Pages

domingo, 24 de abril de 2011

VLT é tema de audiência pública em Várzea Grande

A Câmara Municipal de Várzea Grande fará audiência para conhecer o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O evento será no auditório Júlio Domingos de Campos, na Câmara Municipal de Várzea Grande. O aviso da audiência foi anunciado pelo vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV).

Toninho quer discutir o meio de transporte que mais vantagens vão trazer para a mobilidade da região metropolitana. O parlamentar quer trazer para a audiência publica o especialista da TTrans, Massimo Giavina e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso,deputado José Geraldo Riva, Comissão Especial de Vereadores  de Santos(CEV), presidida pelo vereador José Antonio Marques Almeida, o Jama.


 “Vamos discutir um assunto que vai mexer com as nossas vidas e com o desenvolvimento da região. É bom lembrar que estamos nessa luta pela implantação do VLT ao lado do deputado José Riva”.


 Conforme Riva, até o momento, estudos feitos apontam o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como o mais viável para atender a população. “Sou defensor de um meio de transporte que seja moderno, eficiente e durável para atender bem os usuários”.


Toninho defende o projeto, inclusive em comparação com outro semelhante, o monorail, ou monotrilho. Para ele, o VLT apresenta várias vantagens: além do custo menor, o impacto negativo seria quase nulo.“Não haverá impacto no trânsito local, até mesmo porque o VLT pode se adaptar ao fluxo normal, respeitando os semáforos disse Toninho. 

 

O vereador Toninho do Gloria mostrou preocupado com a questão da desapropriação, e afirmou ter certeza que o VLT trará mais resultados positivos que negativos. “O resultado desse investimento será qualidade de vida. Queremos um transporte moderno, com preço menor e qualidade maior”.

Rumo a 2012, Dilceu assume presidência do DEM em evento na AL

mt24horasnews@gmail.com
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoRDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

SOLENIDADE | 24/04/2011 - 16:00

Rumo a 2012, Dilceu assume presidência do DEM em evento na AL

Andréa Haddad

     O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco assumirá a presidência do diretório estadual do DEM, em solenidade marcada para 20 de agosto, às 9h, na Assembleia. O horário e o local foram confirmados pelo atual presidente Oscar Ribeiro, conselheiro aposentado do TCE. “Conversei pessoalmente com o Riva (presidente da AL) e ele já autorizou o pedido de realização do evento na Casa”.
     Oscar preside o diretório desde 2007. A gestão de três anos terminou em 23 de novembro do ano passado. “Não vou disputar novo mandato porque defendo a renovação”, aponta.
     Ele pretendia deixar o comando da legenda desde o final do ano passado, mas Dilceu, nome de consenso, resistia. O ex-deputado de dois mandatos alega que pretende se dedicar às atividades empresariais antes de assumir. Ele será o responsável pelas articulações do partido com vistas às eleições de 2012 e 2014.
     Dilceu também trabalha na viabilização da candidatura à Prefeitura de Sinop. Nas eleições do ano passado, ele disputou sem sucesso como vice-governador na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos.

RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoRDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

mt24horasnews@gmail.com

Em MT oito deputados vão disputar o cargo de prefeito em 2012

CONJUNTURA
mt24horasnews@gmail.com 
Em MT oito deputados vão disputar o cargo de prefeito em 2012

Parlamentares estaduais se articulam para concorrer às eleições municipais 
 

 Dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso eleitos em 2010, oito deles, correspondente a 33%, podem entrar em uma nova disputa na eleição municipal de 2012. Estes parlamentares querem administrar as cidades de onde emergiram para a política ou estão sendo estimulados por lideranças políticas diante da viabilidade eleitoral.

Com a terceira maior bancada no Legislativo, o PMDB tem três possíveis candidatos a prefeito. Wallace Guimarães, Adalto de Freitas e Nilson Santos procuram se viabilizar para as prefeituras de Várzea Grande, Barra do Garças e Colíder, respectivamente.

A inspiração do PMDB, que elegeu quatro deputados em 2010, ocorre por conta do sucesso nas urnas na eleição municipal de 2008, quando elegeu os prefeitos de Rondonópolis e Sinop, respectivamente, Zé Carlos do Pátio e Juarez Costa.

Com a maior bancada, formada por seis deputados, o PR também tem três nomes à disputa. Os deputados Mauro Savi, Sérgio Ricardo e Wagner Ramos estão de olho nas prefeituras de Sorriso, Cuiabá e Tangará da Serra, respectivamente. Sérgio Ricardo tentou ser prefeito da Capital em 2004, mas não conseguiu se eleger. Porém, de lá para cá, o republicano tem crescido eleitoralmente, além de ter ocupado o cargo de presidente e exerce a função de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Na eleição para deputado no ano passado, Sérgio teve 87.497 votos, sendo que 46.919 foram em Cuiabá. A bancada do PP, composta por cinco deputados, não tem até o momento nenhum parlamentar que cogite entrar na disputa.

Exceto os deputados Walter Rabello e Luizinho Magalhães, os demais integrantes da bancada progressista, José Riva, Ezequiel Fonseca, Airton Português já exerceram o cargo de prefeitos nos seus municípios: Juara, Reserva do Cabaçal e Araputanga, respectivamente.

Rabello já disputou, sem sucesso, a prefeitura de Cuiabá em 2008. Em 2010, o progressista foi o segundo deputado mais votado em Cuiabá com 13.755 votos de um total 18.696 votos. Na eleição anterior para deputado, Rabello teve pouco mais de 70 mil votos.

Já Magalhães renunciou no início deste ano o mandato de vereador em Primavera do Leste para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Apesar de ser suplente, ele tem a garantia do seu partido que ficará na cadeira titular do deputado Antonio Azambuja, secretário de Estado de Esportes. Os progressistas têm acordo para promover rodízio entre os suplentes.

De todos os pré-candidatos, o que se mostra mais empolgado, por enquanto, é o deputado Percival Muniz (PPS) para disputar a prefeitura de Rondonópolis, cidade que já administrou por dois mandatos.

O tucano Guilherme Maluf também quer disputar a prefeitura de Cuiabá, mas já enfrenta dificuldades pelo fato de o seu partido estar desgastado pela gestão Wilson Santos, que deixou a prefeitura no ano passado para disputar o governo do Estado.

Wallace Guimarães também é um dos nomes que desponta para disputar o cargo de prefeito de Várzea Grande. Em pesquisas de intenções de votos, ele aparece entre os primeiros.

Na legislatura passada, além de Juarez e Pátio que foram eleitos, Chico Galindo (PTB) também renunciou ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito do tucano Wilson Santos.

Da últia foi Zé do Pátio, galindo, Juarez Costa
PR, Valter sem sucesso
EMANUEL PINHEIRO
HERMÍNIO BARRETO (J. BARRETO)
ONDANIR BORTOLINI (NININHO)
SEBASTIÃO MACHADO REZENDE
SÉRGIO RICARDO DE ALMEIDA
JEFERSON WAGNER RAMOS

PMDB
JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA FILHO (BAIANO FILHO)
NILSON JOSÉ DOS SANTOS
ROMOALDO ALOISIO BORACZYNSKI JÚNIOR
WALACE SANTOS GUIMARÃES (DR. WALACE)
ADALTO DE FREITAS Filho

PP
AIRTON RONDINA LUIZ (AIRTON PORTUGUÊS)
EZEQUIEL ÂNGELO FONSECA
JOSÉ GERALDO RIVA
LUIZ CARLOS MAGALHÃES SILVA (LUIZINHO MAGALHÃES)
WALTER MACHADO RABELLO JÚNIOR

DEM
DILMAR DAL BOSCO
GILMAR Donizeti FABRIS

PDT
JOSÉ ANTÔNIO GONÇALVES VIANA (ZÉCA VIANA)

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA - PPS

PERCIVAL SANTOS MUNIZ
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB

LUCIANE BORBA AZÓIA BEZERRA
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB

GUILHERME ANTÔNIO MALUF
PARTIDOS DO TRABALHADORES - PT

ADEMIR ANTÔNIO BRUNETTO
PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB

LUIZ MARINHO DE SOUZA BOTELHO
 

 
Fonte: NOELMA OLIVEIRA

mt24horasnews@gmail.com

Savi retorna à AL nesta semana

mt24horasnews@gmail.com

POLÍTICA
 
Savi retorna à AL nesta semana

O deputado estadual licenciado, Mauro Savi (PR), volta até o final desta semana para a Assembleia Legislativa
  

  Não se sabe ainda no lugar de quem, mas já adiantou que caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida dar a vaga dos licenciados aos suplentes das coligações e não dos partidos, os parlamentares do PR não entrarão no rodízio para beneficiar o deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB).

A polêmica começou quando a deputada estadual Teté Bezerra (PMDB), saiu de licença para assumir a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur). Em seu lugar, assumiu o segundo suplente da coligação, Emanuel Pinheiro (PR), já que o primeiro, Ondanir Bortolini, o Nininho, tinha assumido no lugar do republicano João Malheiros, que também integra o staff do Estado. Logo em seguida, Freitas conseguiu uma liminar no STF alegando que a vaga pertencia ao primeiro suplente do partido.

“Eu saí de licença por uma questão pessoal de saúde e para cumprir um compromisso de rodízio para a coligação. Achei errado a atitude dele (Adalto de Freitas), mas não vou julgar. Após a decisão do STF, o PR vai se reunir para definir como fica nosso rodízio, do partido, e não da coligação”, afirmou o parlamentar.

Na próxima quarta-feira, o Supremo vai julgar a polêmica em torno dos suplentes de deputado federal e estadual em todo o Brasil. Historicamente, quando um parlamentar sai de licença do cargo, quem assume a cadeira no Legislativo é o primeiro suplente da coligação que o elegeu. Mas, neste ano, alguns ministros do STF passaram a conceder liminares a favor dos suplentes do mesmo partido do parlamentar licenciado, e não da coligação. Entre janeiro e março os ministros passaram a dar liminares contraditórias.

Caso o STF entenda que a vaga é da coligação, até o petista Alexandre César poderá ser beneficiado. Como o deputado João Malheiros e a deputada Teté estão no staff do governador Silval Barbosa (PMDB), César passaria a ser automaticamente o 1º suplente, dependendo apenas de uma licença de algum parlamentar da coligação.

Mas se o Supremo entender que a vaga é do suplente do mesmo partido que o licenciado, se quiser contemplar Pinheiro com uma vaga no Legislativo, um parlamentar do PR terá que se licenciar.

 
Fonte: HUMBERTO FREDERICO
do Diário de Cuiabá



mt24horasnews@gmail.com

Estado aplica 'Pedagogia da Alternância' em Mato Grosso

ENSINO

Estado aplica 'Pedagogia da Alternância' em Mato Grosso

PATRÍCIA NEVES 
Assessoria/Seduc-MT 

“Tudo o que aprendo no curso de Agroecologia em uma semana eu divido na semana seguinte com meus tios e com meus vizinhos”. A afirmação da estudante Bruna Jéssica Campos, 15 anos, é a tradução literal da Pedagogia da Alternância, aplicada no currículo da Educação em Mato Grosso. Alternância significa o processo de ensino-aprendizagem que acontece em espaços e territórios diferenciados e alternados. O primeiro é o espaço familiar e a comunidade de origem. Em segundo, a escola onde o educando partilha os diversos saberes que possui com os outros atores e reflete sobre eles em base científica.

Jéssica é um dos 66 estudantes matriculados no curso de Técnica em Agroecologia desenvolvido pela Escola Estadual de Terra Nova do Norte, instalada a 55 quilômetros da sede do município. As atividades são realizadas por duas turmas, de 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado Profissionalizante. A Escola Estadual conta com equipe de cinco professores (sendo um deles um engenheiro agrônomo), além dos profissionais da gestão administrativa. No total, a Escola atende a 11 comunidades rurais distintas, sendo que algumas estão situadas a até 70 quilômetros da sede da escola.

Para Bruna Jéssica, uma escola que tem como doutrina a valorização dos saberes da terra propicia que o trabalho de sua família, da comunidade onde mora (9ª Agrovila de Palmeiras, a 15km da escola), seja aperfeiçoado diariamente. “Antes eu fazia um curso normal, mas confesso que este é bem mais atrativo. Eu vejo, eu sei como fazer e onde aplicar o que aprendo”, avalia. Ela ainda pontua “aqui eu posso trocar experiência com meus colegas, porque temos um mesmo interesse. Não pretendo deixar o local onde moro. Tenho perspectivas de melhorá-lo”.

No currículo do Curso Técnico de Agroecologia constam atividades do currículo integrado a Base Nacional Comum (4 horas diárias), além das disciplinas técnicas, e as práticas desportivas e de lazer. A semana de inserção na unidade é muito rica e as atividades são desenvolvidas das 6h às 22h. Os alunos desenvolvem ainda atividades de estudo individualizado, monitorado, e em grupos, além de possuírem tarefas junto a organização do ambiente em que residem, já que passam uma semana em regime de internato na escola e a outra semana em casa, aplicando na prática o conteúdo debatido na unidade escolar.

O diretor da Escola, Valter Kum, explica que a proposta para 2012 - além da expansão do número de salas de aula -, é fazer o monitoramento do trabalho dos alunos in loco, visitando as comunidades atendidas pela escola. Ele explica que a Pedagogia da Alternância é uma das estratégia empregadas para valorização da agricultura e, consequente, redução do êxodo rural. O processo é desenvolvido em parceria com as cooperativas que atendem as comunidades e assentamentos. “Nosso trabalho é focado em preparar para o gerenciamento, organização da propriedade, agregando conhecimentos técnicos e científicos que vão melhorar a produção e ainda gerar a diversificação das culturas, claro, agregando o respeito à questão ecológica”, sintetiza.

Ele ainda explica que a comunidade fez uma doação de uma área de 17 hectares para produção do conhecimento na prática. Usando uma horta em forma de mandala, os alunos aprendem a melhor empregar o espaço e a diversificação de culturas. “Na área central temos a criação de galinhas, para a produção de ovos, nos primeiros anéis temos as plantações de hortaliças e depois as leguminosas.”Nosso foco não é a produção e, sim, a diversidade de conhecimento para que possam reproduzir no sítio, na comunidade onde vivem”. O que é produzido é consumido, em grande maioria pela unidade, o que é excedente termina sendo comercializado em uma pequena feira.

Em Mato Grosso cabe à Gerência da Educação no Campo, ligada à Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) planejar, organizar, subsidiar e acompanhar as atividades desenvolvidas.

  
 
  Leia mais sobre este assunto:
»Escola Nova Chance expande atendimento no Estado
»Campanha da Voz 2011 foca as escolas de Mato Grosso
»Educadores conhecem Campanha do Trânsito Consciente
»Seminário debate estratégias de prevenção à violencia na escola
»Polícia Militar assina convênio para desenvolver Proerd com Secretaria de Educação de Cuiabá
»Evento dedicado às mulheres do campo será nesta sexta-feira
»Equipe multidisciplinar fortalece atendimento da educação especial
»Unemat recebe do Governo do Estado doação de cerca de 1 milhão para investir em livros
»Educação é tema do ‘Bom Dia Governador’ desta terça-feira
»Procon Estadual forma multiplicadores em educação para o consumo
»Unemat ofertará novo curso de graduação pela Faculdade Indígena Intercultural
»Municípios da Baixada Cuiabana são beneficiados com cursos na área ambiental
»Obras beneficiam 69 escolas indígenas e salas anexas
»Parceria viabiliza ação na Barra do Aricá e comunidade retira lixo da beira do rio
»Sema e parceiros realizam ação na Barra do Aricá
»Sema promove Mostra de Projetos 2010 em Escola Estadual
»Sema promove capacitação para municípios do Vale do Rio Cuiabá
»Cefapros devem fortalecer Educação Escolar Indígena
»Lançamento da campanha educativa da piracema será nesta sexta-feira
»Sema promove atividades para marcar início da campanha da piracema no estado
»Sema promove trabalho de Educação Ambiental no município de Chapada dos Guimarães
»Portador de Necessidades Especiais tem espaço consolidado na Educação Estadual
»MT Regional promove ‘Capacitação Continuada de Fruticultura’ em Cáceres e Campo Verde
»Sorriso irá realizar ‘Dia de Campo de Hortifruticultura’ no próximo sábado
»Curso de formação de gestores e multiplicadores em Educação Ambiental é realizado em Rosário Oeste
»Sema realiza trabalho de Educação Ambiental Sustentável em 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá
»Sema capacita gestores e multiplicadores em Educação Ambiental
»Poconé reúne técnicos e a comunidade em seminário para discutir temas ligados ao meio ambiente
»Pesquisa irá avaliar uso de internet nas escolas
»Capacitação na Seduc viabiliza investimentos nas escolas
»Escola de Mato Grosso é destaque em Prêmio da Fundação Ayrton Senna
»Projeto dos Cefapros será modelo para o país
»Guia de Campo caracteriza flora mato-grossense
»Comissão organiza o III Encontro de Conselheiros de Educação
»Sema lança Guia de Campo para identificação de tipologias vegetais de Mato Grosso
»Governo de Mato Grosso investe em melhorias nas escolas estaduais
»Premiação nacional é voltada para educação inclusiva
»Seduc publica portaria de designação dos novos diretores escolares
»Ouvidoria da MT Fomento segue regras do Banco Central
»Forum debate Educação Ambiental em Cuiabá
»Técnicos discutem a partir de hoje propostas para o Programa de Educação Ambiental
»Confira a programação de debates da 1ª Conae-MT
»Escola estadual em Várzea Grande promove festival de música e desfile nesta terça-feira
»Educação Ambiental promove oficina de Troca de Experiências entre Comunidades Tradicionais
»Portaria altera controle da jornada de trabalho nas escolas
»Escola de Lucas do Rio Verde é finalista do Prêmio Destaque Brasil
»Prêmio 'Professores do Brasil' está com inscrições abertas
»Prêmio 'Construindo uma Nação' tem as inscrições prorrogadas
»Escola Estadual no Maringá I estimula prazer de ler com 2ª Sala de Leitura
»Seduc começa implantar o Diário de Classe Eletrônico
»Programa que garante viagens de alunos aos EUA prorroga inscrições
»Estão abertas inscrições para Plano Nacional de Formação
»Denatran define diretrizes de educação para o trânsito
»Governo aprova sistema que integra agricultura e pecuária em Nortelândia
»São Felix inicia etapa intermunicipal da 1ª Conae
»Conferência Indígena: MEC esclarece objetivos do plano de ação territorialidade
»Governo do Estado garante em Lei piso de R$ 1.050,00 à Educação
»Conselho Estadual de Educação aprova nova resolução para credenciamente e autorização de cursos
»Policiais Militares e técnicos ambientais participam de capacitação continuada
»Inaugurado novo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão Especial em Mato Grosso
»Salário dos professores interinos estará disponível na conta a partir da zero hora desta quinta-feira
»ESPECIAL – Escola do campo implanta projetos de estímulo ao estudo e combate à evasão
»Detran realiza etapa do Guardião Estradeiro em Campo Verde
»Currículo e avaliação por competência serão temas de seminário
»Ceprotec participa de eventos científicos de Educação Profissional e Tecnológica em Cáceres
»Campanha de educação no trânsito de MT atinge município de Goiás
»Parceria com Correios proporciona estágio para alunos do Ensino Médio

  Confira também nesta seção:
Domingo, 24 de abril de 2011
14h49»Seduc fortalece a execução das obras escolares
09h48»Projeto atrativos amplia matrículas na Escola Filogônio Corrêa
Sexta, 22 de abril de 2011
09h36»Programa Mais Educação é ampliado em MT
Quarta, 20 de abril de 2011
11h24»Unemat depende de estudo de viabilidade para discutir implantação de curso de Medicina
Terça, 19 de abril de 2011
17h46»Inscrições do Vestibular da Unemat e CFO poderão ser pagas até segunda-feira
16h40»Produtores de alface em Cáceres conhecem pesquisas sobre cultivares
16h28»Inscrições para cursos da Secitec em Lucas do Rio Verde encerram nesta quarta-feira
15h42»Encerram nesta quarta-feira as inscrições para o processo seletivo da Secitec em Diamantino
Segunda, 18 de abril de 2011
16h05»Unemat divulga nesta segunda-feira resultado dos recursos de isenção de taxas do vestibular e CFO
10h29»Casies abre inscrições para Prolibras em Cuiabá
Sexta, 15 de abril de 2011
18h26»Deputado visita Unemat e convida reitor para audiência na Assembléia Legislativa
11h24»Concorrência em processo seletivo de Sinop chega a 13 candidatos por vaga
10h17»Unemat realiza Simpósio de Leitura e Literatura em Alto Araguaia
Quinta, 14 de abril de 2011
10h42»Mestrado em Linguística lança revista Traços de Linguagem
Quarta, 13 de abril de 2011
15h53»Secitec oferece em Lucas do Rio Verde cinco cursos profissionalizantes gratuitos
15h24»Universidades estaduais e municipais querem tratamento igualitário do Governo Federal
Terça, 12 de abril de 2011
12h06»Unemat e Estadual de Ponta Grossa firmam parceria para melhorar Ensino à Distância
09h35»Secitec oferta 120 vagas para três cursos técnicos em Diamantino
Segunda, 11 de abril de 2011
15h58»Campanha da Voz será lançada nesta sexta-feira
12h01»Ceja apresenta práticas bem sucedidas em MT