento digno o que não ocorre.
adelmo cezar - 26/04/2011 12:09:00
obrigado wilson pela maior reforma da istoria do nosso pronto socorro que nao tem pronto atendimento
Carlinha - 26/04/2011 10:19:00
Sabe qual é a minha vontade neste momento? é de realizar o sonho daquele sr indgnado com a Situação... que pediu para colocar a imagem no site... (soltar uma Bomba no predio, e se possivel com o governador e o prefeito la dentro.)
Maria Teresa - 26/04/2011 08:48:00
Estou morando em Portugal há dois anos e sempre tenho vontade, desejo, desespero de voltar para a minha cidade. Mas quando vejo essas coisas, fico a pensar: vale a pena? Há quanto tempo se fala desse Pronto Socorro? Ninguém tem o mínimo de piedade das pessoas, dos doentes, dos familiares?
Julio - 26/04/2011 08:15:00
Partabens aos site por expor de maneira clara para que todos possam saber como é a vida numa unidade de saúde t~çao importante para os cuiabanos. Que sirva de lição para nós que elegemos. Que sirva para ajudar a criar vergonha aos governantes
Mariana Lia - 26/04/2011 08:14:00
Sabia que era complicado demais, mas não imaginava que chegava a tanto assim. Meu Deus! Que vergonha. É a cidae da Copa? Que a Fifa e nossos possíveis visitantes não assistam a isso.
Maria Aparecida dos Anjos - 26/04/2011 08:13:00
Ninguém faz um filme de terror com cenas tão duras quanto a essas que acabo de ver. Estou com ânsia de vômito
João Antônio - 26/04/2011 08:12:00
C H O C A N T E
Ainda bem que não preciso nunca do Pronto Socorro. Preferia morrer a entrar ali. Deus tenha piedade de todos que precisam porque as autoridades, o prefeito e todos mais parecem não ter
Rodrigo - 26/04/2011 08:03:00
Como podem misturar homens e mulheres em uma mesma enfermaria. Nem em um ambiente de guerra veriamos essas cenas.
Roberto Carlos - 26/04/2011 08:01:00
Depois dessas imagens, nosso glorioso Prefeito se tivesse um pouco de dignidade, renunciaria ao cargo.
Fernanda - 26/04/2011 07:33:00
Sou servidora pública federal da área de segurança e já estive inúmeras vezes escoltando presos no Pronto Socorro de Cuiabá e foi o lugar em que vi as piores cenas da minha vida. Descaso com os pacientes espalhados pelo chão por faltam de macas com locais apropriados para o atendimento aos doentes. Não possui banheiros suficientes, as paredes possuem diversas infiltrações. A frente do hospital ficou boa... mas os pacientes não precisam disso, eles precisam que os representantes tomem uma atitude urgente!!! Da última vez que estive lá, cheguei em casa e pedi a Deus que cuidasse de cada um adqueles enfermos, pq da maneira em que estavam, não suportariam por muito tempo! Uma vergonha!!!!

Capitão da Polícia Militar é morto a tiros durante um assalto em VG

Capitão da Polícia Militar é morto a tiros durante um assalto em VG
Redação 24 Horas News

Violência sem fim. Agora os bandidos não “perdoam” nem mesmo autoridades. O capitão da Polícia Militar, Felino da Costa Sampaio, 50, foi morto a tiros no início da tarde desta terça-feira (26), após sacar a quantia de R$ 10 mil no Banco Bradesco situado na Avenida Couto Magalhães, centro de Várzea Grande (26) . Sampaio foi vítima da prática conhecida como "saidinha de banco".
Segundo informações, os criminosos seguiram o capitão do banco até sua residência na Rua Nova Zelândia, Bairro Imperial.  Ele foi cercado por dois homens que chegaram numa motocicleta preta e também tiveram o apoio de uma pick-up Montana. O militar tentou reagir ao assalto, mas levou um único tiro na nuca.  
Até o momento cinco pessoas foram presas, sendo duas no pátio do supermercado Modelo localizado na Avenida Fernando Correia, portanto um revólver calibre 38. Dois dos envolvidos já foram reconhecidos pela polícia como os autores do crime.
Este foi o assassinato de nº 32 deste mês de abril na Grande Cuiabá. O oficial foi vítima de um latrocínio - roubo seguido de morte. Mais de 150 homens fortemente armados das Polícias Civil e Militar estão à caça dos latrocidas.
(Mais informações em instantes).

VLT é tema de audiência pública em Várzea Grande

VLT é tema de audiência pública em Várzea Grande

     Câmara Municipal de Várzea Grande fará audiência para conhecer o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O evento será na Câmara Municipal de Várzea Grande. O aviso da audiência foi anunciado pelo vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV).

Toninho quer discutir o meio de transporte que mais vantagens vão trazer para a mobilidade da região metropolitana. O parlamentar quer trazer para a audiência publica o especialista da TTrans, Massimo Giavina e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso,deputado José Geraldo Riva, Comissão Especial de Vereadores de Santos(CEV), presidida pelo vereador José Antonio Marques Almeida, o Jama.

“Vamos discutir um assunto que vai mexer com as nossas vidas e com o desenvolvimento da região. É bom lembrar que estamos nessa luta pela implantação do VLT ao lado do deputado José Riva”.
Conforme Riva, até o momento, estudos feitos apontam o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como o mais viável para atender a população. “Sou defensor de um meio de transporte que seja moderno, eficiente e durável para atender bem os usuários”.

Toninho defende o projeto, inclusive em comparação com outro semelhante, o monorail, ou monotrilho. Para ele, o VLT apresenta várias vantagens: além do custo menor, o impacto negativo seria quase nulo.“Não haverá impacto no trânsito local, até mesmo porque o VLT pode se adaptar ao fluxo normal, respeitando os semáforos disse Toninho.

O vereador Toninho do Gloria mostrou preocupado com a questão da desapropriação, e afirmou ter certeza que o VLT trará mais resultados positivos que negativos. “O resultado desse investimento será qualidade de vida. Queremos um transporte moderno, com preço menor e qualidade maior”.

Aplicação dos recursos do IPTU terá consulta popular em Várzea Grande



       Projeto de lei pretende instituir a participação da população na aplicação dos recursos das receitas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A proposta é do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV) e prevê a consulta popular anual sobre as áreas em que o contribuinte gostaria de ver aplicadas as verbas. A consulta, de acordo com Toninho, poderá ser feita por meio do próprio talão do IPTU, encaminhado anualmente. A segunda opção seria em audiência ou levantamento nas administrações regionais da cidade.  O vereador adiantou que a forma como os contribuintes farão a consulta e os procedimentos para participação serão regulamentados pela prefeitura. 

O projeto de lei de Toninho, “defende o orçamento participativo em toda a sua plenitude, a professora Sebastiana Santos destacou “o alcance democrático da matéria” e ressaltou “a importância das ações democráticas em favor do desenvolvimento da comunidade.” O líder comunitário João Batista destacou “a visão macro do autor sobre as prioridades de cada bairro”. Ele acha que, desta forma, será “mais fácil administrar Várzea Grande que vive um caos”.

       
Democratização

        O principal objetivo, conforme Toninho do Gloria é democratizar a aplicação dos recursos, priorizando as benfeitorias pela necessidade de cada bairro. “Da forma como estamos propondo, o cidadão poderá fazer sua opção direta sobre a benfeitoria que deseja nas áreas da educação, saúde, esporte e lazer, ou outras, garantindo maior abrangência.” 

Janete Riva confirma apoio ao site Todos Contra a Pedofilia MT

Janete Riva confirma apoio ao site Todos Contra a Pedofilia MT



Pretendemos que a navegação pelo site “Todos contra a Pedofilia MT” promova e que sejam encontrados desde o conceito de pedofilia até as diversas formas de coibir, denunciar e combater um crime que atinge o que há de mais sagrado no seio de nossas famílias – as crianças, delas arrebatando os sonhos, a ingenuidade e a esperança.

Os organizadores e mantenedores do site colocarão, ainda, todo seu empenho no sentido de trazer, sempre e em tempo real, todas as modificações e conquistas na legislação que favoreçam a que seja debelada, vencida e extinta a criminalidade. Para tanto convidam a todos a participar enviando denúncias de outros sites em cujo conteúdo sejam encontradas imagens de crianças e/ou adolescentes representadas como vítimas de exploração sexual.
Nossa intenção é levar ao maior número possível de usuários da Internet e de toda a sociedade a conscientização sobre a situação imposta pela ação criminosa advinda da prática da pedofilia bem como ajudar nosso público a ter instrumentos corretos para combater e denunciar o ilícito em defesa da criança e do adolescente.


João Batista de Oliveira
Diretor Presidente do
Site Todos Contra a Pedofilia MT
www.todoscontraapedofiliamt.com.br

Della Pasqua tenta reaver multa interposta pelo TCE/MT; Recurso é julgado improcedente

Della Pasqua tenta reaver multa interposta pelo TCE/MT; Recurso é julgado improcedente
Publicado em :26/04/2011 às 08:20
TAMANHO DA LETRAA A A
Foto: VG Notícias
Ex-diretor do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (Previvag), Reinaldo João Della Pasqua.
 
O ex-diretor do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (Previvag), Reinaldo João Della Pasqua, tentou rever a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), em que julgou irregulares suas contas de gestão referente o ano de 2009, além de multá-lo e condená-lo a restituir os cofres. No entanto, seu pedido foi julgado improcedente pelo Pleno do Tribunal.
Em seu pedido, Della Pasqua alegou a existência de novas provas, porém, o conselheiro relator, Antonio Joaquim, entendeu que as novas provas foram produzidas após o julgamento e que o ex-diretor não fez esforços para tentar provar sua inocência. 
 
“Para que o pedido de rescisão fosse julgado procedente seria imprescindível que os documentos protocolados neste Tribunal já existissem antes da decisão proferida pelo Plenário. Eles só não foram anteriormente apresentados porque a parte ignorava a sua existência ou não podia fazer uso oportuno deles por motivos alheios a sua vontade, o que incontestavelmente não é o caso dos autos”, diz trecho da decisão do conselheiro.
 
O ex-diretor questionou e solicitou a rescisão das irregularidades acerca de processos de aposentadoria e pensão concedidos e não encaminhados ao TCE/MT, não recolhimento de contribuição patronal da FUSVAG ao PREVIVAG, não contabilização da contribuição patronal da PREVIVAG, não recolhimento do PASEP, dentre outras.
 
“Para que o pedido de rescisão fosse julgado procedente seria imprescindível que os documentos protocolados neste Tribunal já existissem antes da decisão proferida pelo Plenário, o que não é o caso dos autos, pois foram produzidos posteriormente ao Acórdão. Mantendo-se inalterados os termos da decisão combatida, conforme consta das razões do voto do Conselheiro Relator”, diz trecho do voto do relator.

por Rojane Marta/VG Notícias

Com a saída de Charles Caetano da prefeitura de VG, o vereador Baiano Pereira retorna a Secretaria de Esportes e Lazer

Com a saída de Charles Caetano da prefeitura de VG, o vereador Baiano Pereira retorna a Secretaria de Esportes e Lazer
Publicado em :26/04/2011 às 09:08
TAMANHO DA LETRAA A A
Foto: VG Notícias
Vereador Baiano Pereira retorna a Secretaria de Esportes e Lazer.
 
Depois de pedir exoneração da secretaria de Esportes e Lazer de Várzea Grande e retornar à Câmara de Vereadores no último dia 13, o parlamentar Denivaldo Pereira (DEM), o Baiano Pereira, pediu nova licença por tempo indeterminado na sessão plenária da última segunda-feira (25.04), a fim de retornar à prefeitura.
Revoltado em seu retorno à Casa de Leis, o ex-secretário usou da Tribuna para “soltar o verbo” contra o então secretário de Governo, Charles Caetano (PR). O parlamentar acusou o republicano de estar empregando inúmeros parentes no Paço Couto Magalhães e de ter massacrado o povo. 
 
De acordo com Baiano, Charles foi o motivo para sua renúncia ao cargo de secretário na gestão do então prefeito interino João Madureira (PSC). Em seu lugar foi empossado o vereador Chico Curvo (DEM).
 
Contudo, com a volta de Sebastião dos Reis Gonçalves (PR), o Tião da Zaeli, a chefia do Executivo municipal, Baiano retorna ao staff e Chico Curvo regressa para a Câmara após uma semana na administração.
 
O pedido do vereador Democratas ainda não foi votado pelos parlamentares.

por Gabriela Galvão/VG Notícias

Vereadores de VG agem em “debandada” da Câmara de Vereadores; Quatro parlamentares devem deixar a Casa

Vereadores de VG agem em “debandada” da Câmara de Vereadores; Quatro parlamentares devem deixar a Casa
Publicado em :26/04/2011 às 11:13
TAMANHO DA LETRAA A A
Foto: VG Notícias
Os vereadores de Várzea Grande parecem estar cansados da Casa de Leis ou estão querendo dar espaço para seus suplentes, afinal a “debandada” está grande.
 
Os vereadores de Várzea Grande parecem estar cansados da Casa de Leis ou estão querendo dar espaço para seus suplentes, afinal a “debandada” está grande. Não só o parlamentar Denivaldo Pereira (DEM), o Baiano Pereira, pediu licença na sessão da última segunda-feira (25.04), para reassumir a Secretaria de Esportes e Lazer do município, mas também o vereador Antônio Cardoso (PR).
Com a saída de Baiano Pereira, o espaço continua aberto para o suplente de vereador Edil Moreira (DEM) - que atua no plenário como eleito, sempre com uma vaga remanescente a ser ocupada. Já no lugar de Cardoso – que solicitou licença médica de 30 dias - assume a vereadora Cely Almeida (PR) – que havia deixado a Casa com a volta de Charles Caetano (PR), exonerado da secretaria de Governo.
 
Mas as licenças não devem parar por aí, parece que todos os suplentes terão espaço na Câmara durante essa legislatura. Rumores dão conta de que na sessão plenária da próxima quarta-feira (27.04), o vereador Hilton Gusmão (PV) também deve pedir licença por tempo indeterminado, para assumir a Secretaria de Transportes Urbanos de Várzea Grande (STU), assim como Isabela Guimarães (DEM) pode assumir a chefia da Secretaria de Promoção Social.
 
Isabela nega que o convite tenha sido feito diretamente a ela, mas segundo o vereador do PV, Toninho do Glória está praticamente tudo acertado para que a parlamentar assuma a pasta. Contudo, mesmo depois da informação, a vereadora reagiu com certo desdém quando indagada sobre o convite pela reportagem do VG Notícias. “Se eu for convidada ainda não sei se vou aceitar”.
 
Caso os vereadores realmente solicitem as licenças, no lugar de Gusmão assume o suplente Alcides Delgado e de Isabela Guimarães, a suplente Eucaris Terezinha de Arruda (DEM), que ontem já estava na Câmara conversando com parlamentares para fechar o acordo.
 

por Gabriela Galvão/VG Notícias

Toninho do Gloria quer madeiras certificadas em obras públicas




         Um projeto do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV), propõe que sejam utilizadas somente madeiras certificadas na realização de obras públicas na cidade. As madeiras deverão ser provenientes de empresas que possam comprovar a origem dos produtos, através de um plano de manejo aprovado pelos órgãos competentes. Também deverá ser apresentada a nota fiscal e documento de origem florestal.

        “Árvores estão sendo derrubadas de forma devastadora, muitas vezes sob a alegação de que isso é necessário em nome do progresso, mas infelizmente não possuímos uma legislação de compensação”, justificou Toninho.

        É considerada madeira certificada aquela atestada por instituições certificadoras, provenientes de plano de manejo florestal autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

        Segundo o projeto, somente variedades de pinus e eucalipto ficam excluídas da necessidade do certificado, por serem oriundas de plantio.

        Caso a lei seja aprovada, os editais de licitações deverão conter o alerta para o cumprimento dos termos. As placas das obras deverão trazer a informação do nome da empresa fornecedora e do uso da madeira certificada.